A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Beatriz3345 26/11/2023

Viver é transcender
Esse livro foi indicação do meu terapeuta e que livro necessário. Daqueles que te deixa com infinitas interrogações e questionamentos sobre si e sobre o mundo. Adorei

wolfstarbf 25/11/2023

A vida não é útil
Um otimo livro para refletirmos sobre o estilo de vida que levamos no contemporâneo e o modo como nossos pensamentos são completamente manipulados por esse mundo da produtividade a qualquer custo.

Ernesto.vini 25/11/2023

Krenak necessário
A análise de Ailton Krenak sobre a sociedade capitalista e o capitalismo em si é um soco no estômago. Krenak esclarece de todas as formas possíveis como nós seres humanos estamos destruindo o planeta terra e como certas ideias não passam de uma ilusão.

?A própria ideia de certificação, dos testes que são feitos com os materiais que consumimos, desde a embalagem até o conteúdo, deveria ser posta em questão antes de a gente abrir a boca para dizer que existe qualquer coisa de sustentável neste mundo de mercadoria e consumo. Estamos transformando os oceanos em depósitos de lixo impossíveis de tratar, mas vocês, certamente, vão escutar um bioquímico ou um engenheiro espertalhão dizendo que tem uma start-up que vai jogar um negócio na água, derreter o plástico e resolver tudo. Essa pilantragem orienta, inclusive, as escolhas dos jovens que vão fazer especializações em universidades na Alemanha, na Inglaterra, ou em qualquer lugar, e voltam ainda mais convencidos do erro. Voltam, assim, transbordantes de competência para persuadir os outros de que comer o mundo é uma ótima ideia.?

skymae 22/11/2023

Esse livro me deu uma sacudida, me trazendo de volta ao chão. a visão do ailton sobre a vida, a terra e a relação que temos com ela, foi algo que eu realmente precisava ler nesse momento, principalmente por se tratar de um assunto tão urgente. certeiro e necessário, como sempre.

Carol @solemgemeos15 17/11/2023

Uma série de pensamentos de Ailton Krenak a respeito de humanidade, produtividade e nossa relação com a natureza.
Foi muito proveitoso ler “A vida não é útil” logo após “Floresta é o nome do mundo”, de Ursula K. Le Guin (trad. Heci Regina Candiani). Consigo ver a mesma mensagem e apontamento, uma num formato de uma palestra e outra incutida numa ficção.
Trata-se de cinco textos adaptados de palestras, entrevistas e lives.

Nathalia184 17/11/2023

Livro extremamente importante, ainda mais para esse período de mudanças climáticas extremas que estamos vivendo. Com críticas pontuais e reflexões bela sobre o relacionamento do homem branco com a terra - e cheio de verdades terríveis, botando o dedo na ferida mesmo.

caroline 13/11/2023

ailton marx ou karl krenak?
ailton krenak escreve de um jeito, e cria questionamentos que somente uma pessoa com um estilo de vida alternativo ao capitalismo pode criar.
é importante. é necessário. é atual. é urgente.
precisamos ouvi-lo, e a todos que gritam em nome do planeta também

kemii-18 13/11/2023

Esse livro é para te movimentar, é uma filosofia que te movimenta e não se limita na descrição de uma realidade deprimente. De forma a pensar o futuro e o presente, ele coloca o leitor de forma pró-ativa sem ser naquela manjada venda que cabe às escolhas pessoas o fim do resultado da produção em massa do capitalismo.

Lia.Datovo 11/11/2023

Interessante, porém repetitivo
Gostei do conceito do livro em si. As reflexões que o autor trouxe sobre a terra ser um ser vivo são muito importantes de serem compreendidas, mas não gostei como tudo voltava sua reclamação para a sociedade da mesma maneira, seu vocabulário de reclames não foi muito bem explorado, já que depois de desenvolver um pouco cada capítulo, ele sempre voltava para k mesmo argumento que já usara. Achei interessante, mas a repetitividade foi cansativa.

norms0 09/11/2023

Esse livro é o reflexo dos meus pensamentos sobre a humanidade e o planeta terra, Ailton literalmente falou tudo que eu não consigo botar pra fora em palavras sobre o mundo, livro incrível e direto. como peguei emprestado da biblioteca da escola, quero o meu logo.

Giovana 08/11/2023

O tanto que precisamos aprender?
Esse livro é o ponta pé para entendermos uma sociedade mais justa, saudável e igualitária, o sistema no qual vivemos é sempre criticado, mas poucas alternativas são colocadas como palpáveis? esse livro conseguiu materializar tanta coisa? maravilhoso.

Cecília Castro 06/11/2023

Não se come dinheiro!
" Se uma parte de nós acha que pode colonizar outro planeta, significa que ainda não aprenderam nada com a experiência aqui na terra. Eu me pergunto quantas Terras essa gente precisa consumir até entender que está no caminho errado".

- Ailton Krenak

Lu Lu Lu 03/11/2023

Uma visão clara sobre os riscos do consumismo
Este livro é essencial para as pessoas que ainda não acreditam no mal que fazemos ao mundo com o consumismo descontrolado, e até mesmo pra quem ?faz a sua parte? e acha que ajuda muito a evitar o fi do mundo?

dora79 28/10/2023

?definição de viemos de p0rr@ mas nao somos p0rr@ nenhuma
meu primeiro contato com uma obra do krenak, gostei bastante das reflexões dele, contundentes e com um direcionamento ideológico bem pertinente, dado do lugar que ele veio e o que ele ja fez pelo planeta. adoro como ele pincelou em um emaranhado de questões muito boas entre passado, presente e o futuro do planeta pq, no fim, é literalmente tudo voltado pra isso de algum jeito.
o fato desse livro ter sido escrito na pandemia da o viés pra essas reflexões, se eu tivesse lido esse livrinho na época eu me matava kkkejd
acho que a ideia que mais me marcou aqui foi a que ele comenta sobre uma falsa humanidade, uma palavra bonita que assume que temos uma união irreal, mas que não é vista todo dia pelas atitudes dos humanos. nos vemos como seres extraordinários, estudamos o planeta como se não fizéssemos parte integrante dele e tratamos ele como tratamos a nós mesmos: desrespeitando todo e qualquer limite. é lindo (e muito triste) quando ele comenta que a terra está nos dando um aviso não necessariamente agressivo, e que sua ira poderia ser infinitamente pior, gosto do modo como ele descreve a existência da natureza, dos organismos e da complexidade deles e resgata a ideia de que a gente nao é nada comparado a grandiosidade do cosmo.