Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Michael Howard

Resenhas - Primeira Guerra Mundial

@stoppajoao 25/02/2023

Um bom começo.
A princípio a crise provocada pelo assassinato do arquiduque não parecia pior que a meia dúzia de tensões anteriores nos Bálcãs que vinham ocorrendo desde 1908... Mas os austríacos estavam agora determinados a esmagar o seu inimigo sérvio para sempre. Quando a Primeira Guerra Mundial terminou, em 1918, o saldo era de oito milhões de mortos: o mais apocalíptico episódio que o mundo conhecera até então.

Michael Howard, professor de História Moderna na Universidade de Oxford e na Universidade de Yale, fornece aqui uma breve e claríssima introdução sobre a Grande Guerra, como a chamaram aqueles que dela participaram.

O autor aborda o panorama da situação geopolítica europeia em 1914, passando pelas causas, pelas principais batalhas, pela participação dos Estados Unidos, até o colapso da Rússia e a rendição das Potências Centrais da Europa.

Trata também das controvérsias que ainda cercam a história da Primeira Guerra Mundial e investiga os ecos do conflito século XX adentro.

Lea.0 03/04/2022

excelente material de estudo
Eu usufrui do livro como material de estudo e foi vital pro meu conhecimento sobre a primeira guerra. Ele é MUITO detalhado, pra estudantes de escola assim como eu, muitos desses detalhes não fazem diferença, já para pessoas que estudam a fundo a primeira guerra podem ser muito necessários!
O livro tem mapas nos quais ajudam demais ao longo da leitura pois querendo ou não as vezes é bem confuso de entender algumas batalhas..
Recomendo muito pra quem tem interesse na primeira guerra!!

Fábio Vermelho 29/09/2011

Nunca fui o tipo de pessoa que, enquanto lê um livro, está com uma caneta na outra mão sublinhando partes que achou interessantes, ou frases marcantes e etc. Mas com esse livro foi diferente: foi o primeiro em que eu peguei uma caneta e grifei algumas partes, pus astericos em outras. Apesar de ser um pocket, acho que o livro cumpre bem o seu papel: explica o início, o decorrer e as implicações finais da 1ª Guerra Mundial de uma ótima forma.
Obviamente, como no próprio fim do livro diz, a bibliografia da 1ª Guerra Mundial é imensa; sendo assim, esse livro não explica extensa e detalhadamente todo esse evento que durou de 1914 a 1918. Mas, como eu disse anteriormente, para um pocket ele cumpre muito bem sua função, que é dar um apanhado geral sobre o assunto.
Além do mais, o livro apresenta 7 mapas e 12 ilustrações no decorrer dos capítulos, tornando a leitura mais interativa e dinâmica, evitando um possível enfado por parte do leitor.
Recomendado para pessoas que, como eu, gostam de História, de Guerras ou de ambos. Ou para quem quer saber um pouco mais de conhecimentos gerais.
Alexandre.DepinA 19/06/2018minha estante
vc tem esse livro para disponibilizar em pdf?