O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo Verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

anasprenger 04/04/2023

Como se livrar da insônia:
O título da resenha é autoexplicativo.
"O menino do dedo verde", por mais que seja considerado um clássico não é bom, se bobiar a narrativa é pior que Tom Sawyer
Merabe 04/04/2023minha estante
memórias desbloqueadasss

anasprenger 04/04/2023minha estante
Boas ou ruins?

Daniela 01/04/2023

Razoável
Começou indo bem mas o final decepcionou.
A ideia do livro é boa. Mas acho que o autor não soube conduzir.

Isa2741000 31/03/2023

Uma história incrível
A história se conta sobre um menino de 8 anos que tinha só dois professores um de negócios e o outo de jardinagem, e aprende muito com eles.
Esse foi um livro que me fez refletir muito.

Leandroaug 31/03/2023

Florescer
"O menino do dedo verde" é um livro muito sensível que pode ser apreciado por todas as idades. Na minha opinião, é uma obra anarquista que apresenta pitadas de antipunitivismo, anticapitalismo e pacifismo. Tistu, o personagem principal, nos mostra o absurdo do mundo que nos é dado e que nos é vendido como "normal"

Considero a leitura deste livro obrigatória para todos os jovens, de idade ou de coração, que acreditam no florescer de um mundo melhor.

Cris 30/03/2023

Quem nos dera ter o dedo verde do Tistu ? quem nos dera.
" Assim, vivendo na Casa-que-Brilha, junto ao cintilante Papai e a perfumada Mamãe, no meio de belas árvores, belos carros e belos cavalos, Tistu era um menino imensamente feliz."

Sabe aqueles livrinhos que estão na repartição infantil nas livrarias e que parecem ser bem bobinhos? Pois bem, 'O menino do dedo Verde' é vendido, especialmente, para esse público mas de maneira alguma deve ser deixado de lado por um adulto. Na verdade, a experiência ideal, na minha opinião, é uma leitura conjunta entre pais e filhos pois os ensinamentos e puxões de orelha do pequeno Tistu muda a gente e até envergonha, afinal, estou falando de uma criança com ideias e ações que mudariam para melhor a vida das pessoas e o mundo, sem dúvidas!

O enredo em si é bem simples e narrado por um garotinho de família rica que de tanto dormir em sala de aula, acaba por ser educado em casa, no entanto, conforme as lições vão sendo ensinadas, Tistu se aborrece por não entender o motivo de tanta coisa. Por exemplo, em uma de suas aulas sobre ordem/cidadania foi levado a um presídio na cidade onde morava e lá viu de tudo, menos cidadania ? sentiram o peso? É só o começo rs. O garotinho fica triste com toda aquela situação e apenas toca nas grades do local e, inexplicavelmente, começa a ver nascer flores nas paredes, e o que um dia foi conhecido por ser um lugar detestável, perigoso e até inumano, ganha um novo significado. Um humano significado.

Não entrarei em detalhes sobre os outros tantos feitos de Tistu, apenas preciso informá-los de que me emocionava a todo momento. As mensagens de esperança e de amor foram de uma singeleza e delicadeza que aqueceram o meu coração. A trama no geral até pode ser simplista, mas nunca boba como li em algumas resenhas por aí. Bem como diz em 'O pequeno Príncipe': O essencial é invisível aos olhos.

E para encerrar, Maurice Druon escreveu um livro poético, reflexivo, encantador e que nunca deixará de tocar os corações de quem o lê. Os próprios personagens de 'O menino do dedo Verde' encantam sem nenhum esforço, tudo flui naturalmente. Tistu aprendeu tanto que virou professor dessa aluna que vos fala. Ela vive achando que sabe muito sobre a vida. Ledo engano rs, ainda é necessário mudar alguns conceitos.

