O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Talita 30/07/2010

O livro conta a historia de um menino que todos habitaram se a chamar Tistu. Logo quando ele nasceu foi levado à igreja para ser batizado como João Batista, mas protestou violentamente contra isso. Deu se então um fato curioso, tão logo todos saíram da igreja não lembrava mais sei nome. Assim ele passou a ser chamado Tistu.

“Isto prova simplesmente que idéias pré-fabricadas são idéias mal fabricadas, e que as pessoas grandes não sabem mesmo o nosso nome, como também não sabem, por mais que pretendam, de onde foi que viemos, por que estamos aqui e o que devemos fazer neste mundo. (p. 13 e 14)”
No decorrer do livro o autor faz várias considerações sobre como as idéias pré-fabricadas influenciam em nossa vida e como as pessoas geralmente preocupam se muito com elas. Mas que essas idéias não nos dizem muita coisas, somente são importantes se viemos ao mundo somente para ser gente grande. Agora se viemos ao mundo para ser mais que isso elas somem rápido de nossa cabeça.
Tistu é um menino muito sortudo. Vive na cidade chamada Mirapólvora, numa grande casa, a Casa-que-brilha, com o Sr. Papai, Dona Mamãe e o seu querido pônei Ginástico. Eles são ricos e lindos. Seu pai tem uma fábrica de canhões. Todos tem incríveis espectativas sobre o menino que um dia será dono de Mirapólvora. Porém a escola produz no menino um incrível resultado ele dorme durante a aula.
“Quando começava o lento desfile das letras que caminham a passo pelo quadro-negro, quando começava a se desenrolar a monótona corrente dos três-vezes-três, dos cinco-vezes-cinco, dos sete-vezes-sete, Tistu sentia uma coceira no olho e logo caia no mais profundo sono. (p. 24).”
Seu pai o leva para ter aulas práticas com o Sr Trovões, gerente da fábrica de canhões e o jardineiro Bigode, assim além de ver as coisas, eles as vivenciará.
“Tistu, ao realizar o trabalho que Bigode lhe confiara, teve uma agradável surpresa: esse trabalho não lhe dava sono. Ao contrario, lhe dava um grande prazer. Ele achava que a terra tinha um cheiro gostoso. Um vaso vazio, uma pá de terra, um buraco com o dedo, e o serviço estava pronto. Passava-se logo ao seguinte. Os vasos iam se alinhando rente ao muro. (p. 32).”
Em sua primeira aula o jardineiro logo descobre que Tistu tem um dom. O garoto tem o dedo verde e para onde o aponta, nascem flores. Ele acredita que as pessoas não entenderão tal dom então resolve guardá-lo em segredo. Assim ele se torna o conselheiro de Tistu.
Já com o Sr. Trovões ele conhece um pouco do lado triste da vida: a pobreza, o hospital, o presídio. Tistu tenta alegrar um pouco estes lugares, enchendo os de flores.
Então um dia, Tistu conhece a fábrica de seu pai, e fica inconformado com o mal que os canhões e guerra causavam ao mundo. Assim com seu dedinho mágico resolve fazer que ao invés de soltarem fogo os canhões que estão sendo enviados para a guerra, soltem flores. Dessa forma, a fábrica de canhões de seu pai vai à falência e é transformada em fábrica de flores.
Triste e com remorso o menino resolve contar a seu pai que foi ele que estragou seus canhões. Assim a cidade Mirapólvora torna-se Miraflores.
Um dia Tistu recebe a noticia que Seu Bigode, o jardineiro está dormindo, mas descobre que ele faleceu. Resolve então construir uma escada de flores até o céu para ir buscá-lo, e seu pônei escreve na grama que Tistu era um anjo.

Angelo 13/08/2010

O primeiro
Primeiro livro que li.

TanSantos 16/08/2010

Bem, este foi o primeiro livro que li... foi como começou minha paixão pela leitura.
É um livro lindo que mostra a bondade de um garoto, Tistu, que descobre suas habilidades em combater a tristeza.

Giovana 30/10/2009

Mensageiro do AMOR
È um livro que meu pai me indicou, ele gostaria muito qu eu lesse e entendesse sua mensagem. Então, como ótima filha que sou, rsrrsrs. Resolvi ler. Entendi o que meu pai queria me passar. Um livro mágico, que me ensinou a conhecer os valores. Um livro que eu quero ter na minha estante para transmitir para os meus FILHOS a mesma mensagem que quando criança recebi.

Fogui 10/10/2011

Puro Humour e Poesia

O Menino do Dedo Verde.
Maurice Druon.
1981.
24° edição.

Já li está obra prima da literatura a ″milhares de anos″ atrás, era praticamente um bebê, e talvez por isso, o texto tenha ficado na minha memória até hoje.

