Querido Edward

Querido Edward Ann Napolitano

Resenhas - Querido Edward

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 24/09/2021

Querido Edward, de Ann Napolitano
“Querido Edward“, escrito por Ann Napolitano, publicado pela TAG Livros, trata da dor de uma criança ao perder os pais e o irmão em um acidente aéreo. Um drama comovente e necessário.

Em um dia quente de verão, Edward Adler, com apenas doze anos, o irmão mais velho e seus pais, embarcam embarcaram em um voo de Nova York à cidade de Los Angeles, tal como um dia comum, em uma viagem qualquer. Mas o avião caiu.

Todos morreram, exceto um: Edward.

Após o acidente, o país se comove com a história e o fato de ter um garoto sobrevivente, fez com que mídia mundial se voltasse para Edward. Até mesmo o presidente americano fez questão de cumprimentá-lo por ser o único sobrevivente daquele voo.

Contendo 183 passageiros no voo, alguns personagens são destacados na obra: um veterano ferido, voltando do Afeganistão, um empresário do alto escalão da Wall Street, seus pais e seu irmão que era seu parceiro de aventuras para todas as horas, seu amigo para todas as horas.

Cada personagem que está na aeronave tem uma vida cheia de nuances relatadas durante a narrativa, que ora é mesclada com a nova vida de Edward e de cada integrante da aeronave.

Inesperadamente, cartas começam a chegar na casa dos tios, Lacey e John, onde Edward está morando, após sair do hospital. Cada uma delas pertence a parentes e familiares de cada vida perdida no acidente aéreo.

Em meio à turbulenta vida que ele vem passando, Shay, filha de Besa, a vizinha mais próxima, se aproxima e tornam-se amigos, pois, Edward encontra nela um apoio para lhe ajudar a superar a perda dos familiares.

Sobretudo, essa amizade se estende e através da aproximação da garota que o ajuda a ler e responder as cartas, após as aulas, onde eles desenvolvem empatia pelo que os familiares estão passando, tornando Edward em um garoto mais forte do qualquer um de sua idade poderia ser.

“Querido Edward“, é uma obra que emociona e ensina o poder da empatia, força e resistência para seguir, mesmo com a pior das perdas que possa na vida, nesse caso, a morte.

"Para que vivemos, se não para tornar a vida menos difícil, uns para os outros?"

Leitura altamente recomendada!

Confira a resenha completa no blog Irmãos Livreiros.

site: bit.ly/iLPost2409

cris.leal 15/06/2021

Me emocionou da capa a última página...
Edward Adler tem 12 anos e é o único sobrevivente de um desastre aéreo que matou 191 pessoas, incluindo seus pais e seu irmão. O avião saiu de Nova York rumo a Los Angeles, para onde a família estava se mudando, mas não chegou ao destino. Em capítulos alternados, vamos acompanhar tanto o processo gradual da recuperação física e psicológica de Edward, quanto o que aconteceu dentro do avião desde o momento do embarque até a queda. Esta simultaneidade serve para mostrar que aquele evento traumático está sempre presente na mente do garoto. Toda a luta dele vai ser para aprender a viver com isso.

Quando sai do hospital, Edward vai morar com a irmã da sua mãe e o marido dela, um casal que sofre com a impossibilidade de ter filhos e, talvez por isso, tenha se dedicado ao máximo para proteger o sobrinho e deixar a sua vida menos difícil. Shay mora na casa vizinha e também tem 12 anos. Ela se torna a melhor amiga e a companheira de todas as horas de Edward. Ver os dois crescerem juntos é terno e inspirador. Em linhas gerais, Edward é cercado por pessoas boas que se esforçam para amenizar a desolação e a culpa que ele sente por ter sobrevivido enquanto seus entes mais queridos morreram. A luta para se recuperar da perda imensurável, ganha movimento e profundidade quando acrescida das histórias dos passageiros que tiveram algum tipo de conexão com a família Adler. Em nós, essas histórias causam angústia porque sabemos que estamos testemunhando os últimos momentos da vida daquelas pessoas.

