O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo Verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Talita Pilati 25/12/2012

O garoto Tistu marcou a minha infância!
Já perdi as contas de quantas vezes o li...
E a cada leitura, uma interpretação diferente, e não menos marcante que as anteriores.

Tistu é um dos meus amigos de infância ;)

Rafael 15/11/2012

O paraíso pertence aos puros de coração
Tistu é um apanágio de boas vibrações e esperanças neste nosso mundo tão conturbado. Como seria interessante ter entre nós um menino que transformasse em alegria tudo aquilo que tocasse. Aparentemente uma leitura fácil e despretensiosa, mas que permite uma reflexão tão profundo sobre o que somos e aquilo que deveríamos, ou gostaríamos, de ser. O fim, nem tão surpreendente, nós faz acreditar que algo bom nos aguarda quando nosso termo chegar.
Denis 18/12/2012minha estante
Legal Rafael você ter ido além da história infantil! Puxa, eu não entendo como há pessoas que o acham razoável ou ruim...acho que precisam um pouco de flores na vida!

Eli 03/11/2012

Com um dedo verde e um coração amoroso...
Um livro com uma mensagem profunda, capaz de falar aos corações de adultos e crianças. A essência da vida, a mortalidade, a ecologia, a pureza e a inocência são temas apresentados de maneira simples como a solução para todos os conflitos de nossa sociedade contraditória. Impossível não se emocionar.

Adriana 11/10/2012

Sempre que posso releio
Uau, sonhei muito em ser o dom dele!!!!
Ficou na minha estante de favorito pela mensagem que passa e que alcança qualquer criança, muito atual eu diria!

Geovanna 07/10/2012

O Menino do Dedo Verde
Eu já tinha esse livro há um tempo, porém nunca tinha lido-o até uma amiga minha me indicar. Um livro muito bom. Tistu não era um menino comum, era diferente, não fisicamente, e sim pelo jeito de pensar. E é esse pensamento diferente dele que o livro se torna tão interessante.

Monique 06/10/2012

"Xisto era um anjo"
Quando eu estava na quarta série, a professora leu este livro para a classe. Fiquei encantada. Um tempo depois, emprestei-o da biblioteca da escola. Acho que foi um dos primeiros livros "grandes" que li.
É uma doçura, Xisto era um menino especial... nascido em uma família rica, mas não era como os outros meninos da sua idade. Ele não aprendia na escola, então, seus pais resolveram que ele aprenderia em casa. Xisto teve diversas aulas, como jardinagem, com o jardineiro da casa. Foi nessa aula que ele viu que não era um simples garotinho. Ele tinha um dom: onde quer que encostasse o dedo, nascia uma flor. Dessa forma, Xisto realizou "milagres" no coração de muita gente.
Em uma linguagem simples e de fácil compreensão, O Menino do Dedo Verde nos ensina uma valiosa lição.

João Akio 01/10/2012

Genialidade mata, sabia, Druon?
Para fazer as provas de português na minha escola, a professora manda a classe ler um livro por mês que ela escolhe. Para agosto, ela pediu O Menino do Dedo Verde, que eu gostei tanto que vou resenhar.

O livro fala sobre Tistu, um garoto (que seria francês se existisse porque ele mora em uma cidade fictícia) que tem o dedo verde e é riquíssimo (Ele é o Nate Archibald, só que sem a parte da maconha e indecisão). O tal dedo verde, faz com que qualquer lugar que ele tocar, no dia seguinte milhares de plantas e flores lindas brotam da noite para o dia.

Com determinada guerra se aproximando e as condições precárias em parte de Mirapólvora (a cidade fictícia), o dedo de Tistu vai levando a alegria para tudo quanto é canto nesta cidade de canhões (ou ninguém percebeu Mira-Pólvora), os quais quem fabrica é seu próprio pai, que tem o maior orgulho da fábrica.

O livro é extremamente inteligente, passando uma mensagem de que devemos, "humanizar" esta humanidade.

Maurice Druon é um gênio francêz (imaginem eu falando com sotaque francês) que escreve com rapidez explicando como essa sociedade pode ser ingênua e que muito disso tudo está além do entendimento humano fazendo com que o leitor interprete de formas diferentes a mesma obra.

