beatrxste 28/04/2024
Paradigma, crise e cítricas da ciência moderna e racionalidade contemporânea ou “pós-moderna” - Paradigma emergente
(leitura para disciplina de epistemologia da educação - mestrado)
- paradigma científico emergente
- Comte e Durkheim como bases do positivismo
- Dussel dar a voz às minorias como mulheres pobres e etcétera
- paradigma egocêntrico: é o mito da modernidade, a cultura da Europa como superior. A pessoa não era europeia é vista como culpada, excluída e fora do processo da globalização
- ética da libertação: reconhecer o outro. Pode se tornar político também, há possibilidade de mudança social
- todo conhecimento científico natural é científico social: se aproximadas humanidades
- Foucault: o que o poder faz ao sujeito. atento às formas de alienação e de servidão. não há uma ordem na sociedade, todo mundo há alguma hora irá exercer poder sobre alguém
- como se exerce o poder? As relações entre os indivíduos (ou grupos) em cheque, pela hierarquia do poder que seria um exercendo o poder sobre os outros
- o pensamento pós moderno: focado na própria identidade, mecanismos de exploração e dominação e a relação com o outro e a valorização do sujeito
- Rostos, segundo Hussel, que sofrem um Holocausto: indígenas africanos mestiços camponeses operários marginais. Todos Ignorados pela modernidade.
- é possível situar como um pós-moderno?
- “microfísica do poder” de focou quebra e rompe e também critica Marx
- governamentabidade e biopoder são conceitos de Foucault.
- Russel mostra para epistemologia que essa não neutralidade fundamenta.