O menino do dedo verde

O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

@fernandajfguimaraes 07/09/2020

Um livro para sonhar com os pés no chão. Lembra muito O Pequeno Principe.

Luiza.Alcantara 16/10/2023

Um clássico. Acredito que todo mundo deveria ler esse livro, o qual traz intensas reflexões através do olhar de uma criança.

Catarine Heiter 29/10/2020

Reler O menino do dedo verde depois de adulta foi uma experiência interessante! Foi possível observar profundidade, lirismo e beleza diante de um olhar infantil para um mundo tão cruel. A linguagem é muito acessível e lembro muito bem que, quando criança, fui absorvida pelas metáforas; o que na releitura, de forma incômoda, foram provocadoras de grandes reflexões. Se outrora fiquei maravilhada com a possibilidade de um humano poder fazer brotar maravilhosas plantas através do seu polegar, desta vez terminei a leitura pensando sobre o que nos leva a continuar fazendo as mesmas coisas quando já sabemos que o resultado será o motivo das lamúrias de sempre!

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL 2020, na categoria “Que tenha criança como personagem principal”

Lily116 11/01/2021

o menino do dedo verde ??
Poxa vida que livro mais lindo, eu jamais esperava por esse final tão maravilhoso.
Esse livro nos surpreende quando menos esperamos.

"Dizei não à guerra, mas dizei-o com flores."
Nice 11/01/2021minha estante
Que bom saber , esse eu não conhecia, já vai para minha lista de leituras ?

Joyce 05/01/2024

Um clássico com muitas reflexões
Aqui vamos conhecer o pequeno Tistu e seu dom que é ter o ?dedo verde?? onde ele toca nasce plantas e flores. Seus pais o tiram da escola porque os professores dizem que ele é diferente e decidem ensina-lo em casa, com diferentes professores. Dai vamos acompanhando os aprendizado do Tistu e refletindo com ele também. Uma leitura leve e curta com uma linda história.

luiza 06/01/2021

É uma leitura muito rapidinha e ao mesmo tempo tocante. A gente vê a história de um menino conhecendo o mundo e seus problemas e com bondade e a natureza tenta melhorar tudo.

O final me deixou com o coração quentinho e eu acho que ele tem pequenas lições de moral se você estiver disposto a exergá-las.

Jackiely 05/03/2022

Um dia irei ler esse livro para meus filhos ❤️
Uma professora de português me sugeriu esse livro em 2014, só agora eu fui ler e sempre vem aquela sensação de que eu deveria ter lido antes.
Livro tão curto e tão cheio de ensinamentos, de encher os olhos de encanto✨

Simonne.Ferrer 03/06/2021

Simplesmente lindo
Que livro!
Cheio de ternura e com final tão tocante, se tivéssemos um pouco dessa sensibilidade das crianças o mundo seria diferente.

Elis.Naiara 23/06/2020

Livro perfeito. Leitura de fácil compreensão. Ensina a bondade e inocência que nós adultos não deveríamos perder nunca, pensar no outro como irmão, e não apenas no próprio bolso, na ganância. Aborda ainda o tema da morte, do luto. Livro perfeito para trabalhar com as crianças.

Cecilia 17/06/2022

O menino do dedo verde
E quando Tistu vai aprender sobre a cadeia...
"- Por que é que os pedreiros puseram essas horríveis pontas de ferro por toda parte? - perguntou Tistu.
- Para impedir que os prisioneiros fujam.
- Se esta cadeia não fosse tão feia - disse Tistu- talvez eles tivessem menos vontade de fujir.
(...)
- Você devia saber que um prisioneiro é um homem mau.
- E colocam o prisioneiro aqui para curar a maldade?
- Experimentam. Tentam ensinar-lhe a viver sem matar e roubar.
-Mas eles aprenderiam bem mais depressa se o lugar não fosse tão feio!"

Esse trecho citado foi um dos momentos mais marcantes do livro pra mim. E é assim ao longo da história. Uma criança questionando questões importantes da nossa sociedade e encontrando soluções simples...

Um livro mágico, que levanta questões ecológicas e sociais de forma lúdica.

Confesso ter me emocionado muito com essa história, pois sã questões reais e tão complexas de serem enfrentadas nos dias atuais.

Quem dera tivéssemos todos vários Tistus para nos ajudar.

Tirei 1/2 estrela da avaliação por conta do autor. Incrível uma pessoa que escreveu este livro ter posição política tão torta. Inacreditável.

Recomendo muito este livro. História para todas as idades.

Patricia Milani 19/10/2023

Tistu nosso querido menino do dedo verde nos encanta com a forma com que vê e age para modificar as coisas ao seu redor, tentando de alguma forma fazer o mundo um pouquinho que seja melhor.

"-Chora, Tistu, chora -dizia Ginástico. -É preciso. As pessoas grandes não querem chorar, e fazem mal, porque as lágrimas gelam dentro delas, e o coração fica duro."

Leti 21/10/2023

Boas reflexões
Acho um ótimo livro para introduzir assuntos como sustentabilidade, direitos humanos e desigualdade para crianças, mas achei o final meio nada a ver.

Aída 11/07/2020

Um conto . . .
Um conto dito infantil que vale super para adultos. Tem uma linguagem bem para crianças mesmo mas, por ser pequenininho de leitura rápida, vale a leitura do público adulto e rende uns bons pensamentos.

Roberth 22/12/2023

Muita emoção ao ler este livro.
Este eu li sozinho primeiro. Aguardarei um pouco mais antes de ler com os meninos, ou então lerei apenas com o de 07 e depois com o mais novo...

Por ser mais longo, com uma linguagem um pouco mais exigente, requer uma atenção maior da criança. Contudo, vale muito o investimento de tempo e a desenvoltura ali na contação da história, pois o livro possui momentos belíssimos e singelos, que tocam mesmo o coração.
Toshiko.Pri 22/12/2023minha estante
Muito legal que você lê com seus filhos ????

Roberth 22/12/2023minha estante
Esse final de ano foi uma correria tamanha que eu reduzi muito as minhas leituras, mas as deles não dá pra parar não hehe É algo precioso demais!

Toshiko.Pri 22/12/2023minha estante
Parabéns pela prioridade ?