Nona Casa

Nona Casa Leigh Bardugo
Leigh Bardugo

Resenhas - Nona Casa

Mari 18/04/2024

Gostei da segunda metade do livro, mas a primeira quase me fez largar a leitura. Mas no geral foi uma leitura interessante.

Kaz 17/04/2024

Literalmente dark academy
Uma fantasia investigativa, cheia de mistério e fantasmas.
Uma cidade repleta de "seitas" do oculto explorando rituais e magias
Uma personagem principal corrompida e com um passado misterioso, um cavaleiro com a honra corrompida.

lara 10/04/2024

Nona casa
MEU DEUS. QUE LIVRO FOI ESSE.

eu ainda to meio em choque processando as últimas páginas pq eu não esperava e nunca poderia ter prevido NADA do que aconteceu
eu sou meio obcecada pela leigh, e pode ser por isso que eu amei tantooo o livro. amei o universo, e os personagens e estou muito ansiosa & curiosa pra começar a ler hell bent nesse exato segundo.

mapadlivros 10/04/2024

Fascinante.
Essa é a palavra que define este livro. Nona Casa é uma fantasia adulta e com um toque sombrio, sua história se desenrola sob o véu que cobre o nosso mundo.

Bardugo foi muito perspicaz em criar uma história sobre as sociedades secretas que permeiam as grandes universidades ao redor do mundo, ainda mais uma tão prestigiada quanto Yale. Ouvimos história sobre e é inegável que sempre fica aquela dúvida sobre elas. Portanto, envolver isso numa atmosfera fantástica é a sacada de mestre da autora, pois nos conquista desde o começo. Junte isso a um tom sombrio e a dark academia, e pronto, temos um dos melhores livros dessa temática.

Quero dizer que estou rasgando elogios para Nona Casa, ainda que apesar de tantos pontos positivos, eu tenha sentido certo bloqueio com a escrita da obra. A história começa “in media res” (termo literário para narrativas que começam no meio da ação), dessa forma o início confuso é proposital, já que a história oscila entre passado e presente, construindo assim um enorme quebra-cabeça que visa deixar o leitor cada vez mais curioso (no clube, ficamos eufóricos discutindo teorias). Entretanto, em alguns momentos fiquei confusa com o desenrolar dos fatos e em que tempo da história estava, devido à escrita de Bardugo. Não me entendam mal, a escrita dela é ótima, porém acredito que a forma da narrativa que diz respeito aos tempos da história, poderia ter sido melhor exemplificada.

Ainda assim, Nona Casa foi uma leitura incrivelmente satisfatória. Acredito que a leitura coletiva no Clube do Livro, conversando sobre com outras pessoas que também a estavam lendo, foi elucidador em mais de um momento, fora que a história ficou muito mais dinâmica.

Gostaria também de enaltecer que, com apenas um livro, Alex Stern se tornou uma das minhas personagens favoritas da literatura. Gostei demais de Darlington, Dawes e Turner, mas nada superou a Alex. Muito animada para ler Para o inferno, a continuação dessa história.

site: https://www.instagram.com/p/C4rA6QFLbMr/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Joao.Melo 02/04/2024

Infelimente, uma decepção.
Essa leitura tinha tudo para me agradar: é uma dark academia, tem um sistema de magia, personagens imperfeitos e temáticas mais adultas porém foi o completo avesso.

A leitura foi cansativa do inicio ao fim, achei o desenvolvimento fraco, a troca de temporalidade atrapalhou muito o desenvolvimento da narrativa e apesar de ter alguns temas pesados, eu achei a história no geral bem drama adolescente. Só levei a leitura até o fim na esperança de que algo salvasse a história, mas, no fim, só tive mais do mesmo.

Não seguirei para o segundo livro por motivos óbvios; que luta.

laurabagatella 30/03/2024

Nona casa
Nona casa é um livro da Leigh Bardugo beeeem diferente do que estamos acostumados a ler no grishaverso, é um livro mais denso, mais adulto.
O começo dele é um pouco cansativo, até você compreender o universo, o sistema de magias, todas as casas, vc fica muito perdido e com vontade de largar o livro. Além disso, o começo tem muitos flashbacks (q tanto aparecem em capítulos específicos, como em cenas aleatorias no meio de capítulos do presente), oq as vezes confunde um pouco tbeeem.
Mas vale mttt a pena continuar lendo, eu amei TANTO a história, os personagens, os plots, tudo tudo tudo. O sistema de magia é incrível, eu amei muitoooo!
É o primeiro livro q eu leio c essa vibe dark academy, achei bem interessante!
E esse final???? QUERO O SEGUNDO LIVRO AGORA!!!!!!! Gente juro esses últimos capítulos eu DEVOREI

Evaldo7 30/03/2024

Um livro Fantastico com personagens fantastico!
DLL2024: Um livro parado há mais de um ano.

Nesse livro Bardugo nos convida a fazer um mergulho profundo em um mundo de magia, segredos sombrios e intrigas sinistras. Ambientado na Universidade de Yale, o livro nos apresenta a Alex Stern, uma jovem com um passado turbulento e a habilidade de ver os espíritos dos mortos.