Dois anos e meio depois da tragédia, perto de completar 15 anos, a mesma idade que o irmão tinha quando morreu, o irmão que ele considerava uma parte de si próprio, Edward encontra centenas de cartas endereçadas a ele, escritas por pessoas ligadas às vítimas. O tio havia escondido toda a correspondência tentando poupá-lo, mas essas cartas vão representar um grande estímulo para a sua recuperação, porque é nelas que Edward encontra o propósito para a sua vida.

Ficção baseada em duas tragédias aéreas reais, o livro não é perfeito, mas apresenta um enredo emocionante e inspirador. Com o espírito de resiliência despertado por pessoas comprometidas em ajudá-lo, Edward retribui esse empenho com gentileza e gratidão. É certamente uma história que vou levar comigo por muito tempo.
Douglas 15/06/2021minha estante
Amei a sua resenha. Vou colocar na minha lista.

cris.leal 15/06/2021minha estante
Nós leitores e as nossa listas gigantes! Hahahahah

karolineabreu 16/06/2021minha estante
Amo as suas resenhas, sempre anoto pra ler depois. Rsrs

Juliane Raquel 24/06/2022

Quentinho no coração ??
O livro é um pouco arrastado em algumas partes e sem grandes acontecimentos, mas as reflexões trazidas fazem valer à pena.
Esse livro me fez pensar muito em como devemos valorizar os pequenos momentos, não deixar para dizer ou fazer as coisas depois, sempre pensamos que ainda temos tempo, mas nós não temos, pois o amanhã não nos pertence.
Além disso, o livro trata de superação, amor, acolhimento e união.
É sobre ter àquelas pessoas que são nosso ponto de calma e que nos sustentam quando o mundo parece desabar.
Sem dúvidas um livro que valeu muito à pena a leitura.

Bru 02/09/2020

A história de amor entre irmãos é a base deste livro, que demonstra a superação de uma criança, até sua vida adulta.

Lucas Whitethorn 29/04/2021

Um livro muito emocionante!
Li esse livro no começo do ano, mas esqueci de fazer resenha. Ele conta a história de uma queda de um avião. A história é contada antes do avião cair, e tbm no presente contando a história do Edward, o único sobrevivente. Achei o livro excelente, a parte que conta sobre antes da queda do avião pra mim é a melhor parte do livro, gostei muitos dos personagens. A parte que se passa no presente contando a história do Edward tbm é muito boa. É um livro muito emocionante, o final foi perfeito, recomendo a todos.

Felipe 18/08/2020

Querido Edward
Quando li a sinopse do livro, imaginei logo de cara um livro bem profundo, denso, pesado e também reflexivo, mas não foi isso que encontrei. Não me entendam mal, o livro é bom, mas ao meu ver, demora demais a emocionar e a nos prender com a narrativa.
Então, o livro narra a história de Edward, o único sobrevivente de um acidente de avião em que o próprio protagonista perdeu os pais e o irmão. A narrativa se passa em dois tempos, o dia do acidente, dentro do avião até o momento da queda e o que aconteceu com Edward pós acidente. No início do livro, a narrativa do dia do acidente é meio cansativa e bem arrastada; já a parte do pós-acidente era mais interessante. O problema é que o livro só fica mais interessante após a página 200, o que é um problema pois a história se encerra na página 300.
Esperava um livro muito mais profundo e que entrasse mesmo dentro da mente dessa criança e único sobrevivente de um desastre aéreo, mas ficou superficial toda a análise e depressão. Não minimizando o fato de a criança entrar em depressão, o que é super esperado, mas ficou meio irreal algumas situações, eu achei. Após a página 200, momento em que já haviam passados 2 anos do acidente, Edward encontra cartas que familiares das vítimas haviam mandado para ele na época do acidente. Ele lida super bem com tudo e tenta ao máximo responder a todos. Essa parte eu achei interessante pois ele fica numa preocupação em dar algum tipo de consolo a todos os familiares que perderam alguém naquele acidente. Não que ele devesse algo a alguém pois o fato dele ter sobrevivido foi um mero acaso, mas depois que ele faz isso, ele se liberta de várias questões de isolamento em que ele se colocava e o livro poderia ter explorado mais essa parte, acredito que ficaria muito mais interessante.
Não é um livro ruim, é um livro "ok". Ficaram algumas pontas e alguns aspectos que poderiam ter sido melhor trabalhados.

