Rei Lear William Shakespeare

Resenhas -

Cristiane 13/03/2023

Releitura!
Li esse livro por "obrigação" no ensino médio para uma aula de literatura. Naquela época eu já havia gostado da obra, mas o medo de não entender a história naquela época me impediram de aproveitar a leitura, e compreendo isso hoje.
Relendo sem nenhuma obrigação, pude desfrutar melhor da história, conhecer melhor os personagens, simpatizar com uns e odiar outros... enfim, experiência de leitura completa.
Shakespeare era muito dramático e exagerado, e eu me divirto muito com isso, Hahahah.
As características de cada personagem chama a atenção e nos fazem refletir sobre esses comportamentos vistos ao nosso redor.
A manipulação do poder e do dinheiro, bem como a ânsia por possuí-lo é marca registrada dessa obra.
As tragédias estão presentes, como toda obra do autor, porém não deixa de ser uma Leitura prazerosa.
Recomendo!

@limakarla 23/04/2023

Não posso dizer que foi uma leitura que amei ou odiei, só fiquei contente de finalmente ler alguma peça completa do Shakespeare! É meio difícil em algumas passagens, pra mim não tem um fluxo tão agradável assim, mas ainda é impressionante para o período em que essa peça foi escrita.

Ariel.SimAes 02/11/2021

Um excelente olhar sobre o poder medieval
Acredito que mostrar a decadência de um homem poderoso tenha sido o principal motivo dessa obra. Existe um tom de alerta para a sociedade da época, de que os poderes reais são apenas simbólicos, o poder de fato está na posse da terra. Lear quando se desfaz de suas posses pensa em continuar usufruindo dos benefícios do cargo, sem nenhuma responsabilidade. Suas filhas o trazem para a realidade da sociedade medieval. O sub enredo de Edmund e Edgar é ótimo também, diferente das filhas de Lear, apresenta o sacrifício e amor pelo pai que Edgar mostra.
almeidalewis 03/11/2021minha estante
Gostei ?

Maria Eduarda Martins 12/01/2022

Rei Lear
A ideia de ler "Rei Lear" adveio de uma proposta de pesquisa científica que tenho pensado nos últimos tempos.

A escrita de Shakespeare e sua compreensão sobre o ser humano me encantam profundamente.

A obra é uma tragédia bem orquestrada, triste e dolorosa, na qual o personagem principal é movido por aparências, rejeitando verdadeiros sentimentos. Em paralelo, corre a história da família Gloucester, que, ao final, através de Edgar, concede certo alívio a uma narrativa com fins tão penosos.

Finalizo a leitura desta produção com um "gostinho de quero mais", porque realmente gostei e consumiria mais sobre. Existe algo que dialoga com quem eu me tornei ?

Nanda Lima 08/04/2022

No divã
Rei Lear é uma tragédia com fundo histórico (a lenda de King Liar), que antecipa alguns importantes insights psicanalíticos através dos conflitos parentes dos personagens.

Leitura deliciosa, fluida, divertida e engraçada em vários momentos, e em outros um mergulho dentro de nossa própria psique. Descobri que ler Shakespeare é deitar no divã.

Os textos de apoio da edição Penguin foram imprescindíveis para um profundo entendimento da obra.

lucasgsan 19/07/2023

Minha primeira experiência lendo Shakespeare e curti muito até. Confesso que a linguagem me incomodou um pouco e tive algumas dificuldades, mas tirando isso foi uma leitura boa.

A peça gira em torno de Lear, rei que está dividindo seu reino entre suas três filhas: Regan, Goneril e Cordélia. Ele pede para as filhas discursarem para ele juras de amor. As duas primeiras se aproveitam da situação e bajulam o pai a fim de conseguir riquezas. Por outro lado, Cordélia é sincera e diz que simples palavras não quantificam o amor dela. Insatisfeito, Lear trata de deserdar a filha mais nova. É a partir daí que começa sua derrocada. O rei vai ficando cada vez mais louco ao longo da peça.

É legal que o personagem Bobo acaba sendo a voz da consciência em contraponto ao rei doido. Uma cena marcante é o Bobo entregando seu chapéu ao Lear e dizendo que ele fez de suas filhas mães e agora irá pagar o preço por suas escolhas.

Paralelo a isso ainda temos a história de Gloucester, Edgar e Edmund. Um duelo entre um filho bastando que quer a todo custo a herança do pai e pra isso irá passar por cima do irmão.

A relação entre busca por poder em oposição ao amor verdadeiro ditam as relações entre as personagens e Shakespeare consegue ir de uma cena super trágica a uma cena cômica rapidamente. Ele brinca com essa complexidade do ser humano através de um humor inteligente

Recomendo a leitura!!

