A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Ju 06/05/2024

Pra ler, reler e espalhar
Quando vi que o Krenak assumiu uma vaga na Academia Brasileira de Letras, me interessei em ler sua obra, já o tinha visto na mídia e o admirava. Não me decepcionei. Esse foi o primeiro livro é já estou com o segu do em mãos engatilhado.

O livro é pequeno em tamanho e grande em aprendizado, seus pensamentos são profundos e importantíssimos, adorei a expressão dele que não podemos "comer dinheiro " e que a "vida por si só já é útil, nossa mente que teima em dar uma utilidade a ela", somos parte da natureza e ao destruí- lá estamos destruindo a nós mesmos.

Raoni Pereira 05/05/2024

"A Vida Não É Útil", escrito por Ailton Krenak, é uma obra provocativa que desafia as noções convencionais de utilidade e valor na sociedade moderna. Krenak, um líder indígena e pensador ambiental, convida os leitores a repensar o significado da vida, questionando a obsessão pela produtividade e pelo progresso a qualquer custo.

Ele argumenta que a vida tem um propósito mais profundo do que simplesmente ser útil para os sistemas econômicos e políticos. Em vez disso, ele destaca a importância de reconhecer a interconexão entre todos os seres vivos e de viver em harmonia com a natureza.

O livro oferece uma reflexão inspiradora sobre como podemos encontrar significado e propósito em nossas vidas, longe das pressões da sociedade consumista.

13marcioricardo 04/05/2024

Infantil
A Greta Thunberg poderia ter escrito isto. Bom, agora ela já cresceu um pouco, talvez seja capaz de melhor. Além disso é branca e, como diz o autor, os brancos têm a cabeça vazia... Seus ancestrais, esses sim, eram sábios...

Enfim, este senhor foi eleito há dias imortal da Academia Brasileira de Letras. Sinal dos tempos... Pelo seu talento literário é que não foi eleito, basta ler este livro.

Leva três estrelas porque é um livro raso. Alguns jovens e adolescentes podem se impressionar, isso deve explicar suas boas notas. Não leva menos porque a ideia central do livro é válida.

O ser humano precisa mesmo de repensar sua atitude com este planeta, com a natureza, com seu lar, pois não temos outro. Mas a discussão precisa ser honesta, não queremos que o autor da próxima vez comunique conosco através de sinais de fumo.

Maia.Schiavon 04/05/2024

Com a pandemia e o isolamento da COVID-19, Ailton Krenak começa a formular pensamentos sobre como o modo de vida do humano está toda errada. Ele traz os fatos, como por exemplo, as grandes empresas tiveram grande prejuízo por causa da pandemia, e como a vida n pode parar, do mesmo jeito q a natureza não para

surrando 03/05/2024

GENIAL
Primeiro livro nacional do ano e que maravilha, o airton krenak eh um cara genial e essa eh a palavra que descreve esse livro p mim.

o primeiro ""conto"" com certeza foi meu favorito, em "nao se come dinheiro", ele vai falar de uma maneira nua e crua sobre como nossa sociedade gira em torno do dinheiro e o interesse de poucos pessoas e que excluem a boa massa e o proprio planeta que vivemos e principalmente quem sempre cuidou dele, os povos originarios.

muito bom!!!!

Laura.Mesquita 01/05/2024

Amei!
Impressionante como o Ailton colocou em palavras os meus pensamentos sobre o mundo e os desenvolveu tão bem! li diversas frases que expandiram demais minha visão e que vou lembrar sempre. Muito feliz por poder ter lido seu olhar sobre o sistema atual e o estado do planeta!

Michel Pinto Costa 30/04/2024

Somos uma praga, ok. Mas, e aí?
Ailton Krenak tem uma grande preocupação com o planeta e tem em suas obras o chamado para a origem, a ancestralidade.
Ele tem forte crítica a exploração predatória da natureza, e no livro afirma que nós, humanos, "somos a praga do planeta". Essa pode ser uma afirmação pueril, mas com 7 bilhões de pessoas vivendo nessa pedra gigante, qual a solução? É impossível voltar às origens (apesar de ser possível aumentar a produtividade e paralisar a destruição). Deveria existir um controle populacional? Voltarmos todos a morar em aldeias, plantando nosso próprio sustento e vivendo em comunidade como numa grande aldeia Krenak? Ficam essas questões.
Matheuscko 30/04/2024minha estante
Fica o questionamento, é uma análise extremamente pueril que não retrata todos os viéses, dizer que o ser humano é uma praga e que deve-se retroceder ao estado natural das coisas não resolve a situação; propõe-se uma solução que não pode ser testada e sequer podemos afirmar. Também é interessante ver como pensamentos como estes geraram as idéias malthusianas, retirando do ser humano a sua própria liberdade, um exemplo de tirania, é semelhante a madrasta da Branca de Neve: "Matarei pois a Branca de Neve, deste modo serei a mulher mais bonita!", se cria um argumento espantalho para que a tirania se estabeleça.