Char5 30/08/2023

Emocionante! A autora soube expressar os sentimentos dos personagens...
Encontrei esse livro por acaso e gostei bastante! Ele demorou um pouco pra me emocionar, mas me emocionou bem quando foi necessário.
*Gostei da linha temporal do livro. Não era contado dia apos dias, se passava semanas entre um capitulo e outro. Um capitulo era os dias atuais e no outro contando o que acontecia no avião durante o voo.
*Fiquei bem depre ao ver os personagens fazendo planos para o futuro, mas esses jamais se realizaram.
*A escrita é tão boa que a gente se importa com a maioria dos personagens. (Jordan e Benjamin me fizeram ficar triste pelo fim deles.)
*O livro não é longo, vai direto ao ponto e isso que é o bom.
*Os capitulos que é narrado a queda do avião são devastadores. Os ultimos momentos dos personagens me fizeram chorar rios. Capitulos devastadores. A parte que conta sobre a mãe dele separada da familia e o pai deles se despedindo dos filhos e gritando por ela, doeu meu coração.
*O amor que o Edward sente pelo irmão é lindo de ler e deixou meu coração quentinho.
*Não tem como não amar a Shay. Fiquei feliz por saber o quanto Edward percebe o quanto ela é importante na vida dele e na recuperação.

É uma leitura que vale a pena!! se alguém tiver livros desse tipo, pode me sugerir nos comentarios.

Dudu 07/09/2020

A história é boa e bem contada, mas confesso que fui perdendo o interesse ao longo da obra.

Achei algumas escolhas de narrativa sem propósito e pareceu-me em certo momento que a obra estava se encaminhando para lugar nenhum.
Talvez porque o processo de luto seja isto mesmo: uma luta constante para lidar com os sentimentos, sem que isso leve necessariamente a algum lugar.

Li que a ideia de escrever o livro chegou à autora ao ter lido uma reportagem sobre um acidente real, em que as circunstâncias são semelhantes às encontradas no livro.
Dessa forma, acredito que o sentimento da autora com relação ao acidente de avião foi o que mais marcou a escrita da obra.

Tudo ficou preso ao acidente como se fosse a parte mais relevante da vida dessas pessoas, como se todo o resto tivesse perdido relevância. Nesse sentido, considerei a obra muita restritiva e um pouco superficial.

Lisa 26/08/2020

Saber ajudar e ser ajudado
Uma narrativa detalhada sobre o trauma de um sobrevivente de acidente aéreo. Tudo nesse livro é sobre saber ajudar e permitir ser ajudado. É uma obra literária que pode também ser útil como uma trilha terapêutica.

A trama é lenta assim como é lento o caminho de uma recuperação, mas a autora é habilidosa e compensa com saltos temporais. Leitores que sofreram perdas pessoais possivelmente vão compreender e extrair mais dessa obra.

Laiza 31/08/2020

Querido Edward - Ann Napolitano
Em "Querido Edward" acompanhamos a história de Edward, um garoto que teve toda a sua vida transformada após perder os pais - Jane e Bruce - e o irmão - Jordan - em acidente aéreo em que ele é o único sobrevivente. Depois do acidente, Edward passa a morar com os tios, Lacey e John em uma pequena cidadezinha. Mas além de tentar se adaptar a uma nova vida, Edward também precisa lidar com o seu processo de luto e o trauma do acidente. Temos aqui uma história sobre perda, superação e resinificação.

