Liberdade Igual

Liberdade Igual Gustavo Binenbojm

Resenhas - Liberdade Igual

Felipe770 12/12/2022

Excelente livro sobre liberdade, estado e liberalismo no contexto brasileiro. O autor é esteve envolvido em casos importantes na defesa da liberdade de expressão; por vezes, fala de casos concretos baseados no direito estabelecido no Brasil; em outros, de ideias suas, sobre como o regramento deveria ser interpretado. Tudo isso em linguagem leiga e clara. Belo começo para o selo História Real

Lucas 02/05/2021

Pequeno grande livro
O livro é um apanhado geral da discussão de controvérsias de vários aspectos das liberdades e deve ser considerado como tal. Há quem não tenha gostado da falta de profundidade nós temas, contudo a proposta do autor se mostra ótima, pois o leitor pode decidir se termina ali sua leitura sobre o tema ou se, com base nas referências apresentadas, busca por outras obras mais completas, complexas e densas, ou seja, pode ser um ponto inicial ou final em si mesmo, dependendo de quem recebe as informações saber qual posição vai tomar.

Mari 20/01/2021

Algumas boas reflexões, muitas discordâncias
'Liberdade igual' é um livro com uma linguagem acessível e que ajudará a focar a atenção em alguns temas importantes relacionados à manutenção das liberdades individuais e o papel do estado na "regulação" dessas liberdades.
Eu senti que o autor tentou apresentar uma reflexão imparcial, sem um viés ideológico, porém viver é ideologia, pensar é ideológico e se abster também. Talvez tenha sido isso que me fez criar uma certa "resistência" a alguns posicionamentos. Discordei de muitos posicionamentos e reflexões. Minimamente me fez exercitar um pouco da minha intolerância a opiniões diferentes das minhas, mas não me trouxe o aprofundamento que gostaria.

3,5

cornflakegrrl 27/04/2021

Muito bom!
O livro consiste em um apanhado de pequenos ensaios, sem maiores aprofundamentos, sobre as diferentes formas de liberdade (existencial, de imprensa e de expressão, política, religiosa e de iniciativa), escritos em linguagem acessível, sem rebuscamentos desnecessários (tão comuns em algumas obras jurídicas). Minha leitura decorreu de um esforço para conviver com opiniões divergentes e não me arrependo: embora discorde de algumas passagens da obra, os argumentos do autor são bastante racionais e apresentados de modo ponderado. Vale a leitura!

Cris609 07/06/2022

Quando olhamos para as credenciais do autor e o título da "obra" imaginamos que algo grande está por vir: argumentos, discursos, filosofia, muito embasamento. Infelizmente não é isso que acontece com esse livro, que se basta a indicar os posicionamentos do autor sobre diversos pontos de maneira rasa e superficial. É um panfleto que reflete suas ideologias apenas. Não há a construção de uma reflexão sobre o tema. Uma decepção.

Kall.Ribeiro 30/01/2023

O livro me levou a ver que em certos assuntos nossa mente é disciplinada a entender certas coisas como limites morais e acaba por se enganar e por fim querer limitar a liberdade, me deu uma nova forma de entender os direitos e deveres dos cidadãos, nunca a frase não somos os donos da verdade fez tanto sentido.

tatinomundodalua 07/12/2022

Bem intencionado
Começou bem, deslizou lá pelos 70-80% e concluiu com uma proposição difícil de ser criticada.

É um livro curto em páginas, mas extenso em reflexões e questões das mais diversas naturezas. Ainda que não concorde com alguns dos referenciais do autor (Shaw? New left? Putz!), é preciso reconhecer a sensatez e sobriedade na exposição das facetas de cada uma das liberdades necessárias à composição dessa tão desejada liberdade igual.

alex 03/06/2022

Liberdade igual, de Gustavo Binenbojm (2020)
Livro do tipo "rasante" que trata de forma breve uma série de assuntos que se interconectam por meio da ideia libertária / constitucional da "liberdade" (aqui adjetivada pela "igualdade" - "liberdade igual" para todos).

Excelente livro, que se coloca no limiar entre a filosofia moral e o direito constitucional.

Tão bem escrito, objetivo e claro qto "Poder de polícia, ordenação e regulação", do mesmo autor, porém menos denso (curiosamente, nessa última obra, ele trabalha as fronteiras entre o direito administrativo e o constitucional).

Recomendo!