Teoricamente Princesa

Teoricamente Princesa Alyssa Cole

Resenhas - Teoricamente princesa

Aione 21/10/2020

Teoricamente Princesa é o primeiro livro da série Reluctant Royals de romance contemporâneo de Alyssa Cole, na qual cada volume traz uma história independente, com os diferentes personagens tendo participações ao longo dos livros. Nos EUA, há três romances e duas novelas publicadas até o momento.

Naledi Smith trabalha duro para manter sua vida e seguir com sua carreira na área científica. Dividida entre a pós-graduação e um trabalho como garçonete, ela não tem muito tempo livre — ainda mais para dar atenção aos emails de spam que vem recebendo informando que ela é uma princesa, noiva de um príncipe de um país na África. O príncipe Thabiso, por sua vez, precisa encontrar sua esposa o quanto antes, por pressão do povo de Thesolo. Quando ele resolve ir até Nova York em busca de Naledi, ela o confunde com um plebeu. Ele, tendo pela primeira vez a chance de ser conhecido como um homem sem o peso de seu título, resolve embarcar na mentira para tentar conquistá-la.

Teoricamente Princesa me fisgou desde as primeiras páginas por conta da escrita leve e divertida de Alyssa Cole. Em terceira pessoa, a narrativa se alterna entre as perspectivas de Naledi e Thabiso, permitindo que o leitor contraste os pensamentos e sentimentos de um e de outro. Foi ótimo ver como a voz de cada um está presente em suas narrativas: a de Naledi, recheada de referências científicas, ligadas ao seu dia a dia; a de Thabiso, com um claro tom de arrogância, típica de quem ocupa uma alta posição de poder, tendo sido servido por toda a vida. Além disso, as trocas de mensagens, repletas de emojis, além dos próprios emails, dão um tom ainda mais gostoso para a narrativa.

A construção dos personagens — e da trama como um todo — é um dos trunfos de Alyssa Cole. A autora insere com muita habilidade detalhes ao longo do enredo que fazem dele mais crível e concreto, sem perder o tom de leveza da história. Thabiso, mesmo com seu tom arrogante, é um bom homem, apesar da mentira que conta para Naledi. A autora soube como mostrá-lo como alguém de fato preocupado com seu povo e que, ainda assim, cresce ao longo da história ao encarnar um papel de plebeu, vivendo uma vida que nunca foi sua. Naledi, por conta de toda sua infância, é uma mulher marcada pela insegurança e pela rejeição, reforçadas em sua rotina no laboratório, onde é sempre rebaixada por um colega homem — o que demonstra muito bem várias situações de machismo no ambiente de trabalho, ainda mais em áreas nas quais ainda há um predomínio de atuação masculina — e por sua própria melhor amiga, cuja relação com Naledi é um tanto quanto controversa. Aqui, apesar do incômodo que senti por essa amizade, gostei de como Alyssa Cole mostrou o lado conflituoso que pode existir entre amigos.

Mesmo a história sendo ágil, permite um envolvimento com o casal de maneira que o surgimento da paixão não apenas convença como também nos faça torcer por eles, ansiosos por cada desdobramento. As cenas sensuais foram bem colocadas, tornando a relação entre os dois mais apaixonante. O romance me conquistou em Teoricamente Princesa, assim como seu desenvolvimento como um todo, além das temáticas presentes na história. Há um caráter inegavelmente político na obra, mesmo que não aprofundado ou a ponto de ser o centro do enredo. Thesolo é um país que resistiu à colonização, o que dá uma força muito grande para o livro — poderoso por si só por ser um conto de fadas moderno protagonizado por personagens negros. Ainda, há diversidade entre os personagens — seja pela assistente de Thabiso, que é LGBT, ou pela irmã da melhor amiga de Naledi, que é uma pessoa com deficiência. Os próprios conflitos políticos presentes na trama, defendidos por Thabiso, são uma representação da política mundial sob a lógica capitalista, na qual o interesse pelo lucro leva à exploração em diversos âmbitos e, também, à exacerbação da desigualdade social, sentida por Thabiso enquanto ele se finge de plebeu. Por fim, as próprias dificuldades que Naledi encontra pela falta de incentivo à Ciência são um retrato de problemas que encontramos atualmente. Aliás, Teoricamente Princesa deixa clara a importância de epidemiologistas, como Naledi, o que conversa conosco especialmente agora, durante o momento de pandemia de Covid-19.