"Os passageiros com livros ou revistas não estão mais lendo. Os de olhos fechados não estão dormindo. Todos estão conscientes. enquanto o avião deixa o solo." Pág. 28

"Edward é incapaz de responder a qualquer uma dessas perguntas. Não pode avaliar como está se sentindo; é perigoso demais abrir essa porta. Ele tenta se manter distante de pensamentos e emoções, como se fossem móveis num cômodo, móveis dos quais pudesse simplesmente desviar." Pág. 37

Como podemos ver, o livro tem um enredo bastante simples, então o que vai fazer com que ela capte a atenção do leitor é o desenvolvimento da narrativa e dos personagens, e na forma com que a autora irá despertar nossos sentimentos. Para mim, o segundo funcionou bem mais do que o primeiro, pois este acabou trazendo algumas considerações de minha parte em relação a conclusão. Mas antes de entrarmos melhor nesses detalhes, de inicio quero falar o quanto essa história é sim boa e muito comovente.

Como esse é um livro enviado pela TAG, eu não costumo ler a sinopse completa antes de começar a história; vou me guiando pelas dicas e a revista de apoio, por que acho que a surpresa é o elemento principal da experiência. Então foi uma baita surpresa para mim quando vi que teríamos capítulos intercalados, entre a história do Edward depois do acidente e os momentos antes da queda, em que conhecemos mais sobre a vida de outros passageiros que estavam no voo - até mesmo os outros membros da família do menino. Conhecer essas outras pessoas, suas vidas, os seus anseios e as perspectivas deles para o futuro, foram elementos que completam total o que a autora quis trazer com o livro. A história do Edward se passa no presente e já sabemos que ninguém além dele sobreviveu; o leitor fica com um aperto enorme no peito ao acompanhar a história dessas pessoas e, principalmente, o que elas desejam fazer quando chegassem ao destino final da viagem. Isso foi muito interessante, por que da mesma forma que o Edward aprende a lidar com a sua perda, o leitor de algum modo - é claro que não com a mesma intensidade - também sente o impacto da perda de todos esses outros personagens. Então, é muito fácil que o leitor se envolva com a história e sinta-se tocado pelo que está acontecendo.

"Para ela o passado é igual ao presente, tão precioso e próximo. Afinal, se você pensa numa lembrança pela maior parte do dia, não é esse o seu presente? Algumas pessoas vivem no agora; outras preferem morar no passado - ambas as escolhas são válidas." Pág.67

"Eles têm por onde começar, ainda que seja pelo pior lugar imaginável." Pág.40

Mas é a readaptação do Edward a parte mais sensível do livro. Uma nova vida, uma nova casa, uma nova cidade, e um novo ambiente familiar. Tudo isso enquanto Edward processa a perda dos pais e do irmão, além de que o acidente foi algo traumático, o que por consequência traz feridas não apenas físicas, mas psicológicas e emocionais. Edward tem 13 anos, então ele é uma criança; o ponto central da história é trabalhar como tudo isso afeta o emocional dele e de como uma criança lida com esses problemas e passa por esses processos. É por isso que reforço bastante o quanto essa é uma história sensível e bastante tocante; Edward está de luto e com depressão, e a autora fez um trabalho incrível ao transpassar os sentimentos e anseios dele. É uma história que você lê com o coração apertado, e faz com que você queira acompanhar o desenvolvimento do menino. Ao longo do livro e conforme o tempo da história passa, é perceptível em pequenos detalhes o quanto ele vai progredindo e recuando; quais são as coisas que o preocupam e o que ainda é difícil para ele lidar.

" 'Nós dois sabíamos que não podia durar para sempre.'