Michel Pinto Costa 30/04/2024minha estante
Vejo dessa mesma forma. Por trás de palavras bonitas se escondem ideias tirânicas perigosas.
Difícil debater essas ideias autoritárias implícitas, pois qualquer questionamento leva o interlocutor a sacar uma armadilha na linha de 'mas você não é favorável a preservação da natureza?'.

arisreading 29/04/2024

Desce duas consciências de classe por favor !
"Ou você produz as condições para se manter vivo ou produz as condições para morrer"
Para a classe dominantes dizer que seria melhor se os grupos de risco não existissem não é ato falho, eles sabem o que estão dizendo. Eles querem deixar sua marca material no mundo para se mostrarem superior aos outros, mesmo que isso custe uma humanidade inteira e, muito menos significativa, uma sub-humanidade também. E nós, subordinados do sistema, realmente achamos mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo.

Sophia.Shinohara 29/04/2024

A vida não é útil
Leitura rápida e de fácil entendimento, terminei o livro em dois dias e foi super tranquilo entender a mensagem, o tema apresentado é muito importante e nos faz repensar sobre a vida e o que estamos fazendo com nosso tempo e o mundo.

?Não se come dinheiro.?

carolmc_ 29/04/2024

Outra vida é possível
Krenak sempre sendo uma verdadeira aula de como é possível outro estilo de vida, outros objetivos, outras vivências que não somente as que nossa mente limitada conhece.

Felps19 26/04/2024

Uma reflexão da contemporaneidade
Primeiramente, é Ailton Krenak né minha gente? não tem nem como não recomendar esse livro para qualquer um. Nesse livro ele nos leva a tirar a mãozinha do computador e do cartão de crédito para colocar na cabeça e pensarmos ?O que caralhos estamos fazendo????. Ele nos trás uma visão de mundo que, por mais que alguns alegam ser ?militante? e ?clichê?, é bem única e coerente com os valores de seu povo e com a realidade a qual vivemos.

Uma excelente leitura (senão obrigatória) para todos que querem ver o mundo contemporâneo com outros olhos.

Lets 25/04/2024

Leiam!!!
Muito importante ler autores indígenas porque geralmente vivemos em uma bolha e na rotina automática que levamos nem refletimos tanto sobre esses assuntos (que são muito graves)

Larissa Haerolde 25/04/2024

Não sei, esperava mais
Excelente título, leitura rápida, mas muito solta. pelo menos pra mim, as ideias ficaram soltas ao longo da leitura.

hugomedina 24/04/2024

NECESSÁRIO!
É... Ailton Krenak nunca deve ter sentido frio, pois sempre esteve coberto de razão.

Que homem, que pensamentos incríveis e que forma maravilhosa de interpretar o que nós, pessoas que vivemos em metrópoles e nessa vida rápida e instantânea não conseguimos ver.

Escrito com base em entrevistas e textos do período pandêmico da Covid-19, A Vida Não É Útil traz consigo reflexões incisivas que nos atingem de forma brutal. Como sempre, Ailton discute e questiona o que é a humanidade e como essa suposta destrói a natureza que dela faz parte. Tudo isso, tem influência do nosso pensamento acerca da necessidade em ser ÚTIL. Tudo o que fazemos gira em torno de querer que isso nos beneficie e traga um retorno para nós.

"A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária."

Recomendo demais esse livro, especialmente pra pessoas que, assim como eu, vivem em uma rotina acelerada e recebendo uma rajada de conteúdos inúteis por onde quer que ande.

Dessah 23/04/2024

Em reflexão provocadas pela pandemia de COVID -19, o pensador e líder indígena volta a apontar as tendências destrutivas da chamada "civilização": consumismo desenfreado, devastação ambiental e uma visão estreita e excludente do que é a humanidade.