Nona Casa

Nona Casa Leigh Bardugo
Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

Sophia.Zanella 25/03/2024

A fantasia é bem escrita, o que eu mais gostei foi que ela é realista, como as pessoas realmente são e não uma coisa enfeitada de glitter .

O livro no começo é super confuso, alterna muito entre passado, presente?mas quando vai pegando o jeito fica fácil.Tem uma história muito boa,mas tem que ter paciência.
Toda a trama se passa em New Haven(Yale) e no único tem um mapa da cidade todo enumerado, sinceramente no único era cansativo parar no meio da leitura para descobrir que parte da cidade eles estavam. Sobre as 8 casas mágicas foi explicando de pouco em pouco, mas meu concelho é pular para o final do livro que tem um resumo de cada uma.
Acho importante avisar que o livro tem vários temas pesado e é importante pesquisar os gatilhos antes de ler.

Murilo Lorençoni 21/03/2024

Uma bela surpresa
Comecei esse livro sem esperar muito e gostei bastante. Achei a parte policiak previsível mas bem desenvolvida. Gostei da construção mágica

capjojo 17/03/2024

Mors irrumat omnia, irei tatuar
É interessante, embora eu não tenha entendido algumas coisas. O problema é que há muita informação que é pouco explicada, por exemplo: tem outros Véis??? Ou seja, não existem SÓ os cinzentos. O que é uma sacanagem ser jogado tudo assim de última hora sem nem ter explicado detalhadamente sobre o Véu.
Outra, os gatilhos. Sim, gatilhos sem aviso! Se se você pegar o livro sem ler nenhuma recomendação ou procurar à respeito, meu amigo, você vai ter um maldito de um desconforto (experiência própria), agravado se você tiver gatilhos em "vícios/drogas/overdose/abuso/agressão sexual". Assim como, HÁ SIM uma irresponsabilidade com a descrição e desenvolvimento desses temas abordados, é tipo, joguei pra criar um trauma e fds o desenvolvimento, viva a superação, eba.
Mas, a história é bem legal, se você conseguir continuar após o descrito acima, e achei o plotwist confuso, mas chocante (a essência de todos os plot).
ME JULGUEM, mas eu gostei, do meio pro final, eu realmente fiquei animada. Nós pessoas com ressaca literária e vida semi adulta, só precisamos de um livro para nos tirar da realidade e nos envolver, porque MORS IRRUMAT OMNIA. A vida fode a todos nós.

Leo 13/03/2024

A Nona Casa
Imagine que vários ex alunos de Hogwarts, todos da Sonserina, resolvessem estudar na mesma universidade trouxa. E lá eles fossem divididos em 8 casas. Pronto. Essa é a história. Hahahah.
Brincadeiras à parte, essa trama trata exatamente da vida universitária de jovens com acesso à magias macabras e ao mundo dos que já se foram.
Mas se você acha que a leitura será fluida como ler Harry Potter, repense. A autora não faz muita questão de seguir uma ordem mastigada para que o leitor conheça seu universo. Ela te joga num trem em movimento (não é o Expresso Hogwarts) e você que se vire pra descobrir pra onde vai. Nessa viagem, aos poucos você vai conhecendo uns personagens sem nenhum carisma e você vai acertar muito se sua atitude for de que também não está muito preocupado em descobrir quem é essa gente toda. Foque na Alex e que se lasque o resto. Sua sanidade vai me agradecer no final.
Tem mistério, é policialesco, mas você nunca vai descobrir o assassino antes que a Leigh Bardugo te dê permissão.
Então, só segue, sem dar uma Sherlock e tá tudo certo.

Thais.Carvalho 11/03/2024

Alex tem a chance de mudar de vida, de deixar o passado difícil para traz e se formar em uma das melhores faculdades do país, mas para isso ela precisará enfrentar a magia e o sobrenatural.

katesamos 07/03/2024

Me sentindo burra
Esse livro é bem pesado e tem bastante gatilhos, então tem que ter um pouco de cuidado se quiser ler.
Me senti burra todo o livro pq quando eu achava que tava entendendo algo tudo virava e eu percebia que só tava mais confusa, mas muito bom, não consegui adivinhar quase nada.

Elen 05/03/2024

Dark academia + suspense + fantasia adulta
Foi uma história bem interessante desde o início, gostei da construção e dos personagens ?moralmente cinzas?. Já iniciarei o volume 2

Gabs.Almeida 04/03/2024

No começo eu fiquei MUITO perdida, tanto no lore quanto na passagem de tempo. Mas depois eu simplesmente fiquei encantada pela historia e pelos personagens, especialmente o Darlington que é o amor da minha vida. Ia dar 4 estrelas, mas o final foi TÃO BOM que mereceu mais uma

matheuso 27/02/2024

Primeiramente, WOW. E segundo, O QUE ACONTECEU NESSE FINAL?

