23 Formas de Morrer

Felipe de Paula Sá

Resenhas - 23 Formas de Morrer

Mari 23/11/2020

Contos emocionantes!!! ???
Um livro que em alguns aspectos deixa a gente angustiados. Aqui temos um livro de contos de várias formas de morrer. Nos emocionamos com diversas histórias e algumas até são angustiantes e arrepiantes. Recomendo demais o livro. DISPONÍVEL NO KINDLE UNLIMITED.

Fernanda 13/01/2021

Bom passatempo.
Coletânea de contos sobre a morte, em diferentes facetas.
Não considerei excelente, mas é um bom passatempo para um dia de preguiça.

Paulo Silas 29/07/2020

Reunindo histórias que narram os últimos instantes das vidas das mais variadas personagens, a coletânea de contos "23 Formas de Morrer" oferece ao leitor relatos sobre a vida e morte - algo permeia uma tênue linha que divide o tudo e o nada, o antes e o depois, o vivo e morto, o dinâmico e o estático. Tendo como escopo (ou ponto de partida) a proposta de tracejar os últimos instantes daqueles que ainda respiram, a obra caminha por esse nebuloso caminho que para muitos é tabu. Através de relatos ficcionais, alguns bastante próximos da realidade conhecida e outros situados no reino de uma cogitada fantasia, os autores escrevem linhas a partir das quais são conhecidas diversas formas de morrer.

Sendo uma coletânea de contos que reúne diversos autores, cada um responsável por um capítulo, diversidade é algo que o leitor pode contar: de estilo, de abordagem, de ritmo, de tamanho, enfim, de variedades tantas. Em "Samhain", P. E. Oliveira conta a história de uma bruxa que busca vingança após ter sido violentada de diversas formas por seus familiares. No conto "Que bela noite para morrer", Néka Martins narra a aflição de uma medalhista olímpica que foi sequestrada por um raptor livre de qualquer suspeita, aguardando amargamente pelo fim esperado. Em "A aposta", Maria Carminha Pires traz uma história incômoda que abala o leitor: um garoto aceita a aposta de entrar num poço, lançando-se para onde acaba por dar seus últimos suspiros. Esses e tantos outros contos abordam a temática da morte pelo relato ficcional da literatura - cada qual ao seu modo.

Dentre os tantos contos que estão presentes na obra, há os que abordam a morte como fim, bem como também há os que ultrapassam essa linha do corpo que jaz inerte, conduzindo o leitor para um plano outro. De todo modo, qualquer seja o âmbito em que se situe a história, todas elas possuem como traço em comum a descrição dos últimos instantes da vida de alguém - quando não mais de um alguém. Boa literatura é o que se encontra em muitos dos contos da coletânea, tratando-se de uma leitura certamente satisfatória.

Isa 11/12/2020

Impactante
Não esperava tanto dos contos, mas cada um me surpreendeu de forma mega positiva.