O menino do dedo verde

O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Camila 02/02/2024

Fenomenal
Simplesmente amei o livro. Entrou para o mesmo cantinho no meu coração que eu guardo O Pequeno Príncipe e O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo. São livros que nos fazem enxergar o mundo de outra forma. Livros infantis tem esse poder sobre mim, vejo muito mais sentido neles do que nos livros de "gente grande" que eu leio.

Parece que os livros das crianças tentam explicar como o mundo dos adultos funciona e é ridículo, e depois que somos adulto lemos livros que nos ensinam a escapar emocionante, nem que seja momentaneamente, desse mesmo mundo que já não vemos mais com estranheza como as crianças, porque agora os estranhos somos nós.

Se o mundo fosse governado por crianças seria muito mais feliz, e teria muito mais sorvete de sobremesa. Em contrapartida governar o mundo não faria justamente essas crianças deixarem de ser crianças?

Brenda 01/02/2024

Ainda prefiro o pequeno príncipe, mas esse também é bom.
Eu li esse livro em algum momento, quando eu era muito criança, e decidi ler adulta porque essa é a única história que li e por algum motivo eu não me lembrava de mais nada.

Me surpreendi por se tratar de um livro que está cheio de mensagens e ensinamentos que também contemplam os adultos, é uma excelente história pra ler pra crianças e pré adolescentes.

Ao contrário do que pensei (já que eu não lembrava de nada), esse não é um livro sobre meio ambiente, mas uma clara crítica às guerras.

Jéssica Maria 01/02/2024

Um livro infantil para adultos
Não sei como cheguei à história do Tistu. Acho que ouvi em algum lugar que ele era uma versão diferente de "O Pequeno Príncipe".

Tistu é um menino que descobre o mundo com sua bondade e ingenuidade. Logo se percebe que ele tem boa aptidão para a jardinagem e, ao conhecer mais a sua cidade, vai encontrando dificuldade em entender a lógica do mundo dos adultos.

O livro tem várias frases de reflexão despertadas pela pureza infantil. Algo que, quanto mais maduro você é, mais você é impactado pelas reflexões e questionamentos de Tistu.

É bem gostoso de ler, mas achei o último capítulo fraco. Pareceu que o autor não sabia mais desenvolver a história e só acabou com ela de um modo bem aleatório.

Karine1fa 01/02/2024

Fofo demais ?
Um livro que te faz refletir eu sei que é para criança mais todo adulto deveria pelo menos para só para refletir nas mensagens do livro ??

Beca 25/01/2024

A obra "O Menino do Dedo Verde", produzida por Maurice Druon, apresenta aos pequenos leitores a história de um garoto bonzinho que, com dificuldades de se adequar ao sistema tradicional de ensino, acaba tendo que estudar em casa... e então, descobre nas aulas de jardinagem que possui um belíssimo poder.
Sendo essa a base da história, o autor entra no universo lúdico da criança para mostrar de maneira singela a existência de diversas questões sociais, como a pobreza e a guerra, por exemplo.
Uma das coisas que mais me encantou no livro foi a maneira que o autor colocou a natureza como merecedora de cuidado e preservação, por ser provedora de saúde e paz. Uma bela forma de ensinar os pequeninos a cuidarem do mundo que vivem.
Um livro fácil de ser lido, que é leve e tocante ao mesmo tempo. Uma boa leitura para todos os públicos.

Paojjas 24/01/2024

É uma obra bastante interessante para explicar para crianças como funciona uma sociedade capitalista e como suas incongruências são mantidas.

laurawa 24/01/2024

Esperançoso
Qualquer coisa mostrada de uma perspectiva infantil tem um espaço único reservado no meu coração, seja filme, livro, música.

e com o menino do dedo verde não poderia ser diferente, é por lentes infantis que enxergamos toda a narrativa do livro. é extremamente cativante a forma que tistu enxerga o mundo, fazendo com que eu não conseguisse parar de ler, pra aprender cada vez mais com esse personagem tão puramente sábio.
e é essa sabedoria encantadora que traz tanta esperança pro mundo.

Willsp 23/01/2024

Tistu era um anjo.
Esse é um livro que contém uma narrativa que exala otimismo e positividade. A cada página, senti uma onda de otimismo crescer dentro de mim e o lembrete a todo instante da importância de ver o lado bom da vida. Foi uma experiência e tanto acompanhar essa jornada do Tistu, perceber que podemos, com um toque de gentileza, fazer o mundo ao nosso redor florescer. Embora seja uma obra direcionada ao público infantojuvenil, suas mensagens impactam pessoas de todas as idades. Este é mais um que entra na lista dos livros que irei apresentar para os meus filhos, quem sabe eles consigam tão novos ter um pouco do toque mágico do Tistu.

Marcia 18/01/2024

As flores não deixam o mal ir adiante.
Uma linda história, com lindas e inteligentes metáforas sobre gente grande. Leitura leve, tranquila e rápida.

giu giu 17/01/2024

O menino do Dedo Verde
Meu deuuus eu lembro de ter lido isso pela primeira vez por recomendação de uma professa minha do 5° ano.
Achei na casa da minha vó e reli rapidinho

Drika.Zimmermann 14/01/2024

Miraflores ????
"Aprendi, respondeu Tistu, que a medicina não pode quase nada contra um coração muito triste. Aprendi que para a gente sarar é preciso ter vontade de viver. Doutor, será que não existem pílulas de esperança?"

Uma leitura leve e poética. Uma pena ser ficção, não seria incrível acabar com uma guerra com flores?

As analogias são muito boas, obviamente é um livro datado com algumas palavras desnecessárias. Mas uma leitura gostosa, uma forma de ler o mundo com poesia. ??

Zanteo 13/01/2024

"- É o comércio...
- Pois então, eu acho abominável o seu comércio!" (p. 92)

Fazia anos que eu gostaria de ler esse livro, mas sempre acabava deixando para depois.

Comecei a leitura sem muitas expectativas. Achei algumas partes dos dois primeiros capítulos um tanto questionáveis.
Ocorre que, conforme fui avançando na leitura, pude ver como Tistu, ao contrário do meu pensamento inicial, é um menino doce, muito inteligente e perspicaz. Quem dera se todos, ou pelo menos a maioria, fossem como ele.

No decorrer da história nos vemos ante algumas circunstâncias sociais, pelas quais o pequeno Tistu realiza questionamentos muito pertinentes, trazendo ao leitor, ao menos é o que se espera, reflexões importantíssimas sobre a forma com a qual vivemos e lidamos com as coisas e pessoas.

Recomendo a leitura!

Lu_Anjos 10/01/2024

Mais um livro que li com meus alunos na escola?
Leio todos os anos!
Conta a história de um menino muito especial, que tem dificuldades na família e na escola, e que descobre um dom especial. O final é surpreendente.