Em linhas gerais, adorei Teoricamente Princesa por ter sido uma leitura que me entregou um pouco de tudo: cenário político-social, protagonismo negro e, principalmente, um romance fofo e gostoso de se ler. Leitura ideal para quem procura um bom envolvimento, temperado com toques de temáticas mais do que relevantes.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/10/20/resenha-teoricamente-princesa-alyssa-cole/
Angel 26/04/2022minha estante
Que resenha rica ?? eu ganhei esse livro num sorteio e estou bem ansiosa para ler

Rosangela Max 05/10/2023

Um clichezinho de conforto.
Tem todos os ingredientes que eu considero que um bom romance clichê precisa ter: uma protagonista independente, um protagonista apaixonado, passagens bem-humoradas e uma pitada de hot.
Fazia tempo que eu não lia uma história onde eu pudesse curtir o romance apenas pelo romance. Entregou o que se propunha.
Gostei da escrita da autora. É fluida e os diálogos são bem elaborados. É uma mistura interessante de romance histórico, contemporâneo e ficção-científica.
Um ponto negativo é que achei que ela ?enrolou? demais no desenvolvimento do enredo, o que me entediou em alguns momentos. Esta história poderia ser contada em menos páginas.
Recomendo a leitura.

Juh 12/07/2021

Sempre dou uma olhada nas diversas adaptações de contos de fadas, e esse aqui começou de forma bem interessante, o que me deixou ainda mais curiosa! Foi totalmente às cegas, já que nunca tinha lido nada da autora, e me surpreendi querendo mais desse universo que ela criou. Uma pena que ainda não há tradução de mais livros da Alyssa Cole, mesmo que seja de outra série. O final eu não curti muito, mas gostei da maior parte da obra!

>> Apaixonante. Escrita Cativante. Representativo - Nota: 8,6
Veja mais em: ninhodepirilampos.com.br

resenhasdajulia 11/12/2022

Com as preocupações envolvendo sua pós graduação e seu emprego, Naledi Smith definitivamente não tem tempo para os e-mails que anda recebendo, falando que ela foi escolhida para ser uma princesa, e que deve se casar com o príncipe Thabiso. Até parece que isso é verdade.

O príncipe Thabiso é o único herdeiro do trono de Thesolo, e, para cumprir com suas obrigações, decide localizar sua noiva desaparecida.

Quando se encontram, Naledi não sabe que ele é príncipe e o trata como um um cara qualquer, e Thabiso não resiste à chance de experimentar como é a vida sem ser um príncipe com tantas pressões envolvidas.

A química entre Naledi e Thabiso é muito forte, e logo a amizade se transforma em algo mais. Mas será que depois que ele revelar a verdade, isso continuará igual?

Eu amei esse livro! A história me envolveu desde o início e eu me conectei muito com os personagens!

Dani @oslivrosdadani 09/12/2020

Leve, divertido e sensual.
Um casamento arranjado, uma identidade equivocada e um belo príncipe de um país africano, são alguns elementos deste primeiro livro de estreia de Alyssa Cole. Além disso a autora oferece uma obra representativa, leve, divertida e com uma boa pitada de sensualidade.

Naledi Smith é uma estudante pós graduada em epidemiologia, faz malabarismo entre vários empregos para conseguir pagar todas as suas contas. Ser criada em lares adotivos deu-lhe a dureza e a força que precisava para enfrentar como mulher negra um mundo muitas vezes hostil, preconceituoso e misógino. Sem sorte no amor se sente como um ?imã defeituoso?. Por isso quando recebe um e-mail dirigindo-se a ela como a noiva de um príncipe a muito tempo perdida, ela simplesmente ignora. Afinal falsários não faltam por aí. Entretanto a jovem jamais imaginária que o novo garçom incompetente ao qual ela está tentando treinar, na verdade é Thabiso o Príncipe Herdeiro de Thesolo que viajou da África para NY afim de reivindicar sua noiva.

Com uma escrita fluida e envolvente, Alyssa Cole nos apresenta um conto fadas moderno com um narrativa digna do século 21, com personagens singulares e complexos muito bem construídos e apaixonantes.
Ledi é uma protagonista muito forte e inteligente, que busca seu lugar ao sol. Suas interações e posicionamentos como mulher e como mulher negra na área cientifica foram tão reais, que deram ainda mais peso para a leitura. Possui as suas paredes emocionais erguidas e a razão para isso faz com que nos afeiçoemos ainda mais a ela.

