Hackeando Darwin

Hackeando Darwin Jamie Metzl

Resenhas - Hackeando Darwin

Fernanda2219 29/03/2024

Gente, eu estou apaixonada por esse livro, eu amei muito, é um livro que fala muito sobre genética e alteração de genes, e amo muito o conteúdo.

Erick Simões 01/03/2024

Bem futurista
Um livro bastante futurista sobre um assunto que eu não tenho o menor conhecimento, mas é muito louco imaginar as possibilidades e tudo que pode vir a ser com o avanço da tecnologia.

Afrodite Se Quiser 26/12/2023

É o tipo de livro de não ficção que prende minha atenção, a ideia de usar engenharia genética para impedir doenças antes mesmo do nascimento parece coisa de ficção científica, mas é real, mesmo que práticas como a edição, modificação e tal de genes seja algo muito interessante, ainda há aquele receio de que poucos vão ser aqueles que realmente poderiam utilizar esses métodos, tem muitas questões eticas ainda pra serem discutidas antes da engenharia genética se tornar algo de uso geral, é um livro para refletir sobre o futuro na humanidade, recomendo para quem é da área de biológicas e para quem é curioso.

Barbara.Armellini 21/09/2023

Boa reflexão
O livro traz muitas reflexões sobre a era da engenharia genética, suas implicações no nosso futuro e questões éticas relacionadas ao tema. Sou biologa e achei bastante interessante a visão do autor e as reflexões que ele sugere, realmente faz a gente pensar em como encarar esse momento e suas implicações. Para quem gosta do tema, mesmo que não seja formado na área, recomendo a leitura, até porque a linguagem é relativamente simples e o autor escreve de um jeito agradável.

Vinicius 02/07/2023

O início do fim do Homo Sapiens?
O subtítulo me sugeriu que esse seria um livro impactante como Sapiens do Yuval Harari, mas o Sapiens aqui na verdade se refere à nova espécie que surgirá com a manipulação genética humana, assunto também tratado por aquele autor em Homo Deus.

Achei surpreendente a quantidade de discussões possíveis que teremos pela frente envolvendo ética e engenharia genética. A cada capítulo surgiam ao menos umas 30 discussões que poderiam se desdobrar em dezenas de outras e durar horas/dias/anos sem uma resposta conclusiva.

As possibilidades de alterar nosso DNA terão consequências que nem as distopias podem prever. Aos ansiosos de plantão, os exercício de futurologia podem causar taquicardias.

Alguns pontos me trouxeram muito incômodo

- através da reprodução assexuada (in vitro), vamos poder gerar centenas de embriões e fazer um escaneamento para identificar qual deles estará livre de doenças genéticas, com genes relacionados à longevidade e boa saúde

- além disso, em breve conseguiremos editar nosso DNA. Já pensou os pais montando as características de seus filhos como se monta um avatar num app?

- como consequência, será que acirraremos as disputas para termos o descendente com mais qualidades dentro dos padrões de uma sociedade já doente? O autor coloca um capítulo só pra alertar das consequências de um nova corrida pela eugenia. E diz que a diferença agora é que esse melhoramento da raça não será buscado pelo Estado, mas pelas próprias pessoas. Mas será que isso será menos pernicioso?

- não estaremos com isso reforçando padrões e excluindo as diferenças? O autor defende a importância das diferenças, mas acredita que quando a variabilidade é para algo ruim, por que mantê-la nos nossos genes? Mas... quem definirá o que é bom ou ruim? O autismo será considerado ruim? Um orientação sexual não heteronormativa também?

Certamente nem todos terão acesso a essa tecnologia. Qual será o risco de os mais abastados serem os únicos beneficiários dela?

Já vivemos num mundo super competitivo. Essa tecnologia poderá potencilizar ainda mais nosso espírito egocêntrico e talvez será o auge do Antropoceno.

Como eu disse, as discussões não têm fim, nem respostas certas ou erradas, mas devem ser estimuladas, com urgência. O autor defende que tenhamos uma regulamentação mundial o quanto antes, ou então não será impossível ver um laboratório de fundo de garagem editando criaturas em suas próprias versões de Doutor Monroe.
edu basílio 02/07/2023minha estante
wow. tem momentos em que agradeço por certamente já ter passado da metade da vida (mesmo desconsiderando a possibilidade de morte "prematura"). a humanidade está tornando as coisas inóspitas a si mesma de todo ponto de vista. em tempo: além de IA e de poluição, kazuo ishiguro também aborda -- de sua maneira elusiva, delicada, diáfana... -- o peso da questão da edição genética em humanos em "klara e o sol" ;-)

Vinicius 03/07/2023minha estante
Novamente Ishiguro né rsrs
Bom saber! To em falta com ele...

edu basílio 03/07/2023minha estante
para de s'ISHIGURAR rsrsrsrs...

Confessor 06/12/2022

O impacto da engenharia genética no ser humano do futuro
Hackeando Darwin é um livro que chama atenção logo pelo título - e também pelo subtítulo (que achei pretensioso).

Numa obra um pouco extensa, somos apresentados ao estado das pesquisas sobre engenharia genética, suas possibilidades e os impactos para a humanidade.

Em alguns momentos o texto desperta mais interesse. Principalmente quando o autor usa uma narrativa mais pessoal para ir apresentando um provável caminho para a evolução da tecnologia, imaginando o impacto na vida dele. Mas, na maior parte do livro, o texto tem um carácter mais didático e um pouco repetitivo, expondo o histórico de cada avanço num nível de detalhes um pouco maçante. Às vezes, o autor voltar a trazer exemplos mais práticos do dia a dia, deste possível mundo novo, usando uma persona fictícia.

