Aprendendo a cair

Aprendendo a cair Mikaël Ross

Resenhas - Aprendendo a cair

Nay__ 07/04/2024

Sensível
Nas páginas finais diz que o autor passou 2 anos na comunidade pra escrever sobre ela. No início achei um exagero, mas terminando todo o livro eu mudei de ideia, ele fez um ótimo trabalho que 'só quem viveu sabe', e não se experiencia em 2 meses o mesmo que em 2 anos.

Ainda que tenha um tom melancólico no início, achei muito delicado, sensível e gostoso de ler. Leria mais se tivessem outros volumes, histórias de mais personagens.

mnk0 29/03/2024

Eici/Dici
Aprendendo a cair é uma HQ muito interessante, os traços são diferentes e originais, o tema foi abordado com representatividade e casualidade, nos sentimos em Neuerkerode e acolhidos por todos de lá. Mas ao mesmo tempo entendemos a dor de Noel e vemos como ele lida com todas essas coisas novas, foi uma leitura única, rápida e gostosa de ler.

Livia Barini 15/12/2023

Falta de cuidado
A sinopse do livro fala em um menino deficiente cuja mãe morre e que utiliza da fantasia para se adaptar à casa para a qual é enviado. Ele vai se adaptar? Como será esse processo? Parece interessante, não?

O tipo de casa para a qual o menino foi enviado realmente existe na Alemanha. E o chocante para mim foi o livro enaltecer o caráter revolucionário e inclusivo da casa, que acolhe sob o mesmo teto, pessoas com diferentes necessidades: idosos, deficientes mentais e, ao que parece, pessoas com problemas psicológicos.

A casa na verdade é um depósito de gente. Seus moradores não recebem qualquer apoio psicológico, não tem nenhuma oportunidade de aprendizado ou acesso a terapia ocupacional. E o pior, não estão sujeitos a nenhuma supervisão. Em diversos momentos o personagem não volta para casa e ninguém "dá bola".

Antes não ser inclusivo, mas atender com carinho e competência.
Fabio 17/12/2023minha estante
Adorei a resenha, Livia!

Nay__ 07/04/2024minha estante
Acho que a beleza do livro é mostrar que eles são autônomos e que não precisam de supervisão 100% do tempo. Me pareceu que o propósito da iniciativa não é ser um tratamento intensivo, mas uma oportunidade de viver uma vida em comunidade.

Concordo que precisam de mais apoio psicológico, mas eles tem várias atividades terapêuticas, como a natação, argila/cerâmica/desenho, eventos culturais com música...

Ina 25/09/2023

Todo deveria ler e conhecer Neurekode
Essa história em quadrinho traz para o leitor a estória de um homem, apresenta ter algum espectro avançado, que vê a sua mãe, a única parente viva, entrar em coma. E certo dia aparece um senhor de bigode pra tirá-lo da sua casa e levá-lo para um lugar desconhecido, pois ele não poderia ficar mais sozinho e somos levados para uma vila onde morar pessoas com PCD e que tenham algum distúrbio. O melhor é que essa vila existe na Alemanha, foi uma experiência enriquecedora pra mim e fiquei com vontade de conhecer Nuerkode. Recomendo a leitura a todos.

Liaaaaaakskddnfibrje 22/09/2023

Muito massaaaaa
Curti bastanteeee
o começo é bad, mas dps fica mais confortável (a sensação de ler no caso).
ver a inocência deles sobre os assuntos é bem massa.
a arte é LINDA DEMAIS
gostei muitao de tudo.
mas é meio triste tudo

Elle 29/03/2023

Aprendendo a cair
De uma sensibilidade extraordinária o livro conta a história do pequeno Noel um menino cheio de vida e curiosidade, que vive com sua mãe em Berlim até que ver o mundo do qual conhecia ruir em frente aos seus olhos desencadeando assim uma série de aventuras e descobertas transformadoras.

Uma livro que nos aquece o coração e nos traz uma nova perspectiva sobre pessoas portadoras de deficiência e as diferentes maneiras de vê o mundo.

O livro é de uma leveza e uma delicadeza surpreendente, com personagens cativantes e divertidos e um bom desenvolvimento dos mesmos.

Emilly473 11/02/2023

É um HQ bem interessante ver como é a vila Neuerkerode funciona e saber que tudo foi baseado na vida real é extraordinário e faz o leitor querer saber mais sobre o funcionamento dessa vila.

Criis.Souza 02/01/2023

Sensível ??
O livro é de uma sensibilidade fora do comum. A história do Noel se passa na Alemanha e trás a perspectiva sobre pessoas com deficiência e suas relações. Eu curti demais!!! E indico a todes!

Lorena 01/11/2022

UMA GRACINHA ?
Dei uma choradinha durante a leitura, mas é IMPOSSÍVEL não se emocionar!

lQuem é você? Eu quero conhecer você.?

Sabrina 16/10/2022

Muito bom! É uma história sobre aprender: aprender a recomeçar, a se adaptar, enfim, hq muito boa e que eu recomendo e foi muito interessante também descobrir sobre esse lugar onde "pessoas com e sem deficiência, de diferentes origens e características, vivem, trabalham e dividem o tempo livre umas com as outras" Neuerkerode é o nome, pesquisem!

Dango Yoshio 07/09/2022

Sensível e poderoso
Com certeza um dos melhores quadrinhos que eu já li!

Uma história sobre amadurecer e aprender, não só a se levantar, mas também a cair.
Acompanhamos a rotina de Noel em Neuerkerode, uma vila inclusiva onde pessoas com e sem deficiência trabalham e dividem o tempo livre umas com as outras, enquanto ele aprende a lidar com o luto e cria laços com os outros moradores da comunidade.

Um mergulho nessa realidade tão distinta, mas tão próxima, que pode nos ensinar muito sobre a vida e sobre felicidade.

Bruno Henrique 30/08/2022

Muito competente o trabalho do autor em retratar a vida do micro cosmo de uma instituição centenária alemã onde pessoas com necessidades especiais (e outras sem necessidades) convivem em busca de ressignificados para suas vidas e constroem relações inter pessoais sempre lotadas de sentimentos e intensidade.

Saturn.capri 24/08/2022

uma historia emocionante
Noel que tinha tudo no lugar certo e sua mamãe, juro que entendo .
Teve que recomeçar tudo de novo , se apaixonar e lidar com a morte .
Um quadrinho muito rápido de ler e divertido , um jovem muito especial .

Flavio - @geekcorp303 27/07/2022

Bom!
Gostei bastante, confesso que esperava um pouco mais de emoção na história, mas o que foi entregue foi muito bom, o personagem é super carismático, e é nítida a pesquisa que o autor fez, e toda a vivência dele contribuiu muito para a narrativa!

Gabez 28/03/2022

Em aprendendo a cair vemos algumas partes da vida de Noel desde a comemoração do seu aniversário junto à mãe, o último, e como sua vida muda completamente disso e o vemos se adaptar aos poucos a sua nova realidade e as pessoas que bem junto com ela.
É uma hq bem tocante.