O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Carolina Del Puppo 13/03/2021

Muito fofo
Esse livro é uma graça. Passa rapidinho pelas poucas páginas, mas eu adorei. Tem muita sabedoria.

Marcia 22/03/2023

Minhas impressões sobre o livro
Lindo! Lindo! Lindo! Como não se encantar com Tistu, um garoto maravilhoso que conheci nesse livro: "O menino do dedo verde" do escritor Maurice Druon ( da academia francesa)
Esse livro é uma releitura pra mim e o escolhi para cumprir desafio de leitura cujo tópico é livro infanto-juvenil
História maravilhosa, sensivel que mostra o menino Tistu espalhando amor por onde passa. Leitura rápida que nos ensina muito, nos chama atenção para dar importância ao que realmente importa: o amor, a amizade, o cuidar uns dos outros, o cuidado e carinho para com todos os seres vivos. Tistu ouviu logo na infância o professor expulsa-lo da escola e dizer: "Ele não é como os outros!!" " Ele não é como todo mundo"
Mas seus pais não desanimaram e conseguiram fazer com que Tistu encontrasse o lugar e o que lhe fazia feliz.
O final é emocionante!
Amei reencontrar Tistu e deixo aqui minha dica de leitura.
Valeu!!!

Marcelo 12/12/2010

Todos nós fomos Tistu (um dia...)
Senti uma boa nostalgia ao ler "O Menino do Dedo Verde". Há tempos não lia uma história onde a inocência da infância fosse tão profundamente apresentada e encarada como a única solução para os problemas do mundo. Hoje, a criança quer ser adulto o mais rápido possível e as pessoas ao seu redor aprovam esse tipo de desejo. Criança com jeito de criança está cada dia mais raro. Tistu, o protagonista, é uma criança no último sentido da palavra: questiona, não conhece o mundo mas não tem medo dele. Enfim, é um personagem que nos toca ao nos alertar para um lado nosso que acabamos esquecendo: um dia, fomos como ele. Quando é que a gente deixou de ser?

Ioneide 05/04/2023

Os livros infanto-juvenis sempre me encantam
A história de um menino que transformava tudo que tocava. A classificação diz ser infanto-juvenil porém é uma leitura para qualquer idade.

Thalles.Haydan 22/03/2023

Tocante
Comecei a leitura esperando um livro leve e especial, com uma pegada mais simples e com uma história jocosa e compatível com uma história para crianças. Encontrei um livro clássico cheio de reflexões e sentimentos profundos que muitos se compara a livros dentro da mesma dinâmica como "O pequeno principe" e "sete minutos depois da meia noite". Achei uma leitura linda e com um toque simples mas que trata de assuntos importantes. Valeu muito a pena ler esse livro! Fica aqui a indicação a quem quiser ler esse livro, sinta a doçura do Tistu e conheça o mundo pelos olhos dele!!

Giuliane4 09/05/2023

Para a escola
Lido para a escola, não me lembro muito desse livro pois faz muito tempo que li ele e eu não era leitora na época. Apenas lia por obrigação. Mas é um bom livro infantil

Mariana Alverga 19/01/2023

O menino do dedo verde
O tipo de livro rapidinho que te faz pensar por bastante tempo,com foco no nosso querido Tistu,um menino rico que descobre ter o polegar verde. Nessa história acompanhamos o Tistu em suas aventuras junto com seu poder,um livro que pode ser lido quando criança,já que a linguagem é algo fácil,porém quando já se tem uma idade maior poderá ver significados lindos e nada superficiais dentro dessa mesma linguagem. Amei o livro e confesso que me emocionei com o final.

skuser02844 28/04/2023

Tistu, o primo humano do Pequeno Príncipe.
O menino do dedo verde, escrito pelo francês Maurice Druon, é um clássico publicado pela primeira vez em 1957, recomendável para todas as idades apesar de ser classificado como literatura infanto juvenil.
Sendo o primeiro livro que eu li sozinha, aos 6 anos de idade, ele claramente possui um lugar especial no meu coração por causa das boas primeiras memórias no mundo literário.
Quando eu resolvi por isso em prova com uma releitura, o arrependimento não me alcançou.
De construção leve e simples mas cheia de significados quando um olhar mais atento pousa sobre as palavras, a história de Tistu, o menino do dedo verde, deve ser lida, sentida e compreendida. E não somente com o cérebro das pessoas adultas, mas com o coração que possuíamos quando ainda crianças.
A cidade de Mirapólvora, lar dos personagens, sofreu uma revolução nas mãos, ou melhor, nos dedos desse menino de 8 anos que foi expulso da escola por ser diferente de todos os outros.
?Prezado Senhor, o seu filho não é como todo mundo. Não é possível conservá-lo na escola.?
A atitude tomada foi a de arranjar para ele lições sobre tudo com diversos adultos, como o Sr. Trovões e o Jardineiro Bigode.
"A vida é, afinal, a melhor escola que existe."
E nela, Tistu é o melhor aluno de todos.
Com seu polegar verde ele é até mesmo capaz de acabar com uma guerra usando flores. E estas são eficazes para tudo na vida, mas para nada da morte.
Se você quer entender o significado dessa frase e possuir uma outra lente para se olhar o mundo, essa leitura te espera.

