A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Carla Maria 14/12/2020

Fantástico
O Planeta é um organismo vivo que está morrendo, e a humanidade é a única responsável por essa atrocidade. Hoje estamos colhendo os frutos de tantas irresponsabilidades e o covid é apenas o início de nossa própria destruição.

Um livro que reúne uma série de falas tiradas de algumas Lives de Ailton Krenak, onde o mesmo aborda assuntos importantíssimos que envolvem o nosso planeta.

Livro excelente!

Fabio Shiva 05/04/2021

“Temos que parar de nos desenvolver e começar a nos envolver.”
Esse pequeno grande livro é composto de cinco textos que foram adaptados de entrevistas, palestras e lives realizadas por Ailton Krenak entre novembro de 2017 e junho de 2020. Ao término da leitura, cheguei à conclusão de que Krenak pode ser chamado, com toda propriedade, de um autêntico “Arauto do Apocalipse”, se considerarmos o significado original e mais profundo da palavra “apocalipse”, que é “revelação”.

A revelação que Ailton Krenak nos traz é a de uma sabedoria ancestral, que é uma herança preciosa de toda a humanidade, mas que só chega até o momento presente graças à determinação e coragem dos povos indígenas, que souberam preservá-la. Contudo o grande mérito de Krenak é o de ser um admirável tradutor, que expressa os conhecimentos dos filhos das florestas em uma linguagem que não só é compreensível para os habitantes das “selvas de pedra”, como é capaz até mesmo de tocar seus enrijecidos corações. A mensagem de Krenak é dura e cheia de verdades amargas, contudo traz em seu âmago uma revitalizadora fé em novos futuros para a espécie humana:

“Quando pensamos na possibilidade de um tempo além deste, estamos sonhando com um mundo onde nós, humanos, teremos que estar reconfigurados para podermos circular. Vamos ter que produzir outros corpos, outros afetos, sonhar outros sonhos para sermos acolhidos por esse mundo e nele podermos habitar. Se encararmos as coisas dessa forma, isso que estamos vivendo hoje não será apenas uma crise, mas uma esperança fantástica, promissora.”

Eu fiquei especialmente feliz ao ver a fala de Krenak reverberar em total sintonia com o pensamento sistêmico defendido por cientistas como Fritjof Capra, que afirma ser a pandemia do coronavírus uma resposta biológica do planeta aos desatinos cometidos pela humanidade. É basicamente o mesmo que diz Krenak, com outras palavras:

“É incrível que esse vírus que está aí agora esteja atingindo só as pessoas. Foi uma manobra fantástica do organismo da Terra tirar a teta da nossa boca e dizer: ‘Respirem agora, quero ver’.”

“O que estamos vivendo pode ser a obra de uma mãe amorosa que decidiu fazer o filho calar a boca pelo menos por um instante. Não porque não goste dele, mas por querer lhe ensinar alguma coisa. ‘Filho, silêncio.’ A Terra está falando isso para a humanidade. E ela é tão maravilhosa que não dá uma ordem. Ela simplesmente está pedindo: ‘Silêncio’. Esse é também o significado do recolhimento.”

“Ou você ouve a voz de todos os outros seres que habitam o planeta junto com você, ou faz guerra contra a vida na Terra.”

“Temos que abandonar o antropocentrismo; há muita vida além da gente, não fazemos falta na biodiversidade. Pelo contrário.”

“O que estou tentando dizer é que a minha escolha pessoal de parar de derrubar a floresta não é capaz de anular o fato de que as florestas do planeta estão sendo devastadas. Minha decisão de não usar automóvel e combustível fóssil, de não consumir nada que aumente o aquecimento global, não muda o fato de que estamos derretendo.”

“Isso que as ciências política e econômica chamam de capitalismo teve metástase, ocupou o planeta inteiro e se infiltrou na vida de maneira incontrolável.”

“Se uma parte de nós acha que pode colonizar outro planeta, significa que ainda não aprenderam nada com a experiência aqui na Terra. Eu me pergunto quantas Terras essa gente precisa consumir até entender que está no caminho errado.”

“Os seres humanos não têm certificado, podem dar errado. Essa noção de que a humanidade é predestinada é bobagem.”

“Essas incríveis tecnologias que a gente utiliza hoje, que nos põem em conexão, têm uma boa dose de ilusão. São como um troféu que a ciência e o conhecimento nos deram e que usamos para justificar o rastro que deixamos na Terra.”

É praticamente impossível falar sobre pandemia no Brasil sem mencionar as ideias e práticas genocidas de nosso atual desgoverno. E Krenak faz isso com muita acuidade e elegância:

“O presidente da República disse outro dia que brasileiros mergulham no esgoto e não acontece nada. O que vemos nesse homem é o exercício da necropolítica, uma decisão de morte. É uma mentalidade doente que está dominando o mundo. E temos agora esse vírus, um organismo do planeta, respondendo a esse pensamento doentio dos humanos com um ataque à forma de vida insustentável que adotamos por livre escolha, essa fantástica liberdade que todos adoram reivindicar, mas ninguém se pergunta qual o seu preço.”