Daniella.Santos 02/05/2021

Shakespeare se superando
Shakespeare sempre se mostrou a frente do seu tempo, com histórias que abordam o psicológico dos personagens muito antes da psicologia surgir como medicina propriamente dita. O melhor teatro que já li dele até agora e me sinto cada vez mais apaixonada

gi 15/11/2023

Pobi do Rei Lear
Shakespeare tinha uma grande capacidade de ser trágico e cômico ao mesmo tempo. É uma história cheia de reviravoltas e desgraças, mas que sempre tem algo ou alguma conversa que faça você rir alto.
Eu gostaria de ter absorvido mais camadas dessa trama maravilhosa, com certeza vou reler pois merece muito uma leitura prestando atenção em cada detalhe.
Kent tem todo o meu coração, que personagem cativante!!! prestem a atenção em cada palavra desse homem!
E prestem atenção nas minúcias, hipocrisias, dubiedades e personalidades de cada personagem, isso é enriquecedor.
Enfim indico demais a leitura, não falarei muito da trama pois quando menos você souber melhor será, é surpreendente!!

notawant 23/09/2023

Cuidado com os spoilers!
Depois da minha tentativa de ler Shakespeare em inglês arcaico no ensino médio, tive contato com minha primeira tragédia Shakespeariana em que eu não sabia absolutamente nada da história. Como nada é algo muito forte, eu sabia 2 fatos: tinha um rei louco e três filhas.

Resenha: Um rei idoso decide dividir o reino entre as filhas e perde sua sanidade ao longo da tragédia ao se ver traído pelo seu próprio sangue. Em paralelo, o filho bastardo de um conde deseja ascender na sociedade a todo custo.

Sobre a escrita: Não costumo a ler peças e nunca li uma tragédia Shakespeariana por completo, mas me surpreendi muito positivamente com a experiência! Tinha muito receio de ler a obra traduzida por sentir que perderia o significado ou ritmo do texto original, mas não senti esse incômodo e as notas de apoio me ajudaram a entender (apesar dos spoilers). O autor mescla muito bem e torna o texto viciante, algo que realmente me surpreendeu.

Sobre a edição: eu simplesmente me apaixonei pela capa da Penguin, mas tenho duas críticas a respeito dessa edição. 1) não há indicação de notas de tradução no corpo do texto e as notas são repletas de spoilers que podem prejudicar a experiência do leitor (inclusive não li a introdução toda porque tinha spoiler de outras obras de Shakespeare); 2) o formato da edição física é frágil e o fato de não ter orelhas no livro deixa ele meio aberto após a leitura, mas entendo que é uma característica geral dos livros da Penguin no Brasil.

Minha opinião: eu realmente adorei o livro e gostei muita da história que foi contada! Mesmo assim teve momentos que eu senti que foram muito rápidos e tive uma dificuldade de compreender o tempo da peça, sei que deve ser característico do gênero, mas me senti perdida temporalmente. Também percebi que finais trágicos não fazem muito meu estilo, porque eu esperava um final feliz para uma personagem que sofreu a peça inteira. Mesmo assim, recomendo demais a obra e quero ler em breve Hamlet, Macbeth, Othello e Romeu e Julieta!

bianca 12/09/2021

meu primeiro contato com shakespeare
por ser o meu primeiro livro do autor, tive muitas dificuldades durante a leitura.
pretendo ler mais sobre o autor e suas obras e realizar uma releitura de rei lear, antes de escolher outro livro de shakespeare.
mesmo tendo consciência de que não consegui absorver nem 30% do que essa obra pode proporcionar, eu gostei da leitura, a escrita é linda e a genialidade de shakespeare é inquestionável.
o final é difícil, como em qualquer tragédia, e traz uma lição de moral.

Doca 13/04/2022

Ótima edição.
Gostei muito da edição mas recomendo que a introdução só seja lida ao final da leitura. Essa obra trágica oferece uma leitura tranquila e divertida. Acessível para vários tipos de leitores.

Maria 22/11/2023

Rei Lear
Shakespeare é um dos meus escritores favoritos, amo as obras dele. Simplesmente perfeitas. Essa em específico no começo eu tava perdida sem entender mas ao longo da trama eu entendi tudo e achei maravilhoso. Super recomendo

skuser02844 20/01/2024

Gostei, mas achei que ia gostar mais
Um clássico atemporal, que vale muito a pena ser lido. Não dei nota máxima pq tinha acabado de reler Hamlet, que é meu favorito.