O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Serena 05/10/2009

tudo, menos um livro exclusivo para crianças.

Elaine 22/04/2024

"Dizei não à guerra, mas dizei-o com flores".
Esse livro é um daqueles simples, com escrita acessível e que mesmo assim entrega grandiosidade dentro de 128 páginas.
A sua primeira publicação foi em 1957 e nos trás temas tão atuais que parece que não progredimos. Como sistema de educação e carcerário, questões de classe social, humanização na medicina, guerra entre povos, entre tantos outros que só possível ver nas entrelinhas. E pasmem, sob o olhar puro de uma criança.
O tradutor, mesmo que traduziu O Pequeno Príncipe, relata semelhanças entre as duas obras, mas eu vou além e me arrisco dizer que O menino do Dedo Verde é melhor.
Não se trata de um livro infantil e sim para futuros adultos, que por mais anos que façam ainda carregam dentro de si a esperança de uma criança. Eu me emocionei ao resgatar a minha. ?

lívia 08/03/2010

o melhor livro.

Thay 02/04/2010

Meigo
O Menino Do Dedo Verde de Maurice Druon é um livro, digamos assim, meigo.
Fico triste por não ter o lido quando tinha 8 anos (é mais apropriado para essa faixa etária, creio eu). E como já sou velha (*minha avó tem um piripaque se ouvir isso) achei o livro bem simples. É fácil de se ler, em pouquinho tempo se acaba. Quanto ao enredo em si, senti falta de algo no final, acontece tudo tão rápido que acabei me perguntando se realmente tinha terminado. Também achei um pouco triste. Mas dá pra apreender a "moral da história".

JuBia 27/03/2010

Detestei
Li apenas porque tinha prova sobre esse livro no ensino fundamental. Lembro-me que detestei a história por completo.

Marcelo 12/12/2010

Todos nós fomos Tistu (um dia...)
Senti uma boa nostalgia ao ler "O Menino do Dedo Verde". Há tempos não lia uma história onde a inocência da infância fosse tão profundamente apresentada e encarada como a única solução para os problemas do mundo. Hoje, a criança quer ser adulto o mais rápido possível e as pessoas ao seu redor aprovam esse tipo de desejo. Criança com jeito de criança está cada dia mais raro. Tistu, o protagonista, é uma criança no último sentido da palavra: questiona, não conhece o mundo mas não tem medo dele. Enfim, é um personagem que nos toca ao nos alertar para um lado nosso que acabamos esquecendo: um dia, fomos como ele. Quando é que a gente deixou de ser?

Africana 20/07/2009

O menino do dedo verde
Agora que estou mais calminha, me lembrei de uma dica para quem quiser dar um presente legal para uma criança. É um livro de Maurice Druon chamado "O Menino do Dedo Verde", da José Olympio Editora. Li quando era criança, me lembrei e fiz releitura.O texto é agradável, de fácil leitura, mas cheio de sabedoria. Aquelas coisas que a gente lê mesmo grande e reencontra a criança que ficou em nós.Para quem não conhece, o livro conta a estória de Tistu, um menino diferente, que tinha o "dedo verde", ou seja, a capacidade de fazer brotar as sementes e crescer flores quando tocava a terra. Herdeiro de uma fábrica de canhões, e amigo de um poney chamado Ginástico, ele descobre que...Bem, leiam e se encantem. Bem que precisaríamos de tantos Tistu neste mundo...
bjsss
e uma ótima leitura.
Josi

Luiza Machado 01/01/2010

Notáveis semelhanças com 'O Pequeno Príncipe' nesta história. Mas Tistu tem sua própria vida, sua própria história e o sentimento passado pela leitura deste livro não é exatamente o mesmo do de Saint-Éxupery. São ambos muito sensíveis e delicados e passam uma mensagem sutil.
Tistu, apesar do meio em que vive mostra-se especial por fazer questionamentos e reflexões bem como O Pequeno Príncipe sobre o que vê e ser diferente daquilo com que não concorda.

Lucas 19/07/2010

um livro otimo que entreterte
muito bom com humor , aventura,e um toque de drama emociona umas das melhores obras de maurice druon e con um final surpreendente (que claro que eu nao vou dizer)enfim e uma boa leitura para uma tarde de domingo chuvosa

Talita 30/07/2010

O livro conta a historia de um menino que todos habitaram se a chamar Tistu. Logo quando ele nasceu foi levado à igreja para ser batizado como João Batista, mas protestou violentamente contra isso. Deu se então um fato curioso, tão logo todos saíram da igreja não lembrava mais sei nome. Assim ele passou a ser chamado Tistu.