“Governos burros acham que a economia não pode parar. Mas a economia é uma atividade que os humanos inventaram e que depende de nós. Se os humanos estão em risco, qualquer atividade humana deixa de ter importância.”

Tenho um tio que sempre me chocou por demonstrar uma raiva intensa e irracional contra os povos indígenas. Mais recentemente, esse tio se tornou para mim o mais acabado exemplo de apoiador fanático das ideias fascistas e anti-humanas que hoje estão na moda entre os autoproclamados “cidadãos de bem”. Lendo Krenak, pude compreender melhor como esses dois fenômenos estão profundamente interligados, de modo que o ódio contra os povos ancestrais alimenta o fanatismo fascista, e vice-versa:

“Os povos nativos resistem a essa investida do branco porque sabem que ele está enganado, e, na maioria das vezes, são tratados como loucos.”

“Eles escravizaram tanto os outros que agora precisam escravizar a si mesmos. Não podem parar e experimentar a vida como um dom e o mundo como um lugar maravilhoso. O mundo possível que a gente pode compartilhar não tem que ser um inferno, pode ser bom. Eles ficam horrorizados com isso, e dizem que somos preguiçosos, que não quisemos nos civilizar. Como se ‘civilizar-se’ fosse um destino. Isso é uma religião lá deles: a religião da civilização.”

“Talvez o que incomode muito os brancos seja o fato de o povo indígena não admitir a propriedade privada como fundamento. É um princípio epistemológico. Os brancos saíram, num tempo muito antigo, do meio de nós. (...) Então, quando a gente se reencontra, há uma espécie de ira por termos permanecido fiéis a um caminho aqui na Terra que eles não conseguiram manter.”

É importante ressaltar que o que motiva Krenak é uma inabalável confiança no propósito maior da vida:

“Tomara que não voltemos à normalidade, pois, se voltarmos, é porque não valeu nada a morte de milhares de pessoas no mundo inteiro.”

“Quem sobrevive a uma grande catástrofe costuma pensar em mudar de vida porque teve uma breve experiência do que é, de fato, estar vivo.”

“Temos que parar de nos desenvolver e começar a nos envolver.”

Que assim seja! Gratidão, Ailton Krenak!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Rosiene5 29/04/2021minha estante
Adorei!

Fabio Shiva 29/04/2021minha estante
Oi Rosie! Valeu pelo comentário e por essa energia boa! Viva Krenak! Viva nossa Mãe Terra!

Rosiene5 29/04/2021minha estante
Viva!

Rosangela Max 30/12/2022

Inteligente, provocante e realista.
Mais um conteúdo excepcional do autor.
Ele fala, de uma forma elegante, que o ser é um ?projeto? que não deu certo. Que estamos destruindo nosso planeta e nossa ancestralidade. Perdendo oportunidade de realizar feitos significativos de preservação da natureza e da humanidade, pois estamos desperdiçando tempo e recursos construindo coisas inúteis.
Que não temos consciência de que sozinhos não fazemos diferença alguma. E, principalmente, não temos consciência que gastamos nossa existência tentando implementar ideias de sobrevivência para tentar contornar um caos que nós mesmos causamos e alimentamos dia a dia, nos tornando escravos da nossa própria ignorância e ganância.
O único ponto a desejar é o fechamento. Achei que terminou de forma abrupta. Merecia uma finalização a altura.
Fora isso, considero uma leitura importantíssima que recomendo muito.

Fernanda.Rettore 02/08/2023

Reflexões Sobre a Existência
"A Vida Não É Útil", escrito por Ailton Krenak, é uma obra provocativa que nos convida a repensar nossa relação com o mundo e a natureza. O autor, um líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro, reflete sobre o atual modelo de sociedade baseado no consumo desenfreado, no predomínio do mercado e na destruição dos recursos naturais.

Ao longo do livro, Krenak nos convida a questionar a ideia de progresso, o antropocentrismo e a concepção de que a vida humana é superior às demais formas de existência. Ele nos lembra que somos todos parte de um ecossistema interconectado e que a natureza possui sua própria forma de organização e sabedoria.

O autor também discute o impacto da industrialização, do agronegócio e das mudanças climáticas sobre comunidades indígenas e sobre a Terra como um todo. Ailton, nos alerta para a urgência de refletir sobre os valores que norteiam nossa sociedade e a questionar o atual modelo de desenvolvimento que leva à destruição do meio ambiente e da diversidade cultural.

O livro nos inspira a buscar uma nova forma de nos relacionarmos com o planeta e seus habitantes, com respeito, cuidado e harmonia, onde a preservação da vida e a coexistência equilibrada com a natureza sejam prioridades.
Lorrayne61 03/08/2023minha estante
Excelente reflexão!

Fernanda.Rettore 12/08/2023minha estante
Obrigada, Lorrayne. Os livros do Ailton são muito bons :)

Tigmartins 28/03/2024

Questionador
O livros nos trás vários questionamentos sobre o atual modo de vida, o capitalismo.