Entendo que para curiosos do tema é um livro essencial. Mas, pode ser um pouco frustrante para quem chegar no livro achando ser um ? O novo Sapiens? (do Yuval Harari) ou uma previsão de como serão os seres humanos (homo sapiens) do futuro. Neste segundo ponto até temos uns apontamentos do que pode vir por aí. Porém, sem muito aprofundamento.

O autor debate também as questões éticas, os riscos de eugenia, e do uso militar por grandes potências.

Eu não imaginava o quão avançadas estão as pesquisas sobre engenharia genética e, principalmente, o quanto elas podem potencialmente impactar no mundo, associada à evolução de tecnologias de inteligência artificial, por exemplo. Caso estejam corretos os diagnósticos apresentados aqui pelo Jamie Metzl, um mundo novo de possibilidades se abre. É difícil prever como a sociedade lidará com essas possibilidades.

Marcelo 01/12/2022

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
O autor é especialista em tecnologia, saúde futurista, geopolítica. Em fevereiro de 2019, foi nomeado para o comitê das Nações Unidas para o desenvolvimento de padrões globais, governança e supervisão da edição do genoma humano. Trabalhou no Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Departamento de Estado, Comitê de Relações Exteriores do Senado e como Oficial de Direitos Humanos da ONU no Camboja.

Nesse livro o autor aborda o avanço das pesquisas sobre o Genoma humano, os avanços nos experimentos sobre alteração de DNA e os benefícios e riscos desses avanços.

Apresentando uma série de dados científicos o autor nos mostra que a ciência já é capaz de alterar o DNA humano para escolher a cor dos olhos de um bebê, evitar uma série de doenças genéticas, a altura que terá esse humano e influenciar na personalidade que essa pessoa terá, habilidades e inteligência. Claro que tudo isso ainda é experimental e não permitido por lei em quase todos os países.

A sociedade se divide entre os que acreditam que com isso evoluiremos como raça, e usar essa tecnologia poderia oferecer aos filhos melhores condições de vida, seja evitando doenças, aumentando o tempo de vida, fornecendo melhores desempenhos e capacidades aos filhos. Outro grupo acha que não devemos mexer com isso pois estaríamos ?brincando de Deus?, violando leis da Natureza, sem saber os impactos futuros na raça humana, e quem sabe até perdendo o controle.

Para o autor, esse não é um argumento válido, uma vez que hoje já violamos as leis da natureza, seja tomando medicamentos para curar doenças, consumindo alimentos transgênicos, acabando com a natureza em prol do nosso bem estar.

O que o autor propõe é uma reflexão sobre o tema, e o inicio dessas discussões, pois esses estudos já são um fato, uma realidade, e em muito pouco tempo essa tecnologia estará disponível à todos por um baixo custo, e se não de discutir a regulamentação agora, poderemos ter problemas no futuro, uma vez que qualquer pessoa ou empresa poderá fazer isso por conta própria, sem respeitar as regras governamentais.

rodolfocarmacio 10/10/2022

Interessante
Mostra a evolução da engenharia genética seus pontos positivos e negativos. Como seria bom ou ruim com o seu uso.

Desiree Iasmin 27/08/2022

Um livro que nos faz pensar sobre o futuro da humanidade.
Se pudéssemos evitar que nossos filhos e, futuros netos, tivessem doenças terríveis ou até mesmo que já nascessem com determinadas aptidões seríamos contra ou favor dessas modificações?

Karina.Schiavoni 20/06/2022

Você mudaria a sua genética?
O livro é MUITO legal, abre sua mente pra temas dignos de ficção científica, mas que na real estão tão próximos da nossa realidade que nem imaginamos!

Um prato cheio pra quem gosta de genética.

Só não ganhou 5 estrelas pq pecou um pouco na repetição dos temas "éticos". No decorrer do livro o autor já vem costurando as questões morais envolvidas em perguntas como "você projetaria seu filho geneticamente?", então durante os capítulos já existe o debate em torno das questões sociais e por si só já seria o suficiente pra você entender a importância do tema.. Mas no final do livro você pega pelo menos mais dois capítulos inteiros falando novamente sobre as mesmas questões, foi um pouco maçante terminar.

SohGabi 31/03/2022

Não é o tipo de leitura que me atrai, mas tem grandes momentos interessantes, faz pensar em muitas coisas, porém ao mesmo tempo tem partes que me parecem uma grande ficção científica muito doida, ao mesmo tempo em que grande parte do livro foi tomado por uma leitura pesada, "levada com a barriga", apesar de tudo isso, não deixo de recomendar!

Sofista 05/02/2022

O livro apresenta dados muitos interessantes com a temática principal pautada em engenharia genética. Achei o autor muito pré potente em suas opiniões citadas no livro, apesar de ter uma boa base para isto. Bom livro, recomendo caso você já goste do tema.

Alexandra 15/05/2021

Maravilhas da genética
Na parte inicial do livro, descreve belamente a evolução dos seres vivos. Depois explica a revolução da genética científica. Só não dei 5 estrelas porque o livro tem muitos erros de edição.

Jez 23/03/2021

Interessante
O livro traz diversos pontos que podem ser polêmicos a respeito da utilização da engenharia genética. Ao longo do livro pude expandir a minha visão em relação a utilização do mapeamento e edicão genética. É crível e ao mesmo tempo aterrorizador imaginar que futuramente será possível manipular o genoma para obter vantagens evolutivas que em meios normais levariam milhares e milhares de anos.