Já Thabiso é... ele é suave, sedutor, carismático e realmente se esforça para ser um bom príncipe. Todavia vivencia uma realidade diferente e está acostumado a ter tudo em suas mãos. Isso lhe dá um certo ar de arrogância bem no início da leitura, mas que é facilmente corrigido quando ele enxerga seus privilégios. Uma analogia que deveria ser feita por muitos personagens da vida real (rs).

A química entre o casal também foi algo bem trabalhado. Havia uma sinergia entre eles que enriqueceu ainda mais a obra.
?Teoricamente Princesa? é um romance envolvente, alegre  e sensual que super indico a todos.
Adrya.Ribeiro 10/12/2020minha estante
Ain, está na minha meta e ainda não peguei! Já quero

Dani @oslivrosdadani 11/12/2020minha estante
Torcendo para você gostar muito !!!

Lorrane Fortunato 19/08/2020

Tudo o que eu queria e mais
Teoricamente princesa excedeu e muito as minhas expectativas! Esse livro é tudo o que eu queria ler e muito mais. Super recomendo!

Thaise 10/12/2020

UM CLICHÊ DIFERENTE
" - Aí é que está, Naledi. As pessoas que você mais ama são as que mais irão machucá-la, eis uma das grandes charadas da condição humana. Ou pelo menos é o que dizia o meu tutor de filosofia, e olha que ele tinha uns cinco diplomas na área, então acho que ele sabia do que estava falando".

Aqui temos uma versão estilo o livro Diário de uma Princesa de Meg Cabot com a mistura do filme Um Príncipe em Nova York e foi um tanto divertido.
Temos Ledi (Naledi) uma recém formada em epidemiologia, orfã, e com nada menos que uma amiga (Portia) para sair de vez em nunca, mas aí meio que um cara grandão, com olhos escuros e um sorriso confiante aparece na frente dela, semanas depois de ter recebido um e-mail de alguém que jura que ela é a princesa "perdida".
Temos também Thabiso, um príncipe, e um homem que está a procura de algo que o distraia das suas tarefas reais, por isso se passar por Jamal parece ser uma ideia boa até descobrir mais sobre a personalidade de sua prometida.
O romance não me conquistou muito, foi legal a construção do universo, a cidade, a estória, até o pouco suspense, mas na medida que eu ia lendo mais cansativo ficava, se o livro tivesse poucas páginas ou até um desenrolar melhor aí sim o romance talvez andaria nos trilhos.
Não estou dizendo que é um livro ruim, ao contrário gostei muito dos personagens, principalmente de Likotsi (a assistente de Thabiso), é um livro bom para se distrair e entrar um pouco no universo de realeza em que os sonhos de uma garota que não tinha nada se transformar em realidade.

Bi Sagen 02/04/2021

O conto de fadas que eu estava precisando
Thabiso é o único príncipe do reino de Tesolo. Por isso, ele cresceu com muitas responsabilidades, e também muito privilégios, que o fazem ter uma visão bem peculiar de mundo.

Na infância, o rapaz tinha sido prometido a Naledi. Entretanto os pais da garota fogem com ela, e ele nunca mais a vê. O que resta são os devaneios sobre o que poderia ter sido.

Depois de muitos anos, já adultos, a secretária de Thabiso consegue localizá-la, morando em Nova York, mas as coisas não são tão simples assim...

Ledi agora é uma epidemiologista, que divide seu tempo entre pesquisas e trabalhar como garçonete. E após a morte de seus pais, no começo da infância, ela não lembra nada sobre seu passado no reino, muito menos sobre ser a prometida do príncipe.

Assim, Thabiso decide se fingir de plebeu, e interagir com ela sem o peso da coroa. Mas, quanto mais tempo passa, pior ele se sente com a mentira, e teme pelo momento que erá que deixar tudo claro.

Eu fiquei 100% rendida por essa história.

Tiveram algumas coisas que me incomodaram, como a ofensa do começo (em relação ao cachorro), e da amizade nada saudável da protagonista. Mas foram pontos que foram trabalhados, e no fim não me incomodava tanto.

Eu amava como o príncipe não tinha medo de se mostrar totalmente rendido por Ledi.

