O menino do dedo verde

O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Kathleen Paiva 21/03/2021

Ótimo
Livro infantil feito para adultos! Leva a uma reflexão de como é o mundo. Mostra a visão de uma criança sobre nossas atitudes e como isso as afetam.

RicXand 21/05/2021

Bacana
Lembro de ter lido esse livro na infância, teve até excursão da escola para assistir a peça de teatro desse história.
Fui bom reler.

Marcelly.Foureaux 24/10/2023

" Dizei não à guerra, mas dizei-o com flores."
Que livro lindo, sensível e necessário.
Aprendemos muito com Tistu, um menino de uma família rica que não consegue frequentar as aulas, não presta atenção e acaba dormindo, por isso passa a ser ensinado em casa.
Tistu é um menino curioso, e se aborrece por muitas vezes não entender o que lhe é ensinado.
Ele descobre que tem polegar verde, e quem dera se todos nós tivéssemos o polegar verde!

Em uma das aulas sobre ordem/cidadania, ele visitou um presídio e ficou triste de ver como funcionava e ver toda a tristeza daquele lugar, então ele usou o polegar verde e fez nascer flores por todo o presídio, fazendo com que a situação melhorasse.
E quando ele visitou um hospital e fez nascer um jardim para uma menininha doente e assim ela se curou.
Até parar uma guerra ele parou!
Canhões haviam atirado flores!
O simples e o amor pode curar e é isso que ele nos mostra e nos ensina.

É um livro dito infantil mas que cabe perfeitamente para todos!
É uma leitura fácil e rápida.

" Dizei não à guerra, mas dizei-o com flores."

Brenda 01/02/2024

Ainda prefiro o pequeno príncipe, mas esse também é bom.
Eu li esse livro em algum momento, quando eu era muito criança, e decidi ler adulta porque essa é a única história que li e por algum motivo eu não me lembrava de mais nada.

Me surpreendi por se tratar de um livro que está cheio de mensagens e ensinamentos que também contemplam os adultos, é uma excelente história pra ler pra crianças e pré adolescentes.

Ao contrário do que pensei (já que eu não lembrava de nada), esse não é um livro sobre meio ambiente, mas uma clara crítica às guerras.

Nat 15/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
O Menino do Dedo Verde é um livro infanto-juvenil muito conhecido, sempre me foi recomendado, mas eu não fazia ideia da história. Tistu é uma criança que foi proibida de frequentar as aulas, pois só dormia nas aulas. O pai decidiu então que ele aprendesse as coisas em aulas práticas. Na aula com o jardineiro, descobriu que tinha o dedo verde! Ou seja, tudo onde tocava depois nasciam flores ou arbustos. Como a criança pura que é, Tistu tentou resolver todos os problemas do mundo com sua arma secreta. O final do livro é lindo!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
Athila 15/09/2020minha estante
O primeiro livro que li na vida e que me apresentou esse lindo mundo da leitura ?

Nat 15/09/2020minha estante
começou muito bem!!! li só depois de "velha" rs mas gostei mesmo assim

Bia 11/02/2021

É para todas as idades
É tão necessária todas lições que Tistu nos ensinar, todos deveria ler . Fiquei encantada.
Só não esperar esse final.

Alysson.Henrique 31/12/2022

O livro traz uma mensagem muito importante e é bastante importante e interessante o modo como o autor faz - não como se tentando infantilizar a mensagem, mas trazendo ela exatamente como é, confiando na capacidade das crianças de entenderem a mensagem.
Acho que só não gostei muito do final, não pelo que acontece em si, mas porque me pareceu desnecessário, talvez uma tentativa de dar um encerramento específico para a história que não seria necessário e que, por isso, não é trabalhado bem o suficiente. Mas em geral, é um livro muito bom.

July 22/07/2023

O menino do dedo verde
Um livro atemporal e com grandes lições para "as pessoas grandes".
Tistu e seu dedo verde, leva alegria e cores para locais que antes eram tristes e sombrios. É ainda capaz de evitar uma guerra e ensinar o sentido das coisas para os adultos.

Lili 07/05/2021

Encantador
Um livro simples, de fácil leitura e ao mesmo tempo tocante. Um jeito tão singelo de passar uma mensagem de empatia e amor que vale a leitura em qualquer idade.
Semeiem amor. Ele salva vidas.
Flores fazem mais pelo mundo do que armas.
Um clássico que será sempre atual.

Miro 09/01/2009

Leitura para crianças, mas que encanta pessoas de todas as idades
O formato da escrita certamente foi feito para crianças, mas a estória tem uma doçura permanente que acaba nos envolvendo. Deixe-se levar pela leveza do texto, para conseguir aproveitar o final surpreendente.

jhullia 30/05/2022

não tinha muitas expectativas mas ao decorrer do livro vi como ele aborda muitos temas e faz críticas sociais tão boas e mesmo assim mantém o clima leve e doce durante a história.