" Para cuidar direito dos homens é preciso amá-los bastante."

skuser02844 24/03/2023

O menino do dedo verde
Livro super levinho,não vou mentir,não me prendeu muito mas é bom,livro de escola né. As escola nos mandou ler por ser um clássico,pra um livro de escola é bom mas eu não leria por conta própria

Thalles.Haydan 22/03/2023

Tocante
Comecei a leitura esperando um livro leve e especial, com uma pegada mais simples e com uma história jocosa e compatível com uma história para crianças. Encontrei um livro clássico cheio de reflexões e sentimentos profundos que muitos se compara a livros dentro da mesma dinâmica como "O pequeno principe" e "sete minutos depois da meia noite". Achei uma leitura linda e com um toque simples mas que trata de assuntos importantes. Valeu muito a pena ler esse livro! Fica aqui a indicação a quem quiser ler esse livro, sinta a doçura do Tistu e conheça o mundo pelos olhos dele!!

Marcia 22/03/2023

Minhas impressões sobre o livro
Lindo! Lindo! Lindo! Como não se encantar com Tistu, um garoto maravilhoso que conheci nesse livro: "O menino do dedo verde" do escritor Maurice Druon ( da academia francesa)
Esse livro é uma releitura pra mim e o escolhi para cumprir desafio de leitura cujo tópico é livro infanto-juvenil
História maravilhosa, sensivel que mostra o menino Tistu espalhando amor por onde passa. Leitura rápida que nos ensina muito, nos chama atenção para dar importância ao que realmente importa: o amor, a amizade, o cuidar uns dos outros, o cuidado e carinho para com todos os seres vivos. Tistu ouviu logo na infância o professor expulsa-lo da escola e dizer: "Ele não é como os outros!!" " Ele não é como todo mundo"
Mas seus pais não desanimaram e conseguiram fazer com que Tistu encontrasse o lugar e o que lhe fazia feliz.
O final é emocionante!
Amei reencontrar Tistu e deixo aqui minha dica de leitura.
Valeu!!!

Ana Carol 19/03/2023

Literatura infantil, mas todo adulto precisar ler ou reler! Como os grandes veem a vida e como flores podem mudar tudo!

oieamare 05/03/2023

Ainda bem que ele resolveu escrever essa história!
Uma história fofa e emocionante sobre um garoto que transforma todos os lugares por onde passa. Tistu não aceita simplesmente que o mundo seja um lugar sempre insosso e sem graça, por isso resolve dá vida não só as flores como as pessoas também.

É um livro que deixa nosso coração quentinho, ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre a natureza do homem e os seus males e em como muitas vezes as ações deles são contraditórias.
Nem todas as mensagens estão nas entrelinhas e aquele final é realmente lindo e poético.
Um dos melhores livros que já li neste ano e vai ficar para sempre na minha memória. ?

Ju!Reis. 01/03/2023

Este livro eu vi em uma resenha no YouTube,e como eu já tinha ele aqui em casa a um tempo,juntei o útil e o agradável e resolvi ler. Ele traz muitas reflexões da nossa sociedade e como é um livro infanto -juvenil, mostra isso de um jeito sutil.O final eu não consegui compreender bem e acabei não gostando muito.Fora isto é rápido a leitura.

Sara277 28/02/2023

O menino do dedo verde
É um livro de fácil entendimento, ótimo para crianças e adolescentes, mas também útil para a reflexão de adultos. É uma narrativa cativante com final surpreendente.

Consagrada 22/02/2023

O primeiro livro que eu li
Lembro até hoje da minha mãe lendo esse livro para minha turma (ela era nossa professora). Todos os dias em um momento específico da aula ela lia alguns capítulos e todos nós adorávamos.
O final foi surpreendente! Tenho um carinho enorme por este livro.

Bettina.Werlang 21/02/2023

O menino do dedo verde ???
O menino do dedo verde nos conta a história de Tistu, um garoto peculiar capaz de transformar tudo que toca em plantas. Com seu poder floral, ele acrescenta magia e alegria a Mirapólvora, que graças a ele se torna Miraflores. Seu jeito particular, positivo e delicado de ver o mundo nos inspira e é posteriormente justificado, já que sem dúvidas, Tistu era um anjo! ? Ideias pré-fabricadas são ideias mal fabricadas.?

Samantha.Ultramari 20/02/2023

Um clássico da literatura, comparável a
o "o pequeno príncipe", com belíssimas reflexões sobre a vida e o nosso modo de viver por meio das instituições (família, escola, hospital, prisão, etc).

Essencialmente, sobre o poder de mudar a vida por meio das plantas.