É preciso preveni-los, que quando forem ler este livro, procurem estar com a mente aberta, não vá ler com pensamentos ou imagens pré-fabricadas.

Obvio que o livro é uma ficção. Alguns até podem chamar de fantasia, mas pra mim e o para o tradutor D. Marcos Barbosa é um texto transbordante de humour e poesia.

Muitos comparam ″O Menino do Dedo Verde″ ao ″O Pequeno Príncipe″ pq nos dois livros há um protagonista criança e menino, mas as semelhanças acabam por aí. Pois, as estórias dos livros são completamente diferentes, na realidade não é possível compará-los.

Então, te aconselho a permitir que Tistu, te leve para caminhar pela relva do prado

RECOMENDADÍSSIMO!!!

ADORO!!!

fernando 09/11/2010

O menino do dedo verde
Tistu é um menino adorado por seus pais, tem cabelos loiros e crespos na ponta, grandes olhos azuis, faces rosadas e macias.
Morava com seus pais em uma mansaõ imensa conhecida na cidade de Mirapólvora como Casa-que-brilha.Sua vida andava normal, até que Tistu descobre que seu polegar é verde, depois deste acontecimento sua vida e a de sua família muda cmpletamente.E ainda acontece outra coisa, Tistu descobre que ao colocar o polegar verde na terra cresciam plantas e árvores.Com esse dom o garoto leva muita alegria para sua cidade, e principalmente para s presidiários.

Raquel 29/10/2010

Quando pequena li umas duas vezes. Sempre me encantava. A história é linda e sim, ensina alguns conceitos para nós, grandinhos... Li a 3ª vez esse ano e consegui captar mensagens que quando criança não consegui entender.
Recomendadíssimo!!! E pra qualquer idade!!

;)

Marcelo 12/12/2010

Todos nós fomos Tistu (um dia...)
Senti uma boa nostalgia ao ler "O Menino do Dedo Verde". Há tempos não lia uma história onde a inocência da infância fosse tão profundamente apresentada e encarada como a única solução para os problemas do mundo. Hoje, a criança quer ser adulto o mais rápido possível e as pessoas ao seu redor aprovam esse tipo de desejo. Criança com jeito de criança está cada dia mais raro. Tistu, o protagonista, é uma criança no último sentido da palavra: questiona, não conhece o mundo mas não tem medo dele. Enfim, é um personagem que nos toca ao nos alertar para um lado nosso que acabamos esquecendo: um dia, fomos como ele. Quando é que a gente deixou de ser?

jones 01/12/2010

O menino do dedo verde
Essa historia conta sobre um menino que era fascinado por plantas arvores jardins e o pai dele era rico.QUando ele cresceu queria ser jardineiro mas o pai dele não quis e logo apos ele descobre que é um anjo.

pedro 02/12/2010

O Menino do Dedo Verde
Tistu era um menino que adorava as plantas.Ele era loiro e de olhos azuis,e sua familía era muito rica.Tistu adorava ver o jardineiro de sua casa trbalhando,ele contava todos seus segredos a ele.Um dia quando Tistu acordou começou a sentir que havia algo no seu polegar e dedodescobriu que era o menino do dedo verde pois nascia plantas em seu dedo então no final do livro ele descobri que e um anjo e sobe para o céu

ligia 02/12/2010

O menino do dedo verde
Era uma vez um menino batisado de João batista mais chamado de xisto,ele era bonito com os pais ,mas ele tinha um dom tinha o dedo verde que tudo que ele tocava ganhava cor e deixava alegre e até tinha veses que deixava as coisas como plantas verdes e com cores . Gostei muito deste livro pois ele fala sobre alegria e eu gosto disso.

Vivi Böck 07/01/2011

Clássico
Um clássico da literatura...li na minha infância...e achei ótimo.

Marihh 11/01/2011

Meu ruim.
Bom, quanto a este livro, eu posso dizer que particurlamente não gostei muito, porque é meio fora da realidade e um pouco cansativo. Não gosto muito de livros que fogem da realidade ou que são completamente fora dela. Prefiro livros que posso imaginar eu dentro dele.
Este livro eu li para a escola e não gostei muito.
Não recomendo.

Bbel 19/03/2011

"É preciso vigiar de perto esse menino! Ele pensa demais..." (p.40)
Recomendo a leitura para crianças! Lendo sozinha achei cansativo... É o tipo de livro que imagino que vou ler para meus filhos a noite, um capítulo por dia! São capítulos bem pqnos e que despertam certas curiosidades que podem fomentar um diálogo mto legal! O importante é q as curiosidades não são sobre a história do tipo "o que será q vai acontecer?", mas sim sobre temas gerais, do tipo: "por que será q os adultos não questionam seu mundo?". É simples e singelo, mas também um pouco profundo, o suficiente para acolher a criatividade de uma criança!