Sermões de um trapista brasileiro

Sermões de um trapista brasileiro Dom Bernardo Bonowitz...

Resenhas - A Vida de São Bernardo

1 | 2 | 3 | 4

Sabrina 23/08/2023

Belas homilias
Livreto muito lindo, com belos sermões!
Sermões curtos mas com muito conhecimento e jogo de palavras extremamente perspicazes. Recomendo a leitura!

Traz homilias sobre cada festa e tempo Litúrgico da igreja, com explicações da festa e do tempo Litúrgico muito interessante.
O capítulo sobre a sagrada família me pegou de surpresa, com uma "carta de Jesus" falando sobre seus pais, oh que beleza! ?

Sabrina 16/08/2023

Uma vida em imagens ?
Que bonito é ver os frutos de São Bernardo em imagens; as abadias que expandiu, as cruzadas que pregou e os filhos que formou, mais notadamente Eugênio III que foi papa e seu discípulo.

A beleza das abadias remetem à casa de Deus, e me fez ter ainda mais vontade de viver o claustro, entregando todas as minhas horas para adoração de Cristo.

Livreto muito lindo, que traz forma as descrições do livro principal.

Sabrina 15/08/2023

O sábio da prudência!
Quantos ensinamentos de São Bernardo! Que homem excepcional que viveu nesta terra!!

O livro traz a biografia desse santo extraordinariamente comum, que trazia Deus consigo em todos os momentos do seu dia a dia, dando um testemunho de vida tão belo que levava muitos a conversão. Um homem que só queria ficar quieto em sua cela adorando o criador, mas o próprio criador o chamava a missões mais profundas, e ele obedeceu! Se tornando um homem histórico, que aconselhou papas e pregou as cruzadas ?? um homem que defendeu a sua fé até seu último dia de vida.

São Bernardo tem uma maneira muito singular de pensar e aprendi muito lendo sua biografia, como por exemplo: a prudência inabalável.

[...] "Terás de preferência o cuidado, se fores prudente, de seguir o conselho do Sábio: "No dia feliz não percas a recordação dos males, nem a recordação do bem no dia infeliz" (Eclo 11,27).

No dia em que estiveres forte, não fiques seguro de ti, mas clama a Deus como Profeta e dize-lhe: "Ao declinar de minhas forças não me abandoneis." (SI 70,9)."

[...] "Assim a esperança não te faltará em tempos de provações, nem a previdência quando tudo estiver bem, de modo que, numa instável sucessão de alegrias e tristezas, tu te tornarás uma imagem da eternidade, conservando o inabalável equilíbrio de um espírito constante, o tempo todo glorificando o Senhor."

Ele também ensina sobre o uso dos dons que Deus nos deu, que muitas vezes deixamos de usar por falsa humildade ou medo, e sobre as amizades que levam a Deus, como ele mesmo teve.

Enfim, recomendo a leitura, que é muito fluida e acolhedora.
Que os ensinamentos de São Bernardo encontrem terra fértil em meu coração e dêem frutos!

São Bernardo, rogai por nós! ????

Sabryna21 30/07/2023

Um livro religioso, voltado para a biografia de São Bernardo, contando da sua trajetória desde do berço até o seu leito de morte. Muito interessante!

Carolina 24/05/2023

Sermões de um trapista brasileiro
Este é o primeiro livro que leio da MBC que contém alguns comentários totalmente relacionados com a cultura brasileira e originalmente escrito em português. Ainda que o trapista brasileiro em questão seja naturalizado, demonstra ter grande conhecimento da língua e dos costumes do Brasil.

A leitura é leve e agradável, a escrita simples e os capítulos curtos e temáticos. No decorrer das páginas, vários tópicos vão sendo propostos e refletidos - amor, vida, morte, ressurreição, perdão, arrependimento, conversão, silêncio, contemplação, pecado, virtude etc. Traz diversas passagens marcantes e comentários elucidativos. O capítulo "Batismo do Senhor" inclui comentários explicativos sobre todos os Mistérios Luminosos.

Carolina 25/04/2023

Uma Vida Histórica
São Bernardo só queria ficar quieto no seu canto, contemplativo em sua cela, junto dos seus no mosteiro, mas... a vida o arrastou para os mais variados lugares e fê-lo envolver-se em diversas questões políticas e religiosas que verdadeiramente necessitavam do seu arbítrio.

Como o santo interferiu muito nos problemas de seu tempo, sua vida foi se mesclando aos acontecimentos históricos da época em que viveu - como eleições papais ou as cruzadas, por exemplo. Dessa forma, a biografia de São Bernardo torna-se "transpessoal", pois ultrapassa o domínio particular de sua identidade individual.

O santo parece ser extrovertido, e eu não acho que Deus crie personalidades assim para ficarem quietas o tempo inteiro. Santos extrovertidos normalmente precisam fazer grandes viagens e/ou realizar inúmeras coisas - eles costumam aparecer muito, diferente dos introvertidos que ficam mais ocultos. Ao menos me parece existir esse padrão.

O sonho da mãe de São Bernardo narrado no início do livro, já é uma indicação de que ele não passaria despercebido, mas pelo contrário, faria barulho e incomodaria [aqueles que precisavam ser incomodados rs].

Durante a leitura, fui selecionando minhas citações preferidas, depois postei todas no grupo "Históricos de Leitura - CCR" aqui no Skoob.

Suelen 29/12/2022

São Bernardo de Claraval viveu o esquecimento de si mesmo com maestria e seus conselhos podem nos direcionar para trilhar o mesmo caminho. Foi teólogo, místico, conselheiro de Papas, pregador, devoto de Nossa Senhora e Santo! São Bernardo também nos ensina, através de sua história de vida, que para encontrar o Senhor basta que tu entres em ti mesmo.

Lucas.Langowski 08/11/2022

Reflexões boas
Gostei muito das reflexões deste livro, mas não curti muito a linguagem. É realmente o que o livro promete, as homilias (que são faladas) por escrito.

Kelvin.Araujo 29/08/2022

Um Santo De força
São Bernardo consegue agir dentro e fora do monastério, em ambos lugares transmite a força de sua fé em palavras e atos. Afinal de contas a santidade está em fazer a vontade de Deus seja qual for.

Henrique 06/03/2022

Tinha potêncial
Na minha opinião (e é apenas isso, minha e opinião e nao a verdade única e universal ) Vale a pena pelos trechos da obra do Santo
O leitor tem de se colocar no contexto da epoca, mas o editor fez um trabalho arrastado.
O livro é por demais repetivo e lento.
Reforçando continuadamente uma ideia que ja fica bem clara logo nos primeiros capítulos
É preciso esforço e paciência para ler.

Marcos 30/10/2021

Para matar a saudades de mosteiro
Desde o começo da pandemia não tenho ido a mosteiros. Esse livro me fez relembrar boas memórias de locais onde você se cala e consegue ouvir Deus falar mais claramente.

Marcos 29/10/2021

Mensagens de Deus
Deus Pai, com exceção em Cristo, não revela-se por completo aos homens, mas utiliza-se de instrumentos, sobretudo profetos. Eles são esses canais da mensagem divina. Que possamos meditar essas belas homilias.

1 | 2 | 3 | 4