O menino do dedo verde

O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Marcia 18/01/2024

As flores não deixam o mal ir adiante.
Uma linda história, com lindas e inteligentes metáforas sobre gente grande. Leitura leve, tranquila e rápida.

giu giu 17/01/2024

O menino do Dedo Verde
Meu deuuus eu lembro de ter lido isso pela primeira vez por recomendação de uma professa minha do 5° ano.
Achei na casa da minha vó e reli rapidinho

Drika.Zimmermann 14/01/2024

Miraflores ????
"Aprendi, respondeu Tistu, que a medicina não pode quase nada contra um coração muito triste. Aprendi que para a gente sarar é preciso ter vontade de viver. Doutor, será que não existem pílulas de esperança?"

Uma leitura leve e poética. Uma pena ser ficção, não seria incrível acabar com uma guerra com flores?

As analogias são muito boas, obviamente é um livro datado com algumas palavras desnecessárias. Mas uma leitura gostosa, uma forma de ler o mundo com poesia. ??

Zanteo 13/01/2024

"- É o comércio...
- Pois então, eu acho abominável o seu comércio!" (p. 92)

Fazia anos que eu gostaria de ler esse livro, mas sempre acabava deixando para depois.

Comecei a leitura sem muitas expectativas. Achei algumas partes dos dois primeiros capítulos um tanto questionáveis.
Ocorre que, conforme fui avançando na leitura, pude ver como Tistu, ao contrário do meu pensamento inicial, é um menino doce, muito inteligente e perspicaz. Quem dera se todos, ou pelo menos a maioria, fossem como ele.

No decorrer da história nos vemos ante algumas circunstâncias sociais, pelas quais o pequeno Tistu realiza questionamentos muito pertinentes, trazendo ao leitor, ao menos é o que se espera, reflexões importantíssimas sobre a forma com a qual vivemos e lidamos com as coisas e pessoas.

Recomendo a leitura!

Lu_Anjos 10/01/2024

Mais um livro que li com meus alunos na escola?
Leio todos os anos!
Conta a história de um menino muito especial, que tem dificuldades na família e na escola, e que descobre um dom especial. O final é surpreendente.

Thamy 07/01/2024

Essa é a bela história de um menino que, embora tivesse tudo para se tornar alguém mimado e egoísta, mantém seu coração puro e altruísta mudando assim a vida das pessoas e o rumo de toda a cidade através de seu dedo verde.

Pieri 07/01/2024

Perfeito!
Impossível não amar esse livro!

Aproveite que estava em promoção e comprei novamente (após o meu gato detonar a outra edição que eu tinha), com o livro em mãos, decidi reler!

Resenha postada em 2023

Não consigo descrever o quanto eu amei ler esse livro!
O escritor conseguiu me prender do início ao fim e com uma leveza nos faz rir e por fim arranca até lágrimas, entrou para o meu top 10 desse ano!
O menino do dedo verde conta a história de Tistu, um garoto que tem oito anos. Seu pai, cujo nome é Sr. Papai, é dono de uma fábrica de canhões com uma ótima reputação. Tistu fora educado até os oito ano em casa, pela própria mãe, mas agora os seus pais veem a necessidade dele frequentar a escola, só que tem um problema: Tistu não consegue se adaptar ao método de ensino. Ele acaba dormindo nas aulas. A escola então expulsa-o e o Sr. Papai decide que ele irá aprender de uma maneira mais prática, tendo aulas com o Sr. Bigode, que é o jardineiro e o Sr. Trovões que é o gerente da fábrica.
Durante uma aula com o Sr. Bigode, uma descoberta é feita: Tistu tem o dedo verde, mas não verde de ter a cor verde. Toda vez que ele encosta em alguma coisa com o seu dedo, naquele lugar nasce flores. Por ser algo que possa ser mal compreendido, Sr. Bigode e Tistu decidem guardar segredo e assim ele segue ajudando quando necessário, questionando tudo e todos, aprendendo e ensinando muito (principalmente nós leitores).
A história é linda e tem um plot twist que me fez chorar!!!

Joyce 05/01/2024

Um clássico com muitas reflexões
Aqui vamos conhecer o pequeno Tistu e seu dom que é ter o ?dedo verde?? onde ele toca nasce plantas e flores. Seus pais o tiram da escola porque os professores dizem que ele é diferente e decidem ensina-lo em casa, com diferentes professores. Dai vamos acompanhando os aprendizado do Tistu e refletindo com ele também. Uma leitura leve e curta com uma linda história.

prmcd 05/01/2024

O livro é pequeno, mas traz grandes reflexões, não esperava muito dele quando comecei a ler, mas fico feliz que o li.

Luana 01/01/2024

É um livro muito poético e de leitura simples, os personagens são cativantes. O livro tem ilustrações lindas! Recomendo muito a leitura ?

Nanda 31/12/2023

O menino do dedo verde
Achei encantador e tornou-se um dos meus favoritos da vida. A história é linda e o final me deixou emocionada.

Sofia 30/12/2023

É bom
Eu gostei , realmente gostei.
Não é um livro infantil só porque o protagonista é uma criança.

É livro leve mas que também consegue fazer a gente pensar .
Ele me lembrou um pouco O Cavaleiro preso na armadura ( super indico).

Eu gostei dos personagens e também lembro de Anne em uma versão mais curta.

Rafað 29/12/2023

Melhor Livro??
Este Livro é simplesmente perfeito! Ele foi o primeiro livro "Grande" que já li, recomendo muito pessoal, leiam!