A Company of Swans

A Company of Swans Eva Ibbotson

Resenhas - A Company of Swans

Lilian 26/03/2019

Muito bom!
Este livro se passa no ano de 1912 e conta a história de Harriet, uma jovem de 18 anos, criada pelo pai pomposo e relapso e pela tia avarenta. Ambos a podam e cerseiam de todas as maneiras possíveis e sua única alegria são suas aulas de balé. Por ser uma aluna muito dedicada, ela acaba convidada para participar de uma companhia de balé que se apresentaria em Manaus, que ainda desfrutava da opulência advinda do Ciclo da Borracha. Obviamente sua família não permitiu que Harriet entrasse para a companhia de balé, mas em seu primeiro ato de rebeldia na vida, ela foi mesmo assim. No Brasil, ela conhece Rom, que também é inglês como ela, mas já vive nos trópicos há cerca de dez anos e o romance entre eles vai surgindo permeado por altos e baixos e um punhado de mal entendidos. Um destaque nessa história, mas que também ocorre nos demais livros da autora, é a riqueza com que os personagens secundários são traçados e sua evolução ao longo da narrativa. Neste romance, em particular, eu me apaixonei pela primeira bailarina da companhia, a russa Simonova. Com uma personalidade difícil e rompantes de estrelismo absurdo, ela começou como alguém que achei desagradável e foi ganhando minha simpatia até o final do livro quando percebi o quanto acabei gostando dela. Foi uma ótima leitura, que eu recomendo muito! E eu que não conhecia nada do mundo do balé, adorei as descrições de Ibbotson sobre obras famosas como Giselle, O Quebra-nozes e O Lago dos Cisnes, e fiquei bem interessada em saber mais sobre o assunto.

site: https://www.instagram.com/ebookcontumelia/

kiki.marino 12/12/2021

Eu gosto de ler essas novelas vintage, são tão relaxantes, esta em especial tem uma parte da trama que se passa no Brasil,em 1912 na cidade de Manaus, no fim do ciclo da borracha.

Harriet "foge" de casa para se tornar bailarina e acaba entrando em uma companhia de balé fazendo tour pela América do Sul, onde também se apaixona por um inglês expatriado com um passado misteriosos.
É uma estória simples e deliciosa para passar o tempo.
Nota-se que a escritora tem muita cultura e conhecimento de História da Europa assim como do Brasil no período, nas descrições da fauna e flora amazônica e do mundo do balé dentro e fora dos palcos.
Gostei.