O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo Verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Prof. Edivaldo 27/12/2015

Flores e flores
Um livro curtinho, mas que encerra um grande ensinamento. Com o menino Tistu, personagem principal, aprendemos que a bondade, a compreensão são fundamentais para vencer os males da humanidade, inclusive a própria guerra.

Tayna.Ceccon 29/11/2015

o primeiro livro que li
com 9 anos eu li esssa obra linda e até hoje não me esqueço da pureza do dedo verde que fazia nascer vida. É lindo.

Allan 28/10/2015

O menino do dedo verde
DRUON, Maurice. O Menino do dedo verde. José Olympio editora, 2008. Rio de Janeiro.

Tistu, além do nome engraçado é um menino de família rica. Seu pai é dono de uma empresa de canhões que tem o nome de mirapólvora, que também é o nome da cidade. Tistu, tinha oito anos e nunca tinha sido mandado para escola, até que um dia seus pais resolveram manda-lo para escola .na escola Tistu não conseguia entender a aula e dormia, isso foi uma decepção para seus pais.
Tistu começa a ter aula de jardinagem, foi onde ele descobriu que seu polegar era verde e onde ele o tocava nascia flores.O menino do dedo ver é um livro que desperta o interesse do leitor, por ser um livro bom de ler, por falar de um menino com o dedo magico.

15/09/2015

O Menino de dedo verde
O livro fala sobre um menino que tinha o dedo verde, esse dedo por onde trocava nascia flores.
Na cidade de Mirapólvora o Sr.Papai tinha uma fabrica de armas, munição para guerra.
Ia começar guerra Voulás e os Vaitimboras que estavam comprando munição e armas da Fabrica do Sr.Papai, mas a guerra não aconteceu mais.
É o Tistu se denunciou , muitas pessoas tiveram a ideia de colocar o Tistu na cadeia mas não ia dar certo porque ele ia quebra a parede com as raízes das flores ou colocar camisa de força para ele não conseguir fugir.
No fim do livro o Tistu queria fazer uma escada de arvores e deu certo mas caiu o sapatinho e com uma carta escrito que Tisto era um Anjo.
Eu indico para você o livro do Menino de dedo verde.

Rayssa Fernanda 26/08/2015

Não é à toa que o tradutor compara a história de Tistu com a do princepezinho de Antoine de Saint-Exupéry. Obra de grande sensibilidade com um personagem principal ao mesmo tempo astuto e ingênuo. Apesar de dotado de muita inteligência e apreço pelo o que o cercava, ao ser matriculado em uma escola, demonstrou enfado pela rotina imposta, o que ocasionou sua expulsão. Sendo instruído em casa, aproximou-se de Bigode (que seria um de seus professores), o jardineiro da família. Aprendendo com ele, descobriu seu dom que traria grandes mudanças. Com o toque de seu polegar, fazia germinar variados tipos de plantas. O que o levou ao se deparar com mazelas de sua cidade, no decorrer de outras aulas, a interferir, trazendo grandes inovações para a cidade. Que inclusive, posteriormente passa o nome de Mirapólvora para Miraflores. Tistu é cativante e a narrativa conta com um final surpreendente. Apesar do nome do livro aparentar uma leitura infantil, é recomendável a todas as idades.

L Soares 27/05/2015

“– Em que você está pensando, Tistu? Estou pensando que o mundo podia ser muito melhor do que é.”
Um livro a que toda criança deveria ser apresentada. O livro conta a história de Tistu, não é esse seu nome, mas é como todos o chamam, que ao ter aulas de jardinagem descobre ser possuidor de um dom especial e raro, o de fazer florescer e crescer plantas mesmo nos lugares mais estéreis. A pureza e inocência do personagem é o que torna este livro especial. A lógica infantil na solução de problemas de gente grande. É um livro infantil com uma história muito bonita.

