Adultos

Adultos Emma Jane Unsworth

Resenhas - Adultos

Manú @livros_da_manu 21/04/2024

Refletindo...
Jenny conta um pouco de sua história nesse livro narrado em primeira pessoa. Em um enredo psicológico, vamos entendendo o quanto as mídias sociais influenciam as atitudes dela em seu cotidiano.
Aliás, o livro aborda justamente a influência das redes sociais na vida das pessoas e do perigo de se tornar dependente de um simples like.
Aos 35 anos, Jenny é aquela pessoa que não consegue viver sem estar conectada. Com um relacionamento conturbado com a mãe e um fracassado romance com Art e seu emprego por um fio, ela chega ao limite quando a melhor amiga se afasta dela e então, vê que precisa mudar o rumo... Mas, mudar não é fácil, não!
Eu não consegui chegar ao fim em total conexão com a história, em primeiro lugar porque não sou fã de narrador personagem, em segundo, porque achei a narrativa rasa e superficial (talvez era esse o objetivo da autora, mostrar o quanto nos tornamos dependente de algo que não nos define, já que nem tudo o que está nas redes sociais projeta a verdade...) e por fim, por conta do final, que simplesmente me deixou boquiaberta, sem acreditar...
Vale a pena conhecer, refletir sobre a situação e os personagens, repensar nossa atitude frente a redes sociais, mas não dá para criar muitas expectativas.

barbaramagalhaesr 07/04/2024

Leitura Necessária
Por favor, mulheres dos 20 aos 35 anos, leiam esse livro. Cheguei nessa obra através da Marcela da Obvious e devo dizer: agradeço de todo o meu coração. Pra começar: odiar a Jenny nos primeiros capítulos é inevitável?assim como odiar a mãe dela alguns capítulos depois. Apesar de tudo, me vi muito na personagem em alguns momentos, em como ela é frágil, dependente e bastante problemática? mas não a culpo, com a mãe que teve, é compreensível. A Jenny vivendo por aparências contando curtidas no Instagram é um tapa na cara e te faz pensar em milhões de outras coisas que as redes sociais nos obrigam a fazer e nós nem percebemos.
Mas voltando à leitura: é incrível. Você se sente dentro da história, amiga de todos/as e é muito massa acompanhar a evolução da personagem através do tempo e das questões abordadas, sinto que cresci junto com ela. O que mais gostei do livro é o fato de ser atual e pontuar questões que passam despercebidas pela nossa geração. Só leiam, vai ser incrível!

feitadeazul0 04/04/2024

?Na maior parte do tempo, só quero não me importar o tempo todo com o que cada pessoa pensa de mim, e quero não ter as opiniões de tantas pessoas zumbindo no meu cérebro (?) E, algumas vezes, só quero tomar um banho, colocar um jeans limpo e comer um sanduiche em um café, e me sentir como uma 🤬 #$%!& de uma pessoa normal.?

Esse livro me trouxe tanta reflexão, me identifico em vários aspectos com a Jenny. Essa ânsia de aprovação e a ansiedade após interações sociais, meu Deus. Não tenho palavras, simplesmente incrível que traz muito da realidade das redes sociais.

Leticia.Esteves 28/03/2024

Terminei hoje e achei bacana. As vezes ele fica meio parado, e é um pouco confuso em algumas partes, mas é legal!

Euvitormarques 27/03/2024

"Real, interessante e a frente de seu tempo".
Adultos de Emma Jane Unsworth é um daqueles livros que COM CERTEZA devem ser lidos mais de uma vez para serem completamente compreendidos. Ao reler tal obra tive a sensação de vê-la " crescer" dentro de mim. O livro que acompanha Jenny Mclaine, uma jornalista de 35 anos que encontra-se em um furacão de emoções em sua própria vida surpreende ao trazer consigo uma leitura dinâmica, frenética e deliciosamente intrigante e bem escrita. O que pode confundir e desagradar alguns leitores que prefiram uma linha mais tênue em relação a ambas. Jenny, como personagem segue uma linha que particularmente me agrada: cheia de defeitos, acertos, charme e mais especificamente: realidade. Emma traz aqui uma construção de personagem esplêndida ao desenvolver em sua protagonista, ações e pensamentos que destoam do convencional para protagonistas quase 100% perfeitas e rasas como uma tábua, ao escancarar uma personagem que está ciente de suas próprias e infinitas falhas. Jenny é quase " detestável" se não fosse real e identificável. Deixo aqui a minha recomendação para leitura, tendo em vista que seja algo que possa não agradar a todos.

