Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

carvalho73 26/06/2021

Escrita muito delicada
O modo que Jane explora a psique, a moral e os sentimentos de seus personagens me encanta muito, em especial porque me aventuro pela escrita e sei como é difícil transmitir isso pro leitor com a naturalidade que ela faz. Esse é mais um livro que aprovo e me deixa ansiosa por ler outras histórias dela.
Annyy kelly 11/12/2022minha estante
Tem hot?

carvalho73 11/12/2022minha estante
amg é um livro escrito por uma mulher em 1811... então não mesmo

Annyy kelly 19/12/2022minha estante

Fabi 11/03/2021

É a primeira vez que leio esse tipo de história, onde a própria escrita é mais complicada de compreender do que aquela que temos hoje em dia. Por isso ainda não consigo construir uma ideia se gosto ou não. Mas se eu fosse levar a história para uma escrita mais atual, com certeza eu gostaria muito.
mv 11/03/2021minha estante
O tanto que eu demorei pra acabar esse livro KKKKKK não tá escrito -qqq

Tiina 11/03/2021minha estante
Jane foi uma das primeiras autoras que eu li, até então eu só tinha lido Poe e Agatha. Se tu conseguir mergulhar na leitura desse livro, tu vai entrar num frenesi atrás de mais e mais romances de época kkkkk

Fabi 11/03/2021minha estante
Confesso que também demorei mais do que gostaria hahah

Fabi 11/03/2021minha estante
Quero muito mergulhar nessas histórias!

Tiina 11/03/2021minha estante
Eu sou suspeita, na minha opinião o melhor ainda é " Orgulho e Preconceito" ?

Fabi 11/03/2021minha estante
Assisti Orgulho e Preconceito e me apaixonei, aí resolvi me jogar nos livros

mv 11/03/2021minha estante
Fiquei com vontade de sair da minha zona de conforto, mas fiquei meio assim depois desse livro kkkkk. Tenho orgulho e preconceito aqui (já assisti ao filme de 2005 e eu amo) mas fiquei receosa de arrastar esse livro também... Então vou tentar ler ele mais bem pra frente.

Tiina 11/03/2021minha estante
a leitura de orgulho e preconceito é beeem mais leve e rápida, razão e sensibilidade é bem mais lento mesmo que nem o morro dos ventos uivantes. O livro só falta não acabar.

Fabi 11/03/2021minha estante
Bom saber, assim não vou desanimar kk

mv 11/03/2021minha estante
Obrigada por me tranquilizar. O morro dos ventos uivantes nunca cheguei a ler não. Porém já vi que esse livro divide opiniões.

Tiina 11/03/2021minha estante
Desanima não, vem logo pro fandom dos Bennet&Darcy kkkkkkk

Tiina 11/03/2021minha estante
O livro é bom, mas tem que ter paciência... mas há casos e casos. Tem que ler pra saber ?

Tô indo kkkkkkkk

Joana 17/09/2022minha estante
Super concordo, miga

Estante.dabru 13/09/2022

Razão e sensibilidade
Esse é meu terceiro livro da Jane Austen e é o livro que eu mais me conectei, gostei muito da história e dos personagens. Me emocionei com todos eles e no fim até senti um pouco de pena do ?vilão? da história. Adorei a relação das irmãs e cada reviravolta. O enredo é muito cativante e a leitura é muito agradável. Como já era de se imaginar, não tem nenhuma cena mais quente, com um beijo ou até mesmo um abraço e isso o torna tudo mais interessante.
Elinor e Coronel Brandon eu amo vcs ???

No início me senti um pouco incomodada com o fato de um homem de 36 anos estar interessado em uma mulher de 17 anos, mas acredito que na época em que foi escrito não havia problemas com essa diferença.

Também assisti a adaptação pela primeira vez e me surpreendi com a fidelidade. Alguns detalhes foram alterados, mas não muda o contexto da história. Todos os atores combinaram com seus personagens e não tenho nada de negativo para falar sobre o filme.

E detalhe.. vários atores de Harry Potter estão no elenco. Passei o filme todo igual ao meme do Leonardo Dicaprio ??

Lizandra.Mirelle 25/12/2021

Clássico muito bom
O primeiro livro de Jane Austen como escritora, posso dizer que foi uma introdução bem feita. Apesar do início do livro, eu ficar meio perdida, ao longo dos capítulos fui esclarecendo as ideias a acerca dos personagens e ficando curiosa ao passar das páginas. Elinor e Marianne, me lembram tanto a mim mesma, que as vezes ficava dividida em como eu parecia com alguma. A história dessas suas irmãs, mostra que apesar dos amores, das festas, das amizades e tudo mais, um amor forte como o de irmãos prevalece a tudo. Que mesmo as diferenças, elas se completam e estão sempre ali, pra estender a mão uma a outra. Posso dizer que o final foi surpreende pra mim, não imagina as reviravoltas que teve, mas fico satisfeita como terminou.
Um livro que vale a pena ser lido.