Bia 27/08/2014

Lindo!
Que gracinha. Jamais ia imaginar o desfecho deste livro. Muito lindo. Quem dera se as coisas fossem simples assim.

José 04/08/2014

O Menino de dedo verde
Eu indico para você o livro do Menino de dedo verde.

Nome:José Ricardo.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 14/07/2014

O encantador Tistu e o poder das flores
O livro conta a história de Tistu. Um garotinho de 8 anos, que mora na cidade de Mirapólvora e é filho de um fabricante de canhões.
"O Sr. Papai era bom, como já disse. Era bom e era negociante de canhões. À primeira vista, isso não parece compatível. Adorava seu filho e fabricava armas para levar a orfandade aos filhos dos outros. Isso acontece mais do que se pensa." (página 94)
Por não se adaptar na escola, seus pais decidem que ele terá aulas em casa com professores particulares, para que aprenda tudo o que precisará para assumir os negócios da família no futuro.
"Canhão sempre se vende, seja qual for o tempo!" (página 21)
Em uma de suas aulas, ele e o jardineiro descobrem que o garoto tem o dedo polegar verde! Onde ele toca, nascem flores. E Tistu usa esse dom para tornar o mundo um pouco mais bonito.
"- Descobri uma coisa extraordinária - disse Tistu em voz baixa. - As flores não deixam o mal ir adiante." (página 50)

É impossível não se encantar com Tistu, um garotinho inteligente, que pensa e faz comentários de forma sábia, nos fazendo refletir sobre o mundo de uma forma tão singela. É incrível o que ele consegue fazer com seu dom.
" - Se esta cadeia não fosse tão feia - disse Tistu - talvez eles tivessem menos vontade de fugir." (página 40)
"Pois fiquem sabendo que nunca conhecemos ninguém completamente. Nossos melhores amigos reservam sempre surpresas." (página 99)
"A prisão é dessas coisas que a gente encara tranquilamente para as pessoas que não conhecemos. Mas logo que se trate de um menino de quem a gente gosta, é tudo diferente." (página 94)

Sobre a parte visual e gráfica: as páginas são brancas, as margens e as letras tem um tamanho bom, e o livro tem algumas ilustrações.
"O menino do dedo verde" é uma leitura rápida (li em duas horas), mas muito marcante. Comparada a "O pequeno príncipe", não na história e sim na mensagem, embora creio que seja uma leitura muito mais fácil de ser entendida.
É um livro recomendado para leitores de todas as idades: crianças, adolescentes, adultos ou idosos. E também uma boa indicação para quem quer adquirir o hábito de ler livros mas não sabe qual escolher.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/07/resenha-livro-o-menino-do-dedo-verde.html

Marcela 24/05/2014

uma lembrança do 5° ano
Esse livro e muito legal lembro no 5°ano quando minha professora contou essa historia era um menino que logo que nasceu foi chamado de João Batista mas ele começou a chora por que não gostou do nome então deram o apelido de Tistu.
Ele era filho de pais rico pois o pai dele vendia armas para guerra,
Tistu gostava do jardineiro Bigodes.
E quando era época dele ir para escola ele não conseguia estuda pois nas aulas dava sono nele então os pais decidiram dar aula para ele em casa.
O jardineiro dava aula das flores e jardim essa coisas Bigodes colocou uma semente na terra e sai quando volto já tinha uma flor e descobriu que Tistu tinha dedo verde e assim eles acabam com as guerras e a tristeza das pessoas até que Bigodes morre e Tistu faz uma escada de flores e quando chega no céu descobre-se que Tistu era um anjo

Bruninha 26/11/2013

Tistu O Menino do Dedo Verde .
Tistu o Menino do Dedo Verde.

