Retrato de um Assassino

Retrato de um Assassino Patricia Cornwell

Resenhas - Retrato de um Assassino

Heidi Gisele Borges 10/09/2010

Patricia D Cornwell, conhecida autora de romances policiais, faz a biografia de Jack, o estripador e prova quem ele foi, pois não tinha sido descoberto.

Em 1888, começou sua terrível ira contra belas mulheres que se prostituiam, contra crianças e homens, talvez porque não pudesse ter filhos e nem ser um homem de verdade para sua esposa.

Quem foi ele? Segundo Cornwell, era o famoso pintor Walter Sickert – suas telas podem ser encontradas facilmente em sites de busca e demonstram toda a sua frieza.

Um estudo aprofundado da vida, época e pessoas envolvidas com o mundo de Sickert, sem que conhecessem o lado Estripador, que agia de forma cruel. Um exemplo dos horrores cometidos por ele foi um torso de mulher encontrado, porém nunca se soube a quem pertencera.

E nesta bela obra mostra o descaso com que a polícia tratou o caso.

Jack enviara diversas cartas às autoridades da época, com, algumas vezes, letras caprichadas, em outras, contendo grosseiros erros de escrita, perceptíveis que a pessoa queria errar, num tempo em que raras pessoas escreviam tão bem.

Patricia Cornwell prova onde ele morava e que sua casa ficava próxima a cena dos crimes. E quase se viu falida ao financiar os textos e toda a busca para comprovar quem era Jack, o estripador.

Ele nunca foi pego.

Mas Cornwell conseguiu desvendar mais este caso.

******
Mundo de Fantas - resenhas

Felipe Mendes 17/02/2012

Revelador do começo ao fim.
Assustador para muitos.

Carla.Zuqueti 20/11/2012

Razoável
Não faz parte da serie Scarpetta. É muito cansativo, mais um documentário. Não é trama policial. Não recomendo para fãs de suspense policial.

Benigno 04/08/2016

O mistério continua e o caso não foi encerrado
Sensacional, incrível e revelador são adjetivos que não se aplicam ao livro, aliás, muito fraco e de leitura cansativa. O caso não foi encerrado, tanto que o DNA mitocondrial, que a autora utiliza como prova definitiva para resolver o caso (as informações a respeito dos resultados são objeto de poucas páginas no livro), não é exclusivo. O suspeito, Walter Sickert poderia ir para o banco dos réus, mas alguns dos assassinatos ocorreram quando o mesmoo estava na França, embora a autora neste ponto do livro entre no terreno da especulação. Em certo ponto do livro a autora começa a ver indícios de que o suspeito é Jack, o estripador por tudo o que fez ao longo da vida. Ao final da leitura o que se conclui é que o mistério continua e como diria Sherlock Holmes: "The game is afoot".

tita 11/01/2023

Estripador
Achei o livro chato pra caramba. É um documentário onde a autora aborda a sua visão de quem poderia ter sido Jack, Estripador, os erros policiais, a forma como as pessoas foram mortas e a história de vida de Sickert.