Cauã 01/11/2021

O menino do dedo verde
O livro me deu vários ensinamentos, quem gostou de pequeno príncipe vai gostar. Indico pra todos.
Foi uma experiência incrível.

Willsp 23/01/2024

Tistu era um anjo.
Esse é um livro que contém uma narrativa que exala otimismo e positividade. A cada página, senti uma onda de otimismo crescer dentro de mim e o lembrete a todo instante da importância de ver o lado bom da vida. Foi uma experiência e tanto acompanhar essa jornada do Tistu, perceber que podemos, com um toque de gentileza, fazer o mundo ao nosso redor florescer. Embora seja uma obra direcionada ao público infantojuvenil, suas mensagens impactam pessoas de todas as idades. Este é mais um que entra na lista dos livros que irei apresentar para os meus filhos, quem sabe eles consigam tão novos ter um pouco do toque mágico do Tistu.

danimaccedo 14/06/2020

Singelo
Livro infantojuvenil com uma estória simples, capítulos curtos e mensagens importantes. Tistu, o menino do dedo verde, questiona ideias preestabelecidas pelos adultos que são passadas de geração para geração sem que ninguém questione. Com seu dom fantástico vai mudando o mundo ao seu redor, assim como a forma de ver e pensar das outras pessoas.
... As pessoas grandes, como já disse, tem ideias preestabelecidas e nunca imaginam que possa existir outra coisa além daquilo que já sabem...

Elani Araújo 19/12/2022

Livro que você acha que é infantil, mas é para todas as idades.
Um menino rico que um dia descobre ter um poder: onde ele encosta o dedo, nasce beleza! E o que a beleza pode fazer em um mundo que há guerra e sofrimentos desnecessários? neste livro, vemos que a beleza pode mudar tudo.
Cássia Alencar 03/06/2023minha estante
Eu li quando adolescente e lembro que amei.

MAH =P 27/03/2022

LEIAM
Na minha escola foi leitura obrigatória mais ou menos no 3° ou 4° ano. E eu como uma boa estudante não li ele, porém vi MUITA gente elogiando o livro. Eu queria ler ele, mais não tinha como, então eu achei essa pérola na biblioteca e MEUDEUS que incrível, foi maravilhoso foi tão--
Me arrependo de não ter lido antes, acho uma pena que não seja tão conhecido pq merecia muito mas reconhecimento.

Cris 30/03/2023

Quem nos dera ter o dedo verde do Tistu ? quem nos dera.
" Assim, vivendo na Casa-que-Brilha, junto ao cintilante Papai e a perfumada Mamãe, no meio de belas árvores, belos carros e belos cavalos, Tistu era um menino imensamente feliz."

Sabe aqueles livrinhos que estão na repartição infantil nas livrarias e que parecem ser bem bobinhos? Pois bem, 'O menino do dedo Verde' é vendido, especialmente, para esse público mas de maneira alguma deve ser deixado de lado por um adulto. Na verdade, a experiência ideal, na minha opinião, é uma leitura conjunta entre pais e filhos pois os ensinamentos e puxões de orelha do pequeno Tistu muda a gente e até envergonha, afinal, estou falando de uma criança com ideias e ações que mudariam para melhor a vida das pessoas e o mundo, sem dúvidas!

O enredo em si é bem simples e narrado por um garotinho de família rica que de tanto dormir em sala de aula, acaba por ser educado em casa, no entanto, conforme as lições vão sendo ensinadas, Tistu se aborrece por não entender o motivo de tanta coisa. Por exemplo, em uma de suas aulas sobre ordem/cidadania foi levado a um presídio na cidade onde morava e lá viu de tudo, menos cidadania ? sentiram o peso? É só o começo rs. O garotinho fica triste com toda aquela situação e apenas toca nas grades do local e, inexplicavelmente, começa a ver nascer flores nas paredes, e o que um dia foi conhecido por ser um lugar detestável, perigoso e até inumano, ganha um novo significado. Um humano significado.

Não entrarei em detalhes sobre os outros tantos feitos de Tistu, apenas preciso informá-los de que me emocionava a todo momento. As mensagens de esperança e de amor foram de uma singeleza e delicadeza que aqueceram o meu coração. A trama no geral até pode ser simplista, mas nunca boba como li em algumas resenhas por aí. Bem como diz em 'O pequeno Príncipe': O essencial é invisível aos olhos.

E para encerrar, Maurice Druon escreveu um livro poético, reflexivo, encantador e que nunca deixará de tocar os corações de quem o lê. Os próprios personagens de 'O menino do dedo Verde' encantam sem nenhum esforço, tudo flui naturalmente. Tistu aprendeu tanto que virou professor dessa aluna que vos fala. Ela vive achando que sabe muito sobre a vida. Ledo engano rs, ainda é necessário mudar alguns conceitos.

" Para cuidar direito dos homens é preciso amá-los bastante."