Tistu, desde pequeno era especial, de um modo que ninguém, nem mesmo ele, sabia.
Como não conseguiu ficar na escola, Dona Mamãe e Sr. Papai ( seus pais ) resolveram ensinar-lhe tudo que precisava saber na "prática".
Seu primeiro professor, Bigode ( jardineiro da casa de Tistu ), descobriu que Tistu tinha o polegar verde, isso significa que onde ele colocasse o polegar iriam nascer flores, pois em cada canto do mundo há sementes, só esperando que um menino especial como Tistu faça esta se transformar em uma flor. Por fim, Bigode disse a Tistu que não poderia contar isso a ninguém.
Seu segundo professor, Sr. Trovões, lhe mostrou o que era ordem e onde havia desordem, mostrando-lhe a favela de Mirapólvora, um lugar barrento e nogento. Tistu, achando a favela um lugar sem alegria, não perdeu tempo! Onde passava pela favela colocava seu dedo verde! Fez isso também nos lugar onde levavam-no para aprender como na prisão e no hospital.
Um dia, no entanto, Tistu passou dos limites! Aconteceu que estava havendo uma guerra entre duas cidades, e Tistu não querendo que isso acontecesse, fez crescer flores em todos os canhões, o que causou a ira de todos em Mirapólvora, a cidade onde morava. Não havendo escolha, Tistu contou a todos que tinha polegar verde! Todos ficaram surpresos no começo, mas depois, acreditaram.
Após um tempo, uma coisa horrivél aconteceu! O grande amigo de Tistu, Bigode faleceu! Como falaram a Tistu que Bigode estava no céu, Tistu fez crescer uma grande planta para que ele pudesse subir e buscar Bigode ou que Bigode pudesse descer.
Enquanto Tistu subia , seu pônei Ginástico, corroia a planta.
Quando Tistu se deu conta, estava subindo sem tocar em nada e via que em si havia lindas assas brancas! No final o que Ginástico corroía era a seguinte frase: TISTU ERA UM ANJO!

Fabi 20/11/2013

A primeira impressão é a que fica. ***CONTÉM SPOILER***
Li este livro na escola, se não me engano na 5º série e foi uma experiência traumática. Este era um daqueles famosos livros paradidáticos que a gente tinha que fazer uma prova depois. Pois bem, minha nota na prova foi 2,0. Pirei. Deixei de lado por uns anos e, quando estava limpando a estante, eis que ele quase saltou na minha cara. Trata-se das descobertas feitas pelo menino Tistu. Filho de pai industrial e mãe dona de casa, ricos e perfeitos. O menino não se deu bem em uma escola tradicional, por isso, ganhou vários tutores para o ensinarem as lições da vida, um deles era o Bigodes. E com o passar destas lições, Tistu descobriu que tinha o dedo verde, literalmente, e começou a modificar a paisagem da cidade onde morava. Com a morte de Bigodes, o menino resolve construir uma escada natural e subir até o céu para reencontrar seu velho amigo. E, com um super segredo, o livro termina.
Acho que não tinha maturidade intelectual para entender as mensagens que o livro traz e, ao relê-lo, tive a sensação de que faltava um pouco mais...
Continua obscuro.

Ingrid 14/11/2013

O mundo pertence aqueles que enxergam a vida com a pureza dos olhos de uma criança
Quando eu estava na 6ª série meu professor de Educação Religiosa nos pediu para ler esse livro e ele é simplesmente maravilhoso, ele fez parte da infância do meu pai que também leu na sua época de escola.
Antes de qualquer coisa o livro mostra a ingenuidade de uma criança, uma ingenuidade que todos nós deveríamos ter, pois não há nada mais lindo do que a pureza de uma criança.
Tistu um menino que tem um dom especial, ele tem o dedo verde e tudo que ele toca surge plantas e flores, só de falar me arrepio imagina que coisa maravilhosa tudo que você tocar se transformar em algo tão bonito.
O autor conseguiu passar para nós leitores toda ingenuidade, amor, bondade de uma criança e principalmente o amor pela natureza.
Esse livro é perfeito não só para crianças mas também para adultos, afinal, todos nós temos uma criança dentro de nós.