O livro no início se mostra um pouco confuso e por muitas partes chato. Essa narrativa indo entre o presente e o passado muita fãs vezes acaba dando um nó na cabeça, mas chega em uma parte do livro que você começa a se conectar com os personagens, Principalmente com a Galaxy Stern, nossa querida Alex. A história da protagonista é extremamente triste, de forma que em certos momentos, ficava quase impossível de continuar. Além da Alex tivemos outros personagens que foram ganhando seu espaço tal como a Dewes, a fiel escudeira da nossa protagonista. Como disse anteriormente, o livro começa bem frio e tedioso e do nada te prende de modo a não conseguir parar de ler e sempre querer descobrir o que vem depois. Vale muito a indicação e verifique os gatilhos.

medeirosclara 27/02/2024

Achei a história legal, mas senti uma dificuldade de entender o que tava acontecendo e até mesmo para me ligar aos personagens. Não consegui sentir tanta simpatia pela personagem principal e os conflitos que ela estava vivenciado.
Diferente do que senti ao ler os capítulos sobre o Darlington, que na minha opinião foram bem mais intrigantes. Com ele consegui me conectar. Sua personalidade é cheia de camadas que são mantidas por trás da imagem de cavalheiro bem educado e inteligente, mas que no fundo senti um pouco de inveja por aquilo que traz interesse da sociedade na personagem principal.
Do meio pro final a história parece ter uma virada, o que fez com que ficasse mais interessada no que estava acontecendo e em como as coisas iriam terminar. Alguns pontos achei bastante confusos e bastante violentos, não seria um livro que indicaria para qualquer pessoa, principalmente por existirem cenas que poderiam ser gatilhos pras pessoas.
Quero ler o segundo só pra saber como a história vai se resolver em questão Darlington e das possibilidades que foram deixadas para ele. Não é de tudo ruim, mas também não era nem de longe aquilo que esperava.

Annie60 25/02/2024

"Mors irrumat omnia"
"? Mors irrumat omnia ? sussurrou Alex. A morte fode a todos nós."

O livro atendeu minhas expectativas. Em alguns pontos menos, outros mais. Gosto da ambientação, da apresentação dos personagens, das explicações de mundo etc.
O início é confuso, são muitos nomes, apelidos, detalhes e referências, o que torna a leitura densa, um tanto necessário, e depois a ação e o suspense tomam conta da narrativa.
Temos uma protagonista com muitas camadas.
Alex Stern, ou Galaxy, sempre almejou uma vida tranquila e normal, onde fantasmas não estivessem por todos os cantos que olhasse. Infelizmente, sua vida desceu ladeira abaixo de uma forma que ela nem podia imaginar.
Depois de tantos trágicos acontecimentos, ela acorda em uma cama de hospital com uma proposta: servir uma sociedade chamada Lethe, viver mais profundamente no meio dos que ela descobriu serem chamados de "Cinzentos", conhecer sobre magia e ter Yale no currículo.
Daniel Arlington será seu guia nesse mundo novo-não-tão-novo, preparando-a para tomar seu lugar quando estiver pronta. Os dois acabam desenvolvendo uma amizade antes que tudo desande.
Os pov's variam entre os dois; narrado em terceira pessoa, Alex conta sobre o presente e Daniel sobre o passado.
Nona Casa é um livro sobre magia, e como não é exatamente boa ou má. Sobre pessoas ricas que encontraram um novo meio de explorar outros para seu próprio benefício. Sobre uma moça de descendência latina nos Estados Unidos tentando sobreviver a mais um dia. Sobre o que é justiça. Sobre luto. Sobre como as minorias são usadas e descartadas.
Referente a uma resenha que li, em nenhum momento senti que a autora banalizava os assuntos tratados, principalmente os sobre abuso sexual.
Faltou a autora/editora colocar um aviso sobre gatilhos, pois o livro aborda uso de substâncias ilícitas, abuso sexual ? incluindo o de menores, violência explícita, entre outros.
A construção dos personagens, as amizades, a magia e as atitudes da protagonista me conquistaram. Ela tenta se encaixar por um momento entre pessoas as quais não pertence ? e nem quer, na realidade ?, mas depois percebe que é tempo perdido, que já não precisa mais ser "apenas" uma sobrevivente, e é aí que eu gritei "QUEBRA A PAU!".
Dei quatro de cinco estrelas porque a leitura inicial foi mais difícil e teve um tanto de confusão com as informações.
Ansiosa pelo próximo livro e pelo desenvolvimento das habilidades da protagonista.

Rebeca 24/02/2024

Os primeiros capítulos é muito confuso com tantas descrições e personagens que são botados ali e pronto.
Mas depois a leitura vai fluindo e o mistério prende você porque tudo vai se revelando aos poucos até que PAH nada é o que parece

rebeca 15/02/2024

O que era para ser uma fantasia misteriosa e instigante tornou-se apenas angustiante. A autora poderia ter seguido diversas direções com essa história; as sociedades secretas tinham muito potencial para ser explorado. Mas, cada vez que a personagem principal (ou outra personagem feminina) sofria algum tipo de abuso, mais me desanimava de terminar a leitura.