A história é super divertida, e vamos vendo com o tempo os personagens crescendo.

Espero que tenham continuações com Nya e Regina, porque elas são incríveis.

O final é meio corrido, principalmente a parte do tio e da rainha, mas acontece...

O livro é uma mistura de comédia romântica, contos de fadas, romance sensual e faking date. Um livro delicioso para suspirar e se apaixonar...

Marlú 18/08/2021

Teoricamente Princesa
Ao ler Teoricamente princesa de Alyssa Cole tive em alguns momentos a sensação de familiaridade com o filme Um príncipe em Nova York de 1988 estrelado por Eddie Murphy, mas a minha comparação com filme ou artista não para por aí, pois achei o cara da capa parecido com o saudoso Pantera Negra Chadwick Boseman( tá sei que só tinha uma parte do rosto,mas fazer o que se minha imaginação é fértil), claro que consequentemente o tornei o rosto do protagonista, infelizmente não consegui achar um rosto parecido para protagonista, mas isso não me impediu de cria-lá na minha mente.
No mais está história é um conto de fadas moderno e representativo.

dandy 06/09/2022

Teoricamente Amei!
É delicioso e revolucionador? sim, é!
Algo que posso dizer como uma pessoa negra, é que Nadeli é do tipo de mocinha da qual precisamos mais! Inteligente (ela é cientista!), teimosa, sensível, ela erra e acerta. (Sério foi maravilhoso ver uma personagem negra que não é descrita como ela foi.) E ok houve momentos em que eu fiquei ???? com algumas declarações da personagem, mas creio que foi mais algo pessoal meu.

O plot é uma delicia de ler, foi bem construido e definitivamente deixa curioso pra ler as outras obras da autora (principalmente o spinoff envolvendo uma personagem secundaria. quando você ler, você vai saber de quem estou falando :) )
Foi a primeira vez que eu li algum trabalho da Alyssa Cole, e definitivamente desejo ler o resto.
Eu definitivamente recomendo a leitura.

Gisele (@enquantoissoleio) 08/07/2021

Um clichê baseado em mentiras
Iniciei a leitura muito ansiosa pelo que iria encontrar nesse livro, pois a sinopse me deixou curiosa e mergulhei de cabeça.

A representatividade é sem dúvidas o ponto alto desse romance clichê e o que menos gostei foi o fato do romance ser baseado em uma mentira do protagonista e a forma como tudo se resolveu em um capítulo, como num passe de mágica.

A protagonista que foi prometida ao príncipe quando ainda era criança, passou a morar nos Estados Unidos, sem contato com seus familiares da cidade Natal em Tesolo, na África, cresceu e se tornou uma cientista. Esperava uma mulher decidida, madura e segura, mas ela é o oposto disso. Se submete a amizades nada saudável, colegas de trabalho que a destratam e vive como se isso fosse suficiente. Com a chegada do príncipe as coisas não mudam tanto, ela continua aceitando o que lhe é dado.

O final foi bem corrido e já estava óbvio a origem do problema que surgiu, mas foi resolvido de forma tão simplória e rápida que fiquei bastante decepcionada.

Recomendo para leitores jovens e que querem apenas uma distração.

Larissa 31/01/2021

Uma ótima escrita com pouco romance
O romance da Nova Iorquina e estudante de pós-graduação Naledi Smith com o rico príncipe Thabiso, do país Africano de Thesolo, é um conto de fadas contemporâneo.

A mocinha de vida difícil encontra um príncipe que há muito tempo foi prometido á ela perante aos seus familiares e povo, mas ela não recorda-se de nada dessa época.

Além do livro ter essa áurea de realeza com romance "Teoricamente Princesa'' possui um papel politico e inclusivo na sua história. Com o protagonismo negro, personagens LGBTQ+ e personagens PcD, o tom politico no livro fica por conta do drama da falta de investimentos em politicas de saúde, a falta de incentivo a ciência, corrupção politica e a prevenção ambiental.

A autora Alyssa Cole tem uma ótima escrita num bom livro, porém achei que faltou vermos mais cenas dos protagonistas juntos como casal. No livro não mostra eles namorando, apenas se envolvendo e decidindo se vão ou não ficar juntos e quando a decisão é tomada o livro acaba, nos deixando com um gostinho de que faltaram mais paginas.