“Isto prova simplesmente que idéias pré-fabricadas são idéias mal fabricadas, e que as pessoas grandes não sabem mesmo o nosso nome, como também não sabem, por mais que pretendam, de onde foi que viemos, por que estamos aqui e o que devemos fazer neste mundo. (p. 13 e 14)”
No decorrer do livro o autor faz várias considerações sobre como as idéias pré-fabricadas influenciam em nossa vida e como as pessoas geralmente preocupam se muito com elas. Mas que essas idéias não nos dizem muita coisas, somente são importantes se viemos ao mundo somente para ser gente grande. Agora se viemos ao mundo para ser mais que isso elas somem rápido de nossa cabeça.
Tistu é um menino muito sortudo. Vive na cidade chamada Mirapólvora, numa grande casa, a Casa-que-brilha, com o Sr. Papai, Dona Mamãe e o seu querido pônei Ginástico. Eles são ricos e lindos. Seu pai tem uma fábrica de canhões. Todos tem incríveis espectativas sobre o menino que um dia será dono de Mirapólvora. Porém a escola produz no menino um incrível resultado ele dorme durante a aula.
“Quando começava o lento desfile das letras que caminham a passo pelo quadro-negro, quando começava a se desenrolar a monótona corrente dos três-vezes-três, dos cinco-vezes-cinco, dos sete-vezes-sete, Tistu sentia uma coceira no olho e logo caia no mais profundo sono. (p. 24).”
Seu pai o leva para ter aulas práticas com o Sr Trovões, gerente da fábrica de canhões e o jardineiro Bigode, assim além de ver as coisas, eles as vivenciará.
“Tistu, ao realizar o trabalho que Bigode lhe confiara, teve uma agradável surpresa: esse trabalho não lhe dava sono. Ao contrario, lhe dava um grande prazer. Ele achava que a terra tinha um cheiro gostoso. Um vaso vazio, uma pá de terra, um buraco com o dedo, e o serviço estava pronto. Passava-se logo ao seguinte. Os vasos iam se alinhando rente ao muro. (p. 32).”
Em sua primeira aula o jardineiro logo descobre que Tistu tem um dom. O garoto tem o dedo verde e para onde o aponta, nascem flores. Ele acredita que as pessoas não entenderão tal dom então resolve guardá-lo em segredo. Assim ele se torna o conselheiro de Tistu.
Já com o Sr. Trovões ele conhece um pouco do lado triste da vida: a pobreza, o hospital, o presídio. Tistu tenta alegrar um pouco estes lugares, enchendo os de flores.
Então um dia, Tistu conhece a fábrica de seu pai, e fica inconformado com o mal que os canhões e guerra causavam ao mundo. Assim com seu dedinho mágico resolve fazer que ao invés de soltarem fogo os canhões que estão sendo enviados para a guerra, soltem flores. Dessa forma, a fábrica de canhões de seu pai vai à falência e é transformada em fábrica de flores.
Triste e com remorso o menino resolve contar a seu pai que foi ele que estragou seus canhões. Assim a cidade Mirapólvora torna-se Miraflores.
Um dia Tistu recebe a noticia que Seu Bigode, o jardineiro está dormindo, mas descobre que ele faleceu. Resolve então construir uma escada de flores até o céu para ir buscá-lo, e seu pônei escreve na grama que Tistu era um anjo.

Angelo 13/08/2010

O primeiro
Primeiro livro que li.

TanSantos 16/08/2010

Bem, este foi o primeiro livro que li... foi como começou minha paixão pela leitura.
É um livro lindo que mostra a bondade de um garoto, Tistu, que descobre suas habilidades em combater a tristeza.

C r i s 09/07/2011

O menino do dedo verde marcou a minha infância.

Fogui 10/10/2011

Puro Humour e Poesia

O Menino do Dedo Verde.
Maurice Druon.
1981.
24° edição.

Já li está obra prima da literatura a ″milhares de anos″ atrás, era praticamente um bebê, e talvez por isso, o texto tenha ficado na minha memória até hoje.

É preciso preveni-los, que quando forem ler este livro, procurem estar com a mente aberta, não vá ler com pensamentos ou imagens pré-fabricadas.

Obvio que o livro é uma ficção. Alguns até podem chamar de fantasia, mas pra mim e o para o tradutor D. Marcos Barbosa é um texto transbordante de humour e poesia.

Muitos comparam ″O Menino do Dedo Verde″ ao ″O Pequeno Príncipe″ pq nos dois livros há um protagonista criança e menino, mas as semelhanças acabam por aí. Pois, as estórias dos livros são completamente diferentes, na realidade não é possível compará-los.

Então, te aconselho a permitir que Tistu, te leve para caminhar pela relva do prado

RECOMENDADÍSSIMO!!!

ADORO!!!

fernando 09/11/2010

O menino do dedo verde
Tistu é um menino adorado por seus pais, tem cabelos loiros e crespos na ponta, grandes olhos azuis, faces rosadas e macias.
Morava com seus pais em uma mansaõ imensa conhecida na cidade de Mirapólvora como Casa-que-brilha.Sua vida andava normal, até que Tistu descobre que seu polegar é verde, depois deste acontecimento sua vida e a de sua família muda cmpletamente.E ainda acontece outra coisa, Tistu descobre que ao colocar o polegar verde na terra cresciam plantas e árvores.Com esse dom o garoto leva muita alegria para sua cidade, e principalmente para s presidiários.