Querido Edward Ann Napolitano

Resenhas - Querido Edward

14/04/2024

Querido Edward
Logo no início não me encontrei na leitura, demorei um pouco para engrenar no livro, acredito por ter uma mistura de histórias de diversos personagens.
Conforme se segue a leitura vamos desvendando diversas histórias de personagens diferentes que viveram a experiência de Eddie e após a experiência de Edward, mesmo sendo a mesma pessoa, existem momentos diferentes.
Um livro intrigante, gostei da ideia geral!

Solange 03/04/2024

Livro muito bom, Edward é um garoto com uma vida normal, até passar por um acidente traumático onde perde todos que ama. Se recuperando lentamente, acompanhamos sua trajetória pós acidente, onde recomeça sua vida do zero em outra cidade, com ajuda de uma amiga, vemos sua linda evolução. Livro tocante e que traz mensagens lindas para a vida.

Mari Noguti 29/03/2024

Emocionante!!!
Edward é um único sobrevivente dessa tragédia do voo 2977, tendo que lidar sua fase de luto e dor pela perda de sua família inteira.

Ele terá que enfrentar essa realidade onde não pode mais viver na casa de seus pais falecidos, seus tios que acolhem tentam lidar com muita atenção, paciência, amor e cuidado de Edward.

O que mais me instigou da trama foi onde se passa dentro do avião, consigo vislumbrar toda a cena como se fosse filme. Edward relembra tudo antes de acontecer nessa tragédia, a gente consegue sentir de como isso se aproxima de tão real, a forma que os passageiros pensam e discutem sem tem a menor ideia do que vai acontecer, quem poderia imaginar algo assim?

O livro foi inspirado por dois acidentes de aviões: o voo 711 da Afriqiyah Airways em 2010 e o voo 447 da Airfrance em 2009. Inclusive, está disponível para assistir no Apple TV.

Não é um livro fácil, ele traz muita dor, te dá reflexão sobre a vida e acompanhando todo amadurecimento do garoto.

vvics 28/03/2024

Gostosinho de ler
Apesar do Edward achar que teve sorte, eu na verdade acho que ele foi escolhido. Um menino especial desde o começo, cativante!
A estória é bastante detalhada e isso pode incomodar a princípio mas depois você simplesmente está entregue a leitura e nem percebe.

thais_lra 16/03/2024

Me deparei com esse livro aleatoriamente num sebo e a sinopse me chamou a atenção, então comprei. E que bom. "Querido Edward" é um livro muito bonito, você se emociona e reflete sobre toda essa situação, vendo as coisas pelos olhos de uma criança/adolescente. Seu crescimento é muito doloroso de ler pelo contexto, mas é incrível como ele é forte e se reconstrói. Senti falta de algumas coisas na trama e como estava na correria, demorei bastante para terminar a leitura.

pammrs 15/03/2024

Querido Edward!
A Pâmela que começou lendo esse livro, jamais ia imaginar que estaria tão conectada e triste por terminar ?Querido Edward?!
A forma como os cenários são muito bem descritos, como os diálogos são trazidos todos ricos em detalhes, fez eu me apaixonar por esse livro e por sua historia! Tinham momentos que eu me sentia na garagem do tio John e momentos que eu me sentia dentro do avião, presenciando cada um dos passageiros e seus sonhos e expectativas do que fazer quando pousar. É isso, que livro bom!

Rony 08/03/2024

Como seguir?
Eu entendo o que leva muitas pessoas a não gostarem tanto desse livro. Ann Napolitano não apela para sentimentalismos ou grandes cenas catárticas, o que pode ser lido como apatia. Eu mesmo li as primeiras quarenta páginas acreditando que descartaria o livro tão longo o terminasse por não conseguir me conectar com nada nem ninguém. Mas felizmente não desisti dele. Porque com o tempo os personagens foram adentrando minha mente e povoando meu imaginário. Napolitano tem tamanha consideração e respeito por suas personagens que eu fui me emocionando com a verdade profunda do luto e da vida nas situações mais corriqueiras e nos menores gestos. O acidente acontece logo nas primeiras páginas e cada vez que acontece um flashback da viagem, torcia profundamente para poder alterar o inevitável. Porque aquelas pessoas não estavam sendo lembradas como números ou fatalidades, mas pelo tanto de vida que carregavam em si.

Acompanhar Edward nessa jornada de como se descobrir enquanto pessoa quando sofrer uma ruptura tão violenta tão cedo em sua vida foi uma experiência reveladora e rica.
Que alegria poder ler um livro no momento certo.

Mariana 19/02/2024

3,5
A escrita é muito bonita - e foi isso que me fez ler até o final. Apesar na história ser interessante, é difícil se conectar com qualquer um dos personagens, principalmente o Edward, que parece oco após o acidente. A sensação que tive (e acredito que não estou sozinha nessa) é que faltou algo na história.

Delma 18/02/2024

Querido Edward
Inicialmente, tive dificuldade em me envolver com a leitura.
Mas a autora soube conduzir muito bem e a narrativa foi ficando interessante. Adorei!