A trama se desenrola quando Alex é recrutada para a nona casa, uma sociedade secreta encarregada de supervisionar os rituais mágicos que acontecem no campus. Confrontada com um mundo de poderosos feiticeiros, forças sobrenaturais e conspirações mortais, Alex se vê no centro de uma batalha entre luz e escuridão.

O que torna essa história tão cativante é o seu universo rico e complexo, repleto de detalhes e reviravoltas surpreendentes. Leigh Bardugo tece uma narrativa envolvente, combinando elementos de fantasia urbana, mistério e thriller sobrenatural para criar uma história que prende o leitor desde o início.

Além disso, os personagens são vívidos e complexos, com motivações profundas e camadas emocionais. Alex Stern é uma protagonista fascinante, com sua coragem feroz e seu passado enigmático, enquanto os membros da nona casa são igualmente intrigantes, cada um com suas próprias agendas e segredos.

Ao longo do livro, Bardugo explora temas como poder, corrupção, redenção e a natureza da magia. Ela mergulha nas nuances da sociedade secreta, revelando as tensões entre seus membros e as consequências perigosas de seus atos.

Sophia.Zanella 25/03/2024

A fantasia é bem escrita, o que eu mais gostei foi que ela é realista, como as pessoas realmente são e não uma coisa enfeitada de glitter .

O livro no começo é super confuso, alterna muito entre passado, presente?mas quando vai pegando o jeito fica fácil.Tem uma história muito boa,mas tem que ter paciência.
Toda a trama se passa em New Haven(Yale) e no único tem um mapa da cidade todo enumerado, sinceramente no único era cansativo parar no meio da leitura para descobrir que parte da cidade eles estavam. Sobre as 8 casas mágicas foi explicando de pouco em pouco, mas meu concelho é pular para o final do livro que tem um resumo de cada uma.
Acho importante avisar que o livro tem vários temas pesado e é importante pesquisar os gatilhos antes de ler.

Murilo Lorençoni 21/03/2024

Uma bela surpresa
Comecei esse livro sem esperar muito e gostei bastante. Achei a parte policiak previsível mas bem desenvolvida. Gostei da construção mágica

capjojo 17/03/2024

Mors irrumat omnia, irei tatuar
É interessante, embora eu não tenha entendido algumas coisas. O problema é que há muita informação que é pouco explicada, por exemplo: tem outros Véis??? Ou seja, não existem SÓ os cinzentos. O que é uma sacanagem ser jogado tudo assim de última hora sem nem ter explicado detalhadamente sobre o Véu.
Outra, os gatilhos. Sim, gatilhos sem aviso! Se se você pegar o livro sem ler nenhuma recomendação ou procurar à respeito, meu amigo, você vai ter um maldito de um desconforto (experiência própria), agravado se você tiver gatilhos em "vícios/drogas/overdose/abuso/agressão sexual". Assim como, HÁ SIM uma irresponsabilidade com a descrição e desenvolvimento desses temas abordados, é tipo, joguei pra criar um trauma e fds o desenvolvimento, viva a superação, eba.
Mas, a história é bem legal, se você conseguir continuar após o descrito acima, e achei o plotwist confuso, mas chocante (a essência de todos os plot).
ME JULGUEM, mas eu gostei, do meio pro final, eu realmente fiquei animada. Nós pessoas com ressaca literária e vida semi adulta, só precisamos de um livro para nos tirar da realidade e nos envolver, porque MORS IRRUMAT OMNIA. A vida fode a todos nós.

Leo 13/03/2024

A Nona Casa
Imagine que vários ex alunos de Hogwarts, todos da Sonserina, resolvessem estudar na mesma universidade trouxa. E lá eles fossem divididos em 8 casas. Pronto. Essa é a história. Hahahah.
Brincadeiras à parte, essa trama trata exatamente da vida universitária de jovens com acesso à magias macabras e ao mundo dos que já se foram.
Mas se você acha que a leitura será fluida como ler Harry Potter, repense. A autora não faz muita questão de seguir uma ordem mastigada para que o leitor conheça seu universo. Ela te joga num trem em movimento (não é o Expresso Hogwarts) e você que se vire pra descobrir pra onde vai. Nessa viagem, aos poucos você vai conhecendo uns personagens sem nenhum carisma e você vai acertar muito se sua atitude for de que também não está muito preocupado em descobrir quem é essa gente toda. Foque na Alex e que se lasque o resto. Sua sanidade vai me agradecer no final.
Tem mistério, é policialesco, mas você nunca vai descobrir o assassino antes que a Leigh Bardugo te dê permissão.
Então, só segue, sem dar uma Sherlock e tá tudo certo.

Thais.Carvalho 11/03/2024

Alex tem a chance de mudar de vida, de deixar o passado difícil para traz e se formar em uma das melhores faculdades do país, mas para isso ela precisará enfrentar a magia e o sobrenatural.

katesamos 07/03/2024

Me sentindo burra
Esse livro é bem pesado e tem bastante gatilhos, então tem que ter um pouco de cuidado se quiser ler.
Me senti burra todo o livro pq quando eu achava que tava entendendo algo tudo virava e eu percebia que só tava mais confusa, mas muito bom, não consegui adivinhar quase nada.