O menino do dedo verde

O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Molina 22/09/2019

Uma leitura agradável
O engraçado é que até mesmo no início do livro, se nota uma comparação dele com o Pequeno Príncipe feita por críticos, porque ambos abordam sobre um mesmo sentimento; a inocência de uma criança. As ilustrações são bem divertidas, a narração simples e fluída e o protagonista incrivelmente decidido. Já reli várias vezes, e sempre derramarei lágrimas no final do livro. Foi algo que eu realmente não esperava, mas que de certa forma deixou o meu coração mais feliz. Apesar de ser uma leitura agradável e com um ótimo plot twist, não a coloco no mesmo patamar da obra de Saint-Exupéry. Isto porque não utilizou termos líricos (o que deixou o livro de Saint simplesmente soberbo), metáforas e possui soluções muito simples para os problemas do mundo. Sei que para uma criança, tudo é muito fácil. Porém, achei fantasioso demais. O pequeno príncipe teve que encarar a fria realidade em diversas partes da sua jornada para se reencontrar com a rosa, uma das coisas que realmente apreciei.
Jordanah 02/01/2020minha estante
Pra mim também não tem comparação. Concordo com tudo que falou!

Alanna. 02/12/2020

O dia em que uma professora giganta me contou uma história
A primeira vez que li esse livro eu estava em 2003 com meus 7/8 anos, quando minha professora da primeira série (uma mulher alta, mas tão alta que minha mente associava sua imagem a uma giganta ,e até hoje quando eu a encontro me assusto de como ela é alta mesmo) chegou na sala e contou a história de Xisto para todos nós. Eu me impressionei tanto com a história que pedi o livro pra ela emprestado, e li e reli algumas vezes, pensando no que eu faria se tivesse um dedo verde, como decoraria minha casa feia de infância, ou como transformaria a pracinha que existe na frente do colégio, essas coisas. Eu já gostava de ler, mas esse livro foi um pontapé pra que eu sentisse mais curiosidade para ir a biblioteca e escolher que tipo de livro eu queria ler.

E enfim, 17 anos depois, reencontrei esse livro, por acaso. Minha amiga tinha comprado essa edição para o filho dela (coincidentemente, na mesma idade que eu tinha quando li pela primeira vez), e eu olhei para essa edição, sentei em um canto, e devorei esse livro, na casa dela mesmo. Li rapidinho, é uma leitura tão gostosa e rápida, que mal você vê e já terminou.

Eu não vou perder meu tempo escrevendo sinopse em uma resenha, afinal é basicamente o menino Xisto e seu dedo verde e é só o que você precisa saber sobre esse livro. Essa edição em particular está realmente bonita, a capa é de um capricho lindo demais.

Meus sentimentos com esse livro são de nostalgia, de como é mágico pra uma criança se permitir imaginar, e como quando a gente cresce a gente perde um pouco a magia das coisas. Essa história é inocente e é bonita a seu modo, de tal maneira que acredito que as gerações atuais nunca conseguirão apreciar essa história. Talvez um dia, quando eu tiver filhos, eu leia esse livro para eles, e tente passar o máximo da magia que aquela professora giganta me passou quando contou essa história para a minha turma.
Goretti 09/12/2020minha estante
Tistu

Janara 26/12/2009

Dos livros que li na infância, esse é o segundo que trago com mais carinho em minhas lembranças. Li uma edição que minha prima me deu, já toda mofada, com as folhas retorcidas e grossas como um pergaminho. Emprestei, sumiu. Mas a mensagem é eterna, e espero que ele esteja passando por muitas mãos.
Anna.Claudia 28/11/2017minha estante
Nossa! Como acho esse livro maravilhoso. Nunca se torna antiquado e trás reflexões deliciosas.

Lily116 11/01/2021

o menino do dedo verde ??
Poxa vida que livro mais lindo, eu jamais esperava por esse final tão maravilhoso.
Esse livro nos surpreende quando menos esperamos.

"Dizei não à guerra, mas dizei-o com flores."
Nice 11/01/2021minha estante
Que bom saber , esse eu não conhecia, já vai para minha lista de leituras ?

Daniel 09/07/2019

Vamos descer pelo corrimão?
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2019/07/o-menino-do-dedo-verde-tistou-les.html

Mariana113 18/11/2022

Achei mto fofoo e nem demorei muito pra ler (talvez pq tenha sido para um trabalho), mas o final me deixou meio triste..
Caia0 27/12/2022minha estante
SIM

Quel 14/01/2023

O menino do dedo verde
Eu amo quando leio um livro da literatura infantil e ele me dá uma lição de vida... O menino do dedo verde fez isso comigo, a criança que mora em mim amou a história do menino chamado Tisto e a adulta que eu venho me tornando absorveu a mensagem do livro e vai levá-la pelo resto da vida.
Samantha.Ultramari 20/02/2023minha estante
Somos duas! Encantada tb!