Juliana1818 07/02/2024

Como tragédias podem criar laços nunca antes imaginados?
Quais são os pesos que as pessoas / familiares que ficam carregam?
Um livro sensível, delicado em sua abordagem, lento para ler, mas perturbador em alguns momentos.
Querido Edward vai além de uma tragédia de avião com um único sobrevivente. Mostra as relações interpessoais, o luto e como vidas são conectadas de alguma forma, mesmo sem querer.
Para ser lido devagar e de coração aberto. Uma graça de livro.

Larissa.Manucci 04/02/2024

Querido Edward

Confesso que já fui tirando minhas conclusões desse livro somente pela capa e pelo título, na hora já achei que fosse ser um romance, no pique de Nicholas Sparks (iludida hahahaha).
Esse livro é na verdade um drama que conta a história de Edward, um menino de 12 anos que foi o único sobrevivente de um acidente aéreo que deixou mais de 180 pessoas mortas. A história gira em torno de sua vida pós acidente, todo o trauma com o qual ele precisou conviver e todas as mudanças que ocorreram em sua após a perda de seus pais e de seu irmão mais velho.
Logo após o acidente, Edward vai morar com os tios e passa a enfrentar os desafios dessa adaptação. Além de tudo, ainda precisa lidar com toda a pressão da imprensa e os pedidos e mensagens de tantas outras pessoas que perderam seus entes no acidente e buscam nele algum tipo de consolo ou de última lembrança. Edward passa a ser uma espécie de âncora para todas as famílias que lidam também com o luto.
O desafio da adaptação também é enfrentado pelos tios, que precisam deixar um pouco a vida de lado para cuidar de uma criança, eles que por muito tempo tentaram ter um filho e, da noite pro dia, precisam cuidar do sobrinho que passa por tamanho trauma. Todos precisam encontrar ali uma forma de se entenderem e de lidar da melhor forma possível com essa nova vida.
Uma parte que eu gostei bastante foi a amizade de Edward com a sua vizinha, logo no início ela se torna a sua única confidente e a única pessoa com a qual ele consegue conviver e se sentir um pouco melhor, achei fofo como ela é aquela criança sincera, que tem a sua curiosidade, mas que em nenhum momento trata Edward de forma diferente como os outros. Adorei as comparações que ela faz dele com Harry Potter e como constroem uma amizade forte. O meu único ponto é que eu achei que a autora poderia ter sido mais profunda nos momentos de narração da amizade, ter explorado ainda mais.
Os capítulos do livro se alternam entre o presente e o passado (momentos logo antes e durante o acidente), aos poucos vamos conhecendo um pouquinho da vida de alguns passageiros e os detalhes de como ocorreu o acidente. Outra vez, eu acho que a autora poderia ter explorado um pouquinho mais esses outros passageiros, ter se alongado ou aprofundado um pouco traria ainda mais emoção pro livro.
O último ponto que me incomodou um pouco no livro foi o fato de que o acontecimento principal só foi trazido a tona lá pro final do livro, o que acabou deixando tudo um pouco corrido....
No geral, eu adorei a história, mas acho que ela poderia ter sido tão mais emocionante e mais profunda, acredito que com um pouco mais de detalhes poderia ser um daqueles livros que te fazem chorar profundamente e te marcam por um bom tempo.

Japa 03/02/2024

O ar entre nós não é simplesmente espaço vazio
O livro conta ao mesmo tempo o trauma do jovem Edward ao ser o único sobrevivente de um acidente de avião que matou sua família, e detalhes do voo antes de tudo acontecer. Acompanhamos a vida do menino após a tragédia e a forma como ele lida com tudo, e junto disso conhecemos mais sobre cada passageiro que acabou morrendo no avião. Achei a história bastante interessante, por mais que pudesse ter se aprofundado um pouco mais nos personagens e na relação do Eddie com os tios. 3.5/5

Ana 29/01/2024

Querido Edward
O luto é um processo que todo mundo vai passar na vida, vamos perder alguém que amamos. Para Edward foi mais difícil, pois ele foi o único que sobreviveu a um grande desastre.
Uma das coisas que mais gostei no livro foi: mostrar um luto real, com os medos, as associações, a paralisia onde não quer seguir em frente. Do ponto de vista de Edward que era um pré-adolescente e que não tinha nenhum tipo de maturidade para lidar com isso mas que lidou da forma correta sem nem perceber.
Ele chorou, ficou em silêncio, teve medo e assumiu seu medo. O fato de mostrar como todas as pessoas esperavam que ele superasse logo, se mostrar-se inabalável, um herói quase, e ele mostrar que não se sentia assim , não teria como se sentir assim.
A narrativa foi fluida de certo modo, alternando entre o presente de Edward e o momento do voo. O desenvolvimento das coisas foi coerente e confortável, desde a falta de contagem de tempo por parte de Edward no início até a sua evolução no decorrer dos anos.
Gostei bastante dos personagens, da personalidade de cada um e do desenvolvimento na história. É um livro triste, emocionante e envolvente.

Ane 20/01/2024

Que lindo cara
Muito bom, me fez chorar e ficar triste pra caramba.
Gostei muito da leitura, me fez repensar muitas coisas e querer entrar no livro apenas para abraçar Edward e o proteger de todo mal do mundo (e me tornar best da Shay).