Não é de hoje que sabemos que produzimos mais que a terra pode nos dar; e se realmente precisamos tanto!

As 4 estrelas foi mais que tem uma parte que ele divaga muito, ponto de vista e comparações meio sem nexo!

Luciano 28/08/2021

Nota mil
"Temos que abandonar o antropocentrismo; há muita vida além da gente, não fazemos falta na biodiversidade. Pelo contrário".

Elizabeth 15/10/2023

Soco na alma
Um texto maravilhoso, para pensarmos o que estamos fazendo com o nosso planeta e sobre como queremos que as pessoas vivam.

Layla.Ribeiro 31/05/2023

O livro é uma adaptação de entrevistas e lives feitas por Krenak durante a pandemia da Covid-19, são reflexões cruas e realistas sobre o meio ambiente, o alto consumo, as tecnologias, a humanidade, como os indígenas sofrem com os danos que são causados a natureza e também sobre a pandemia. São pensamentos muito bons e necessários, do qual todas as pessoas precisam ler e se conscientizar com urgência de que a Terra é um organismo vivo e que nós humanos somos dependentes desse orbe, seria nós seres humanos a verdadeira praga que assola o planeta? Embora, consista em um livro curto eu recomendo que a leitura seja feita devagar para podermos digerir e arraigar todas as observações contidas nele. Para mim é o melhor livro que li do Krenak, até o momento. Em tempos do agronegócio essas reflexões se tornam essenciais.

?Os povos originários ainda estão presentes neste mundo não porque foram excluídos, mas porque escaparam, [...] Em várias regiões do planeta, resistiram com toda força e coragem para não serem completamente engolfados por esse mundo utilitário.?

Matheus656 14/07/2021

A vida não é util
Ler Ailton Krenak é muito satisfatório, este livro são 5 textos que nos fazem refletir sobre nosso mundo, nossa sociedade e nosso futuro
Recomendo muito pois os pensamentos contidos aqui são fundamentais para repensarmos nossas atitudes e nossa vida

Lavinia 27/06/2022

necessidade básica fazer esta leitura
Este livro é um conjunto de adaptações de palestras do Krenak, importante para clarear a mente de qualquer um. Não sei mensurar o valor que é ter conhecimento dos fatos aqui ditos, pois num mundo como o nosso é cada vez mais precário ter essa consciência. Recomendo para todos que visam um mundo melhor.

Lhyz 17/03/2021

"Quando aparecer um deserto, o atravesse."
Ailton Krenak, meu bem, você tem um dom de dar verdades nas nossas mãos e perguntar "O que você vai fazer com isso agora?"...

Essa obra é uma coletânea de textos maravilhosos:
??Não se come dinheiro
??Sonhos para adiar o fim do mundo
??A máquina de fazer coisas
??O amanhã não está a venda
??A vida não é útil, que dá o nome ao livro.

O que todos os textos tem em comum é o sacode de realidade que o autor vai trazer em relação ao nosso consumo exarcebado que exauri a Terra, nosso antropocentrismo e arrogância em achar que somos donos do planeta, como convertemos a vida ao ser útil (achei que conversa bastante com a minha visão da obra Metamorfose, do Kafka) e muito mais.

Parece um livro curto que você pode ler em uma tarde, mas cada palavra demora um tempo para ser digerida, apreciada e refletida sobre.

Dá uma chance.

Luan494 25/02/2024

Choque de realidade
Os textos são compilados de entrevistas e seminários do autor ao longo de alguns anos, com um enfoque na pandemia. A partir das vivências dele enquanto indígena, pude ver um pouco de seu olhar sobre o mundo, sobre desmatamento, sobre a noção colonizadora de "civilização" e "humanidade", que sempre excluem as "sub-humanidades", aqueles que podem morrer - indígenas, caiçaras, quilombolas e assim por diante. Fala como a espécie humana já devasta a Terra, e é como se a COVID fosse uma resposta, pedindo uma nova forma de habitarmos o planeta. Tiramos tudo o que o planeta precisa, e agora ele nos tira o ar. E assim, lembra que não conseguimos comer nem respirar o dinheiro. É isso. Recomendo demais.

Yorgos 07/01/2024

Quem já teve a boa experiência de cruzar com alguma pessoa indigena ao longo da sua vida sabe que o que o Krenak escreveu é incrível porém nada mais é do que o modo de vida que todos nós deveriamos adotar.
É um livro pequeno, mas que carrega frases muito profundas. A vontade é de marcar absolutamente o livro inteiro. Ele fala sobre progresso, tecnologia, pandemia, religiões, natureza, ciência, e é claro, sobre utilidade.
Ensinamentos ricos e necessários!

Ana Tambara 09/05/2021

Sensacional.
Tive meu primeiro contato com o Krenak nessa série de reflexões pesadíssimas e necessárias, sobre a pandemia, o ser humano, capitalismo e muito mais. Terminei e queria mais. Krenak é incrível, leiam e reflitam. Recomendíssimo.
Marcelo1160 06/06/2021minha estante
Esse livro é maravilho!