O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

July 22/07/2023

O menino do dedo verde
Um livro atemporal e com grandes lições para "as pessoas grandes".
Tistu e seu dedo verde, leva alegria e cores para locais que antes eram tristes e sombrios. É ainda capaz de evitar uma guerra e ensinar o sentido das coisas para os adultos.

Luana 17/07/2023

O menino do dedo verde
Não tenho muito oque dizer sobre este livro, é um livro que eu li para a escola, é muito triste as coisas que se passam neste livro, os ensinamentos e etc, conta a história de Tistu que estudou em casa com a mãe até os 8 anos de idade, foi para a escola, e depois de um tempo, por conta de algumas coisas, ele foi estudar com o jardineiro, o Sr. Bigode, e ele descobriu que tinha poderes, que conseguia transformar as coisas em flores, e conta a história desenvolve este poder e mostra oque ele faz com esse ?novo? dom.

Kathleen 16/07/2023

Tistu era paz
O livro apresenta Tistu, que em sua pureza, viu o mundo de forma diferente. Assim, mostra a própria pureza das crianças e o coração duro dos adultos. A ideia era trazer paz através do amor e das flores, era amolecer os corações mais duros. Entender a vida através dos olhos mais puros.

anniely1 15/07/2023

"? O coitado do Bigode está no céu; agora é mais feliz que nós ? disse Amélia.
"Se é feliz, por que dizer que é coitado? Se é coitado, como poderá ser feliz?" perguntava-se Tistu."

Que livro gostoso e rápido de ler, espero reler no futuro com outros olhos.

JosA378 15/07/2023

Uma professora recomendou esse livro,
eu amei, cada pedacinho dele, devorei esse livro em um dia, ele é tão lindo, os ensinamentos são geniais, minha parte favorita são as cenas do hospital e da prisão, aposto, de todo meu coração, que ao menos terá uma rosa dentro do seu coração com esse livro em sua mãos(no meu tem um jardim)

logo de início ele já mostra como os adultos esperam tanto das crianças, de uma maneira tão clara e linda:

Um dia, mal acabava de nascer e parecia um grande pão no bercinho de vime, fora levado à
igreja para ser batizado. Um padrinho de chapéu preto e uma madrinha de mangas compridas
declararam ao padre que ele se chamava João Batista. Nesse dia, como quase todos os bebês em
idênticas circunstâncias, o coitadinho protestou, gritou, ficou vermelho de chorar. Mas as pessoas
grandes, que não compreendem os protestos dos recém-nascidos e teimam em sustentar suas
idéias pré-fabricadas, garantiram com a maior firmeza que o menino se chamava mesmo João
Batista.
Mas em seguida, mal a madrinha de manga comprida e o padrinho de chapéu preto o
recolocaram no berço, deu-se um fato curioso: as pessoas grandes já não conseguiam pronunciar
o nome que lhe haviam dado, e puseram-se a chamá-lo de Tistu.
O fato, aliás, não é tão raro assim. Quantos meninos e meninas foram registrados no tabelião
ou na igreja com os nomes de José, Maria ou Antônio, e só são chamados de Jucá, Cotinha ou
Tônico!
Isto prova simplesmente que as idéias pré-fabricadas são idéias mal fabricadas, e que as
pessoas grandes não sabem mesmo o nosso nome, como também não sabem, por mais que o
pretendam, de onde foi que viemos, por que estamos aqui e o que devemos fazer neste mundo.

Pieri 03/07/2023

Perfeito!
Não consigo descrever o quanto eu amei ler esse livro!
O escritor conseguiu me prender do início ao fim e com uma leveza nos faz rir e por fim arranca até lágrimas, entrou para o meu top 10 desse ano!
O menino do dedo verde conta a história de Tistu, um garoto que tem oito anos. Seu pai, cujo nome é Sr. Papai, é dono de uma fábrica de canhões com uma ótima reputação. Tistu fora educado até os oito ano em casa, pela própria mãe, mas agora os seus pais veem a necessidade dele frequentar a escola, só que tem um problema: Tistu não consegue se adaptar ao método de ensino. Ele acaba dormindo nas aulas. A escola então expulsa-o e o Sr. Papai decide que ele irá aprender de uma maneira mais prática, tendo aulas com o Sr. Bigode, que é o jardineiro e o Sr. Trovões que é o gerente da fábrica.
Durante uma aula com o Sr. Bigode, uma descoberta é feita: Tistu tem o dedo verde, mas não verde de ter a cor verde. Toda vez que ele encosta em alguma coisa com o seu dedo, naquele lugar nasce flores. Por ser algo que possa ser mal compreendido, Sr. Bigode e Tistu decidem guardar segredo e assim ele segue ajudando quando necessário, questionando tudo e todos, aprendendo e ensinando muito (principalmente nós leitores).
A história é linda e tem um plot twist que me fez chorar!!!

Math.carvl 29/06/2023

Extraordinário? Talvez
Recomendado para qualquer idade pois é simplesmente um livro incrível que vc vai se apaixonar desde os primeiros capitulos

Giu Aguiar 18/06/2023

Um aprendizado de bondade
Incrível, tocante, emocionante. Aprendi muito com Tistu em breves palavras. Por onde ele passa, o menininho leva o bem e alegria com seu poder do dedo verde.

Eu gosto da frase ?trate as pessoas com bondade?, mas, na verdade, entendemos que temos que tratar tudo humanidade, seja o pior dos lugares, há flores que hão de iluminar.

Achei uma leitura necessária a qualquer um que queira sentir leveza para consigo mesmo. Tistu é leve e exala simplicidade.

Seus questionamentos são sempre muito válidos e nos torna reflexivos sobre vários aspectos da vida. Recomendado 100%.

icynight. 18/06/2023

O menino do dedo verde
Esse livro foi a minha entrada no mundo literário, influenciado pela minha queridíssima professora de português Maria do Carmo, no sexto ano, em 2019. Mostro aqui minha gratidão a mesma, por me mostrar esse mundo que hoje é essencial para a minha sobrevivência.
E por alguma razão, eu só me lembrei de que ele foi minha primeira experiência literária agora, numa madrugada aleatória, mas, isso não muda os fatos.

manicoly 10/06/2023

Leitura Clássica
Li essa obra prima < ?
Sempre tive o livro,mas nunca tive interesse de ler,só que como fiquei de ressaca literária por um tempo resolvi ler < ?

Matheus783 08/06/2023

O menino do dedo verde.
"-É presiso. As pessoas grandes não querem chorar, e fazem mal, porque as lágrimas gelam dentro delas. E o coração fica duro."

Rafa 08/06/2023

Puro e encantador
Leitura levinha e gostosa que nos faz refletir bastante sobre o mundo e as pessoas! Fiquei encantada com o modo que Tistu via o mundo! Deveríamos crescer e manter sempre o olhar puro de uma criança!