A protagonista Naledi não foi a mocinha que mais gostei. Achei ela muito cabeça dura, rancorosa e repetitiva. Entendo que o príncipe enganou-a, porém ela ficou batendo nessa tecla por muitas cenas. Por isso o motivo de ter poucas cenas do namoro.
Thabiso é um personagem masculino maravilhoso, gentil, inteligente, charmoso etc.

De ponto fraco no livro achei que a resolução da doença misteriosa de Tesolo foi abruptamente resolvida sem uma gradativa explicação e uma previa das desconfianças de Naledi. O reencontro familiar também poderia ser melhor explorado com mais cenas de Naledi com sua família.

É um bom livro que falta uma dose mais cheia de romance, afinal o livro é sobre um amor de um príncipe com uma teoricamente plebeia.

Sarah @surtoliterario 07/05/2021

Amei!
Naledi é uma jovem mulher que está focada na pós-graduação e nos seus muito empregos. Ela está acostumada a viver de maneira regrada e não tem tempo para viver um romance, é por isso que ela fica irritada ao começar a receber diversos e-mails dizendo que ela é a noiva prometida de um príncipe africano. Imagina! Ela, uma princesa? Não mesmo!

Por outro lado, Thabiso é o príncipe herdeiro do trono de Thesolo, que vem sofrendo uma grande pressão para se casar. Só que mesmo após anos, ele ainda pensa na noiva perdida e ao encontrá-la, não é reconhecido, nisso ele vê a chance de conhecê-la sem o peso do trono. Uma amizade nasce e se torna algo mais, mas a mentira o assombra e tudo pode desmoronar graças a ela, inclusive seu reino.

Eu adorei esse livro! A autora tem uma escrita muito envolvente e atual. Ela soube colocar a pitada exata de conto de fadas sem parecer algo impossível, também levanta alguns questionamentos muito importantes como gaslighting, a desvalorização da mulher negra no mercado de trabalho, desigualdade social e mais. É um livro muito enriquecedor e entrega uma experiência e tanto!

Como Naledi é uma pós-graduanda em epidemiologia, vamos acompanhar todas as dificuldades que ela passa como cientista e como mulher nesse meio com predominância masculina. Ela é uma mulher que carrega muitas cicatrizes do passado e, por isso, é muito fechada. Ao longo da trama vamos descobrindo por tudo que ela já passou, e o desejo de que ela seja feliz se torna cada vez mais forte.

Thabiso é a prova de que até os príncipes erram. E ele erra muito, mas sempre tentando fazer o melhor. É bacana ver o quanto ele se desenvolve e sempre admite seus erros e tenta se redimir deles. Também gostei muito de como ele enfrenta tudo e todos por aquilo que acredita.

É um livro que recomendo muito para quem busca um bom romance, e mais ainda para quem quer representatividade negra. Essa história é perfeita!

site: https://www.instagram.com/surtoliterario/?hl=pt-br

Shay.Ferreira 20/05/2021

Teoricamente princesa ??
O romance de Alyssa Cole tem tudo o que torna a leitura prazerosa, pois tem casal (óbvio kkkk), aventura, emoção e também trás um certo empoderamento, e quem não gosta de uma mulher empoderada, fodona como a Ledi.
Gostei bastante da proposta, pois foi possível mergulhar um pouco na cultura africana que ainda é pouco explorada. Foi falado sobre amizades e as toxinas presente nessa relação e claro, tivemos um plus, com o príncipe ?? Thabiso descrito como um cavalheiro, gato e que sabe como tratar uma mulher. O pacote completo, a perfeição em forma de príncipe.

Helena 15/01/2022

Fofo com representatividade e críticas ??
Eu simplesmente AMEI esse livro! Sendo divertido e instigante ao mesmo tempo, trouxe uma história super fofa e romântica recheada de realidades e críticas.
Curti muito como a autora inseriu críticas na história e fez os personagens crescerem com isso.
Poderia ter um final menos corrido? Sim, mas não tira o mérito da história!
Foi livro bem escrito, com fluidez e cheio de representatividade. Um livro que evitou estereótipos e trouxe críticas de forma inteligente.
Além disso, os personagens são apaixonantes, tu acaba se apegando e até comprando as brigas deles conforme a história vai crescendo.
Recomendo para quem quer um romance fofo com uma dose de hot e críticas.
Por fim, queria dizer que espero que coração que a editora consiga trazer mais livros da autora, principalmente na série desse livro.