Um livro, uma viagem 28/05/2021

Primeiro livro lido de Jane Austen. Gostei muito da experiência. Ela consegue relatar as personagens com muita sensibilidade.

Maria, lua do Lucy 04/11/2022

Duas irmãs! Duas visões sobre o amor!
(...) A semelhança dos dois em termos de bons principios e bom senso, na disposição e maneira de pensar, provavelmente teria sido suficiente para uni-los na amizade, sem nenhuma atração. Mas eles estavam apaixonados por duas irmãs, e por duas irmãs que se amavam, o que fez esse interesse mútuo inevitável e imediato, sem que fosse necessária a ação do tempo e do julgamento para aproximá-los.

A história se passa mais na visão da Elinor, do que a Marianne sua irmã mais nova. Tenho reparado que a Jane Austen, escolhe mais a visão da irmã sensata, do que a irmã que esperaríamos que fosse o foco dela. Para a primeira publicação dela, da a entender algumas visões no começo da vida dela quando era mais jovem, pegando umas falas da Marianne.

???

Logo no início, conta a situação da família Dashwood, sobre não terem muito dinheiro e passado a propriedade, para o meio irmão, sir John, rapidamente elas ganham uma proposta de morarem em Barton Park, junto com uma casa magnífica.

A narrativa conta o cotidiano daquela cidade, dos habitantes e o que faziam para se divertirem, enquanto as estações passavam. Não achei tedioso, que nem em Emma que se alongava bastante, gostei por ter vários picos, onde uma hora estavamos calmos lendo sobre as festas e encontros uns com os outros nas suas casa, outra hora vinha uma polêmica que abalava a população.

???

Tem mais, mostra as expectativas e visão das duas irmãs tinham sobre o amor. Pensa como na primeira vez que se apaixonaram (não sei se mais alguém se apaixonou) vem em você uma expectativa, incontrolável. Não sabe se o outro pensa em você diariamente, se não está gostando de outro ou se parou de gostar.
Achamos que vamos ser correspondidas pela pessoa amada e que vão começar uma história de amor juntos

?????

Para alguns pode dar certo, para outros pode vim a decepção como a Marianne.
Não se desanimem! O amor vem quando menos espera que venha! Quando for a hora, deixe que entre em suas vidas. Sem medo!
Regis 05/11/2022minha estante
Adorei a resenha, Maria! ? Pretendo reler esse livro só para fazer uma resenha sobre ele.

Maria, lua do Lucy 05/11/2022minha estante
Obg, Regis! Quis seguir uma linha totalmente diferente de outras resenhas que li, estavam muito parecidas. E releia, vou aguardar ansiosa no que vc achou.

day 08/11/2022minha estante
resenha linda!! ???

Maria, lua do Lucy 08/11/2022minha estante
Obg! Quero ler as suas resenhas tbm! Amo seus comentários dos livros!

Regis 08/11/2022minha estante
Logo vou reler, Maria. ?

Mi Rubin 14/01/2021

Primeiro livro de Jane que leio e foi uma boa experiência.
Uma riqueza de detalhes e personagens.

Mas pra mim, faltou uma ligação maior entre as irmãs. A narrativa girou tanto em outros personagens, que a conexão entre elas ficou desejando um pouco mais.

Espero que tenha outras boas experiências com Jane :)
dessasantos25 16/01/2021minha estante
Bom saber! Ainda vou ver os meus da autora que tenho aqui (que são todos ?)

Mi Rubin 16/01/2021minha estante
Tenho esse, Persuasão e Orgulho e Preconceito
Veremos qual gostarei mais ???

bella 16/07/2022

Razão e Sensibilidade
Naturalmente, eu pensava que iria dar uma nota menor pela leitura desse livro ter sido extremamente massante pra mim em alguns momentos. Tinham muitos detalhes confusos e o livro - como sempre - só veio a ficar mais interessante no final, ainda que eu não estivesse me sentindo atraída o suficiente para ler tudo sem parar. Por outro lado, a Jane aprofundou bastante os sentimentos dos personagens nesse livro, o que é um ponto muito bom. Quem sabe futuramente eu possa dar outra chance para tentar ler ele com mais calma, mas dentre todos que eu li até agora, esse foi o da Austen que eu menos senti interesse pela leitura.

luqluke 10/07/2021

nao é o melhor livro da jane austen, mas nao deixa de ser bom de sua propria forma. nao gostei da marianne.

Lele 19/04/2021

Sem palavras para esse livro! Eu gosto muito da escrita da Jane Austen por mais que ela não me prenda muito. Ver como as duas irmãs lidaram com as situações foi muito interessante.

