A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Lukinhas 31/03/2022

A Vida Realmente Não é Útil
Só depois da metade do livro fui entende o nome do livro e concordo muito com essa afirmação, buscamos tanto sempre nos ocuparmos com alguma coisa, fazer nosso tempo "ser útil" e isso é totalmente sem sentido, no início achei que ele estava jogando a culpa dos problemas do mundo nas pessoas como indivíduo nas depois vi que na verdade ele estava pondo na sociedade como um todo o que é muito mais coerente e lógico, adorei esse livro ???

Rodrigo 01/04/2022

Leitura agradável
Encerro a leitura compreendendo que a simplicidade não é sinônimo de uma categoria intelectual inferior. Antes disso, a argumentação utilizada pelo autor remete à sabedoria dos povos originários onde me recordo de Foucault ao descreve o saber como um ordenamento discursivo da realidade. Aproximar-me da escrita Krenak é sinônimo de satisfação em mergulhar em uma literatura marginal.

O livro é curto, e para quem lê em períodos alternados a organização por capítulos é muito possível. Sua linguagem é democrática e possibilita abertura para refletir sobre como a humanidade caminha para a sua própria degradação.

Espero que ao relacionar-se com a obra você também tenha o prazer de, nos termos do autor, perceber que este livro não é útil.

Luciana 03/04/2022

Não sairemos os mesmo
Nós faz repetir o quanto o ser humano é um ser totalmente individualista nos tempos de hoje e esquece que não se vive só. Somos uma sociedade e vivemos em comunidade. O livro mostra como a vida que estamos vivendo hoje ( o modelo de vida ) não é nada útil. O que deixa nossas vidas não serem vividas mas apenas estamos só sobrevivendo .

Natalie.Rios 11/04/2022

Compilado de lives
É um compilado de falas do Ailton Krenak, que não são ruins, mas não dá a liga de livro não. São textos soltos, não constrói começo, meio e fim.
Bem diferente do livro anterior que li

adre 14/04/2022

Leitura obrigatória!
"Quando o último peixe estiver nas águas e a última árvore for removida da terra, só então o homem perceberá que não é capaz de comer seu dinheiro.
(...) Se isso acontecer, como é que os caras que concentram a grana do mundo - que são poucos - vão ficar? Quem sabe a gente consiga tirar o chão debaixo dos pés deles. Porque eles precisam de uma humanidade, nem que seja ilusória, para aterrorizarem toda manhã com a ameaça de que a bolsa vai cair, de que o mercado está nervoso, de que o dólar vai subir. Quando tudo isso não tiver sentido nenhum - o dólar que se exploda, o mercado que se coma!"

Toda vez que leio alguma obra ou vejo qualquer coisa sobre Ailton Krenak fico mais admirada! Sem dúvida alguma um dos maiores pensadores brasileiros da atualidade.

Leitura obrigatória! TODOS deveriam ler as obras do autor e ter a oportunidade de conhecer suas ideias.

soursnk 21/04/2022

Li pra escola.
Eu li esse livro pra um trabalho de filosofia mas eu até achei interessante, existem ponto específicos que eu gostei bastante, como a parte que ele diz que é imoral dizer que "agro é pop, agro é tudo", pois estamos meio que dizendo que o lado ruim disso é pop e tudo.

Não consegui explicar direito esse trecho, recomendo que leia o livro pra entender melhor, mas é basicamente isso.

Mariane 26/04/2022

Textos muito bons para refletir a forma como vivemos hoje... Os mesmos foram publicados no início da pandemia, e em um deles o autor fala que depois dessa situação atípica talvez caíssemos na real e as coisas começariam a ser diferentes, mas a pandemia mal foi controlada e estourou uma guerra, acho que dificilmente a humanidade ainda tem salvação...

Caroline.Carvalho 04/05/2022

"Nossos corpos estão relacionados com tudo que é vida"
"A vida não é útil" já é o segundo livro que leio de Ailton Krenak e é simplesmente necessário e doloroso constatar que estamos vivendo e cultivando as tendências destrutivas daquilo que chamamos de civilização.
Precisamos despertar para a ideia de que somos natureza, que somos parte indissociável do grande organismo vivo que é a mãe Terra. Devemos criar - realmente - a consciência de estarmos vivos.

André Aquino 04/05/2022

Vida é transcendência.
Um livro rápido que nos faz repensar sobre nosso papel na sociedade.
Meu primeiro contato com um livro desse autor, gostei da proposta.

Alassë 10/05/2022

Guarde na memória
Este livro é um ensinamento, a gente pode ler e jamais aprender, porque vivemos numa sociedade que diz exatamente o contràrio o tempo todo. Ou seja, é um aprendizado difìcil de reter. Aprenda "a vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela". Recorde "a vida é fruição, é uma dança còsmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridìdicula e utilitària".

Eu tenho que repetir todo dia e, mesmo assim, os sentimentos ficam angustiados de não encontrar utilidade e propòsito, mas a vida não tem essa finalidade. Apenas viva, trace as metas para relizar objetivos que tragam prazer, não porque precisamos ser ùteis, não somos operàrios da nossa pròpria vida.

Janaína 11/05/2022

Repetir, repetir, repetir....
.... para conscientizar.
A obra é um compêndio de falas feitas em "lives" e se relaciona com as obras anteriores: Ideias para Adiar o Fim do Mundo e o Amanhã Não Está à Venda (que até são tratadas em capítulos de A Vida Não é Útil).

Jo 31/05/2022

A vida não é útil
Uma leitura de fácil compreensão e rápida. Com reflexões interessante para a sobrevivência do planeta. O autor, que é líder indígena dirige críticas aos "consumidores do planeta".
Para o autor a pandemia que vivemos nos últimos dois anos é a terra falando com a humanidade, sinalizando para o que estamos fazendo com o nosso ambiente.
Perfeito!

Milena.Bessan 13/06/2022

A vida não é útil
Vamos lá, mais uma leitura do Ailton, e eu me encontro totalmente apaixonada.
Esse livro é mais uma crítica a entender que a vida ela vai passar, e temos que cuidar do que vamos deixar aqui no nosso território.
Então, compreender que temos que cultivar a natureza.

Antony.Trindade 13/06/2022

Somos os destruidores do planeta terra
Ailton krenak fala de forma verdadeira e forte. Ele aponta para a nossa hipocrisia e como fomos moldados a viver como o capitalismo quer. A nossa ideia de ?civilização? é tosca e inútil. Somos os maiores destruidores do planeta, obtemos diversos objetos sem necessidade, fingimos se preocupar com o meio ambiente mas vivemos presos em uma sociedade do consumo que produz de forma desenfreada.
O ser humano está destruindo o planeta terra, depois ele vai destruir a lua e os outros planetas.

Matheus 25/06/2022

A vida é (in)útil?
Esse livro traz uma abordagem interessante sobre o mundo durante a Pandemia causada pela COVID-19, a partir da ótica dos povos indígenas, com enfoque no consumismo desenfreado e suas consequências para a natureza. Com uma escrita fluente e leve, o autor convida o leitor a uma reflexão sobre a utilidade ou inutilidade da vida perante a forma que as pessoas se relacionam com o planeta e umas com as outras, além dos valores constituídos em sociedade.