Tistu, é um garoto corajoso e ingênuo, seus pais, Sr. Papai e Dona Mamãe, são o tipo perfeito de hipócritas e antiquados que você ama odiar, mas que ao mesmo tempo odeia amar. Sr. Trovões, Sr. Bigodes são dois tipos de pessoas que defendem a mesma coisa de formas diferentes e encantam o leitor com sua generosidade (Bigodes) e frieza (Trovões) para com a mesma coisa.

Essa história francesa (os franceses devem ser ressaltados) é perfeita, e apesar de antiga, é ao mesmo tempo, moderna e recente, representando o mundo atual com clareza e genialidade.

O final do livro, é igual o o resto dele, incrível. Depois de ler, percebi que Druon foi, na verdade, o Tistu da vida real.

Se eu recomendo esse livro ou não, vocês decidem vendo a minha nota pra ele.

Nota: 9,8
Edlamar 05/10/2012minha estante
este livro me foi adotado em 85 e me recordo pois me marcou muito onde adquire o gosto pela leitura e já pedi q fosse adotado em 2 escolas onde meu filho estudou e q foi bem aceito pelo corpo docente quanto pelos alunos pois aborda tudo de uma forma ainda atual. MARAVILHOSO :)

debs 02/08/2012

''O menino do dedo verde''
Uma das mais belas e emocionantes histórias que eu já li. É um clássico infantil, que depois de lido, te faz ter uma nova visão da vida e do mundo ao nosso redor.

Carollzinha 26/05/2012

Sobre o menino do devo verde
Você deve estar pensando que esse menino da capa do livro nasceu com um dedo verde. Não. Tudo que Tistu tocava, nascia uma flor. Ele era um menino rico, tinha muitos cavalos e um pônei que adorava brincar e um dia sua família viu que ele era um anjo de verdade.

Bruna 15/05/2012

A melhor escola é a vida!
Tistu era um menino especial, mas nem ele mesmo sabia disso. Sendo expulso da escola, seus pais decidem que ele aprenda com a vida.. O manda para sua primeira aula com o jardineiro Bigode, onde descobre um fato inacreditável, Tistu possui o polegar verde. Onde quer que encoste o seu polegar, nascem flores.."pois no mundo, há tantas sementes esperando para que um garotinho as transforme".
Com uma leitura bem simples e rápida, O menino do dedo verde nos faz reencontrar um espirito de transformação, busca e uma breve percepção de como a sociedade reage através de soluções que aparecem, afinal, uma guerra que não aconteceu gerou mais conflito e desespero do que se tivesse acontecido.
É uma leitura na qual indico, para qualquer idade.

Maria Joana 20/04/2012

Amo esse livro!!!!!!!!!!!
Todo mundo precisa ler........

Vanessa 05/03/2012

Meu favorito, sempre!
Ganhei esse livro quando era uma criança e desde então ficou em meu coração pra sempre.
Tistu é um menino com um dom diferente que tenta usar esse dom para mudar o mundo à sua volta.
Uma linda história, pra tocar qualquer coração.

Isa 27/02/2012

Gostei muito desse livro, ele apresenta um linguagem muito fácil de ser entendida, conta a história de um menino muito sortudo, que se chamava Tistu, morava em Mirapólvora com o Sr. Papai, Dona Mamãe e o seu querido pônei Ginástico, era uma família rica e seu pai era dono de uma fabrica de canhões, Tistu era diferente dos outros alunos e só dormia nas aulas, seu pai decide que ele então irá estudar vivenciando as coisas, essas aulas serão com o Jardineiro e com o gerente da fabrica de seu pai, o Jardineiro percebe que ele tem o dedo verde e começa tudo a partir daí ...

Duda 26/02/2012

Nossa adorei esse livro : ) foi um dos únicos livros que eu lia e cada vez tinha mas vontade de saber o que estava acontecendo nele..Muito bom.. com o seu grande e belo dedo podia transforma coisas triste em lugares alegres e vistosos..