Giovanna 09/06/2022

Uma dose de razão e sensibilidade
Este é um ótimo livro para se começar a se aprofundar na literatura inglesa de Jane Austen. Sua escrita não é difícil de se ler, mas talvez, até que você pegue o ritmo, ache um pouco cansativo e maçante as primeiras páginas. Mas vale lembrar que não devemos julgar uma autora dizendo " não gosto de ler nada de Jane Austen" sendo que leu apenas uma de suas obras. E digo, se você espera um romance como os atuais e não gosta de livros sem beijos, pare AGORA mesmo, pois irá se decepcionar. Jane trata muito além de carícias, ela se aprofunda no interior de seus personagens e conhecemos os seus sentimentos mais profundos. Jane é muito direta em tudo, já no começo vemos um turbilhão de coisas acontecendo e já nós é apresentado um dos interesses amorosos de uma das irmãs. É um livro para quem gosta de plot, aqui é reviravolta e surpresas do começo ao fim. Na minha opinião, a história é passada pela perspectiva de Elinor, mas as vezes sinto que é de um narrador onisciente, por que acho isso? Pois em alguns momentos nós não sabemos o que Marianne pensa ou o que ela faz, mas sempre sabemos o que Elinor pensa e faz.
Apresentação de personagens (CONTÉM SPOILER):
A história é voltada para uma família, sua matriarca Mrs. Dashwood e suas três filhas, a mais velha de 19 anos é Elinor; a do meio de apenas 17 anos é Marianne; e a caçula é Margaret (não consigo me recordar sua idade, talvez 14 anos).
Vamos acompanhar a descoberta amorosa e seus interesses de apenas duas das três irmãs, no caso Elinor e Marianne.
Elinor é a racional, a que pensa muito para tomar a melhor decisão, a que cuida e toma a frente de sua família, as vezes com muita frequência na verdade senti que Elinor fazia mais o papel da mãe do que a própria... Elinor sempre guardou seus sentimentos para si, afim de não fazer seus amigos e familiares se preocuparem.
Marianne é a sentimental, as vezes age por impulso e sempre se entrega por inteira a tudo que faz, é romântica a um nível extremo e se sofre, também se entrega ao sofrimento. As vezes fiquei com muita mais muita raiva dela com todo essa sensibilidade.
O melhor na minha opinião é que no final elas meio que trocam, Elinor fica um pouco sensibilizada e demonstra sentindo, e Marianne começa a dar maior valor a razão.
Xinguei muito quando o Willoughby apareceu no final para dar uma explicação a Elinor, mas depois entendi. Percebi que em todos os livros de Jane Austen sempre teremos um patife com carinha de gatinho abandonado. Coronel Brandon é perfeito em minha opinião, e antes que venham dizer que a Marianne só ficou com ele pois não tinha opção, eu vos digo que ela amadureceu entre os dois anos desde a desilusão e como ele fez parte do processo, acredito que ela realmente o ame. O Willoughby foi só paixão, primeiro amor, mas vamos concordar que nem só de amor vive o casal e coronel Brandon tinha todo o pacote para que ela pudesse ama-lo (respeito, amor, confiança, amizade, honrado, e rico kkk ).
Edward Ferrars também é perfeito, ele é caladão e sua única certeza era que queria Elinor, algumas pessoas o acham sem sal, sem vida...eu o acho discreto, nem todos são como Willoughby.
Mrs. Jennings e Mr. John perfeitos, Mrs. Middleton é na dela apenas, Mrs. Fanny Dashwood é uma quenga viu kkk, Lucy Stelle tive tanta raiva dela do começo ao fim...
Aliás, amei no final quando o Edward olha para Elinor e diz que ficou as vezes com ciúmes do Coronel Brandon kkkk, confesso que shippei um pouquinho ?
Enfim, muitas coisas para dizer ainda, mas não quero resenhar mais do que já resenhei.
Apenas dizer que essas duas irmãs me ensinaram muito. E levarei elas no meu coração com seus respectivos pares para sempre.

I.don't.know 06/03/2022

Equilíbrio Perfeito
"... quando as pessoas estão determinadas a adotar um modo de conduta que sabem ser errado, sentem-se feridas na expectativa de qualquer coisa melhor delas. "
" Sense and Sensibility " foi o primeiro título que li da autora e o primeiro livro de época o qual realmente gostei, a história é muito bem pensada e em algumas situações é de tirar o fôlego pois a genialidade aqui presente é incrível.
De fato Elinor e Marienne são opostas ao extremo e durante a leitura fiquei me auternando em relação ao duas ( não sei se sobreviveria as situações as quais elas foram impostas... ), porém elas não são muito " agradáveis " pois sempre veem as pessoas pelos seus defeitos, fruto de suas próprias opiniões o que me fez sentir um pouco incomodada, mas que muda no futuro, e a Lucy... Para mim foi a maior reviravolta possível no livro, então mais um vez resalto a grande genialidade da autora para a sua época.

" Mas enquanto a imaginação de outras pessoas as levar a fazer julgamentos errados sobre nossa conduta e a tomar decisões baseados em aparências superficiais, a felicidade de alguém sempre estará, em certa medida, a mercê do acaso."

sés 07/05/2021

a história parecia que ía ser muito boa mas ficou bem razoável, achei o final MUITO corrido e forçado em alguns pontos.

aninha ald. 24/12/2022

Poderia ser melhor
Amei o livro porém acho que o início poderia ter mais emoção, durante mais da metade do livro eu não queria ler por não ter graça, mas depois a coisa melhorou e eu senti mais vontade de ler.