Hong Zhuang 14/07/2021

Me lembra Pequeno príncipe
O tipo de escrita parece bastante.

Olha, eu amei, amei, amei essa história. Muito interessante mesmo. É legal que o autor usa o mesmo termo "gente grande" para se referir aos adultos.

O livro consegue entregar muita coisa, mais ainda que pequeno príncipe na minha opinião. Devia ser um clássico literário obrigatório. Muito bom
BeaPages 14/07/2021minha estante
foi o primeiro livro que li e eu amei

Rafael 15/11/2012

O paraíso pertence aos puros de coração
Tistu é um apanágio de boas vibrações e esperanças neste nosso mundo tão conturbado. Como seria interessante ter entre nós um menino que transformasse em alegria tudo aquilo que tocasse. Aparentemente uma leitura fácil e despretensiosa, mas que permite uma reflexão tão profundo sobre o que somos e aquilo que deveríamos, ou gostaríamos, de ser. O fim, nem tão surpreendente, nós faz acreditar que algo bom nos aguarda quando nosso termo chegar.
denis.caldas 18/12/2012minha estante
Legal Rafael você ter ido além da história infantil! Puxa, eu não entendo como há pessoas que o acham razoável ou ruim...acho que precisam um pouco de flores na vida!

claudioschamis 12/02/2009

Nem acreditei quando ao pesquisar apareceu esse livro. Li na minha infância e pelo visto marcou. E marcou mesmo. Saudades desse tempo.
Dani Rodrigues 27/05/2010minha estante
Recordar é viver...rs Estou passeando pelas suas resenhas e estou voltando no tempo com os livros que temos em comum! Eu tb não acreditei qdo apareceu esse livro aqui no skoob... mas sabe por que? Eu estava procurando como se o título fosse "Tistu"! hauhauaah Lembra??

ps: ganhei esse livro na minha infância. E a experiência que tive com ele foi: nunca leia a última página de um livro!!!!!!!!! rsrsrsrsr

Nirleide 24/02/2012minha estante
Também li na minha infância e recentemente reli de pois de mais de 30 anos. Muito bom poder ver que ainda hj muitos lêem. Excelente livro!

Mplinda 20/11/2022

Li por causa da escola
Li por causa da escola e não achei nada de mais.
Tinha colocado mais expectativa pq vários professores falavam que era bom mas eu não achei tudoooo isso
Glória 20/11/2022minha estante
Grande parte das leituras "por causa da escola" não são tão boas. Em 8 anos frequentando a escola só gostei de um livro que eles me fizeram ler

@clubethebookonthetable 21/08/2016minha estante
Vou reler. Nem lembrava da estória.

ferfer_schmidt 08/09/2020

Magnífico
Uma história surpreendente que todos deveriam ler. É uma história que te conquista de uma mentira diferente e que te ensina a ver o mundo de uma maneira diferente e mais radiante! Super recomendo a leitura!!!
Maciel.Marques 30/08/2021minha estante
Estória fantástica!
O livro desenrola a vida de um garoto de classe alta cujos pais resolvem educá-lo de forma diferente, para que compreendesse o mundo num olhar dominante e de reprodução das práticas já arraigadas na sociedade. No entanto, ao conhecer o jardineiro, tudo toma um rumo diferente, o garoto para a ver as contradições existentes nas práticas sociais, ao arroxo do poder econômico para manter-se no domínio, mesmo que isso custe a vida e a má qualidade de vida das pessoas. A cada ação do menino, essa lógica era rompida, a pior e mais contraditória delas é a questão da guerra, na qual ele venceu com flores. Uma vez cumprida usa missão ele volta para sua pátria, junto ao seu mentor jardineiro. O livro traz um reflexão profunda que é exatamente o que é vivido hoje nas Instituições públicas e privadas e tbm na política, nas relações pessoais, etc... Vale a pena fazer as correlações e entender um pouquinho de espiritualidade.

Renato.Tato 14/11/2018

gostei muito do livro a parte que mais gostei foi quando ele vira um anjo.
nasceu um menino seu nome era joão batista mas todos os chama-o de tistu ele tinha cabelo cacheado e dos olhos azuis.
tistu era rico não gosta de estuda na escola pois só vai para dormir seus pais tirou da escola e não gostava de usar chinelo então sua mãe tem uma casa cheia de tapete então ele pode brinca com seu corre mão de ouro.
seu pai tinha uma loja de armas e fez com que as armas atira flores tinha um ajudante chamado dr.trovão.
tistu aprendeu a soltar flores e encheu a prisão cheia de flores um dia sr.bigode morreu e depois o ponei e tistu morreu e virou um anjo
Thiago 04/06/2019minha estante
Sua resenha tem spoilers. Bem desagradável você não ter avisado.