Patty 24/03/2024

Essa leitura deve ser boa para algumas pessoas, mas não foi para mim.

Achei as personagens egoístas demais, principalmente o Art, a Susy e a Cármen.

Queria mais interações com o Sonny, acho que ele ajudaria a protagonista a ver onde estava errando.

Enfim, a organização do livro me deixou um pouco confusa, a autora vai e volta na linha do tempo sem especificar nada, só descobrimos depois de um tempo de leitura, achei isso meio ruim.

JAssica207 17/03/2024

Injustiçado hahah
Entendo o porquê muita gente não gosta desse livro.
Mas minha experiência foi boa
A autora nos trás a sensação de toda loucura que Jenny sente/vive, muitas delas criadas por ela mesma.
O relacionamento complicado entre ela e sua mãe.
Vemos também como sua criação acabou resultando em uma busca por aprovação e perfeição constante, oq piora com as redes sociais.
Achei esse livro muito interessante
Se você gosta de livros sobre relações humanas e drama, dêem uma chance.

leticiathan 04/03/2024

Mds do céu chatíssimo chaterrimo nesse livro todo mundo é chato ah pq mostra a realidade bom continua sendo bem entediante omg será que essa review vai ser validada (?)

ligia104 01/03/2024

Esperava mais
Pensei que ia ser uma vibe sally rooney mais leve e irônica, mas é totalmente diferente. Difícil explicar a história de uma maneira simples, mas gira em torno de uma personagem e sua relação com a tecnologia, ansiedade, família e amigos.

A Jenny é insuportável, tinha coisas que honestamente vergonhosas demais, o que tornava uma missão quase impossível torcer por ela. Tudo bem que toda a questão da ansiedade, e as redes sociais, além da parte de depender muito da opinião alheia para ter uma validação interna, ser muitooooo comum nessa idade, não foi suficiente para tornar a leitura mais agradável.

As questões familiares dela, eu achei mal explicadas, desenvolvidas e finalizadas. A personagem principal além de chata, é imatura. O Art até que foi bem desenvolvido, o suco do lixo do homem moderno. As amizades e a mãe poderiam ter sido melhor desenvolvidas, achei muito estereotipadas.

Enfim, esperava mais, mas também sei que eu criei uma expectativa muito grande antes, então de certa forma é minha culpa também.

Eduarda 29/02/2024

Todos nós temos um pouco dessa protagonista
Um livro que não tem como se explicar.
A protagonista tem um sério problema de se importar DEMAIS com as redes sociais, e o livro inicia com essa trajetória.
Achei ele meio ? entediante?no início mas com o surgimento de personagens secundários(principalmente a mãe da protagonista) você se interessa um pouco mais a cada página que lê.
Uma crítica contemporânea que vale a pena ser lida, compreendida e refletida.

stormazzi 29/02/2024

Não é ruim, só é chato, mas chato demais além da conta, mas apesar dos pesares a leitura é fluida o que de certa forma me impressionou. A personagem principal não me cativou só o que ela fez foi me irritar e esse final? péssimo.

claragussmao 29/02/2024

Parecia ser ótimo
Parece que a autora desistiu do livro na metade e só foi completando com o que fosse mais "cômico", resultando em cenas de extrema vergonha alheia.

Era tanta vergonha alheia que foi ficando difícil ler, lá pros 75% eu passei a ter que me esforçar pra não abandonar o livro.

A personagem tem 35 anos e se comporta como se tivesse 16. Ela guarda um rancor da mãe como se ele tivesse sofrido na infância, mas na verdade o motivo é tão idiota que o relacionamento da Jessy e da mãe perde o sentido ma história. O final é tosco e dá a sensação de final de novela: tudo se resolve lindamente, sem muito sentido, mas acaba tudo bem.

O único personagem bem escrito é o Art.

beareadings 28/02/2024

Monólogos, mensagens, e-mails e cartas de uma millennial viciada em internet compõem essa narrativa não linear que cria a sensação de estarmos na cabeça de jenny, a protagonista. é cômico, e acho que a comicidade acaba tornando as críticas presentes na história um pouco rasas. além disso, mesmo tendo 400 páginas, o ?final? parece apressado, um giro de 180º nas últimas páginas. de qualquer forma, é uma leitura fácil e divertida, que reflete - mesmo que de maneira caricata - comportamentos de muitas pessoas nos dias de hoje