Enquanto o Ditador Dormia...

Enquanto o Ditador Dormia... Domingos Amaral

Resenhas - Enquanto o ditador dormia...

Kymhy 05/04/2018

Enquanto o Ditador Dormia... - Domingos Amaral
Em uma época em que todos eram desconfiados por conta da guerra, um agente terá uma missão nas terras lusitanas, no maior estilo 007. Quem disse que somente nos filmes existem perseguições e espionagem?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-enquanto-o-ditador-dormia-domingos-amaral/

Fátima Lopes 26/04/2015

Agradável Surpresa
Recebi este livro através de troca e não estava muito confiante de que seria uma boa leitura, mas estava enganada . A narrativa traz um enfoque diferente sobre a Segunda Guerra Mundial com Lisboa como cenário de intrigas , agentes secretos, espiãs sedutoras e outros elementos que já vimos em inúmeros livros e filmes, mas sempre em cidades como Paris, Londres ou Berlim.
Termos e expressões lusitanas dão colorido à leitura e o filme Casablanca é citado de forma charmosa no desfecho do livro.

Evilanne 27/07/2011

Um livro intensamente fugaz!
A 2ª Guerra Mundial nunca vai parecer a mesma coisa para mim depois dessa leitura. Surpreendente a forma como Domingos Amaral entrelaça os personagens, constrói um enredo de qualidade e escreve com simplicidade. A leitura é rápida, não cansa. Os personagens são contagiante, todos com profundos defeitos e medos tão humanos que me fizeram refletir sobre como seria viver durante a Guerra, mas não 'dentro' da Guerra. São pessoas que tem suas vidas ditadas por decisões políticas, vendo as condições sociais de seu país cada vez pior, mas que não largam o anseio pela felicidade - mesmo que essa busca seja por momentos felizes tão fugazes e breves. A espionagem, a sensualidade, a elegância - por vezes, forjada - tudo constitui um ambiente propício para as tantas aventuras descritas. Peguei-me sorrindo alto, chocada, com raiva e até mesmo triste ao longo da leitura. De fato, esse livro conseguiu mecher comigo.
Também, faz-se interessante essa nota, o Jack Gil é um personagem muito bem feito, encantador! Mesmo se envolvendo com tantas mulheres, pelo momento que passa com cada uma, se envolve com tanto afinco que as possui como se fossem únicas em sua vida.
Falas imprevisíveis, bem elaboradas, situações inusitadas, surpresas e reflexões sobre amor, amizade, patriotismo e humanidade. Um registro histórico bem didático de um dos momentos mais intensos da história do mundo. Sem sombra de dúvidas, um livro que recomendo.

"Seria a guerra, o medo de morrer, que soltava as mulheres assim, ao ponto de desejarem tanto e tudo, ao ponto de não quererem parar?"

"(...) quando parte uma mulher que amamos, foge-nos uma parte do nosso coração. Mas, quando parte um amigo, é uma parte da alma que se vai embora com ele. A amizade torna a nossa vida memorável."