Ele pensa: Eu não." Pág.157

Também há histórias secundárias, pois da mesma forma que Edward está passando por algo difícil, os tios dele também possuem uma nova rotina. Lacey, que era a irmã da mãe dele, e John também possuíam questões em seu relacionamento, e também passam pela perda familiar. Então esse é outro ponto importante da história: como os adultos também precisam se adaptar a chegada dele e ao novo ambiente familiar. Outra personagem importante na história é a Shay, nova vizinha de Edward que se torna sua amiga assim que ele chega a casa dos tios. Shay é uma personagem bem cativante, e ela é como o porto seguro do menino. Eles se conhecem como crianças em uma situação bem atípica, já que o país inteiro sabe o que Edward passou, e Shay é uma parte fundamental da melhora dele. A forma com que a amizade deles se desenvolve gradualmente, e ao longo do tempo se transforma com o amadurecimento deles é uma parte bem bonita; porque é claro que conforme eles crescem, a amizade modifica, e isso é algo que Edward também precisa lidar.

"Edward é uma grande confusão, então reconhece que Lacey também é. E reconhece que ele próprio é parte da confusão dela". Pág.77

"E ele sabe - em certo nível, talvez - por que veio. Para ficar com outra criança, para ter um descanso dos olhos intensos, atentos e preocupados dos adultos." Pág.59

Como o acidente teve uma repercussão enorme, também tem a questão de que todo mundo sabe sobre a vida do menino, e todo mundo - algumas vezes até de forma absurda - quer se conectar com ele ou conversar sobre o assunto. Isso é outro ponto bem interessante, porque é onde entra os familiares dos outros sobreviventes e até mesmo o sensacionalismo que esse tipo de tragédia pode atingir. Essa parte se transpassa em grande parte através das cartas que Edward recebe e a maneira com que as pessoas se aproximam dele. É claro que é algo que assusta o menino, pois além de tudo que ele passou e de toda a mudança em sua vida, o acidente em si torna-se uma presença incomoda e constante em seu dia a dia.

"Parece cruel que despejem suas emoções nele quando sua própria tristeza e seu própria medo são tão vastos que Edward precise se esconder deles." Pág. 38

"Shay espeta um bolinho de batata e diz 'Finge que você está no Grande Salão de Hogworts. Todo mundo ficou cochichando a respeito de Harry no primeiro dia dele também.'

' Não fiz nada para as pessoas ficarem cochichando' Edward diz.

'Fez tanto quanto Harry tinha feito até aquele momento' [...] 'Você sobreviveu'." Pág. 99

Quando o enredo vai se desenvolvendo para o final, eu sinto que o livro poderia ter se estendido por mais algumas páginas. Algumas questões bem importantes do relacionamento do Edward com os tios para mim poderiam ter sido mais aprofundadas e finalizadas. No final, parece que alguns tópicos que eram sempre apresentados durante a narrativa foram deixados de lado quando as cartas aparecem. Sinto que a questão familiar que envolvia os personagens - Edward, Lacey e John -, bem como a maneria que Edward aos poucos melhorava mais, foram esquecidas para abrir espaço para as cartas, que aparecem mais para o final do livro - mas que era colocado como ponto central na do enredo. Não que o final seja ruim, mas é deixado alguns pontos de interrogação nessas questões. Sendo um livro rápido e curto, algumas páginas a mais poderiam auxiliar na abordagem desses tópicos.

"Ele não pode recuperar o que sabe que perdeu - sua família -, mas talvez possa recuperar coisas, pessoas que a princípio nem sabia que existiam." Pág.247

No geral, é um livro maravilhoso pela forma como deixa o leitor emotivo e reflexivo. Acho que ele é perfeito para pessoas que querem iniciar o hábito de leitura ou querem retomá-lo, porque é algo rápido, envolvente e gostoso de acompanhar. A história do Edward entrou bem fundo no meu coração e a experiência de leitura foi emocionante demais para mim; é um livro que com certeza lembrarei com muito carinho.

site: http://laizafsiqueira.blogspot.com/2020/08/livro-querido-edward-ann-napolitano.html

@patriciamfagundes 11/08/2020

Uma história linda, mas pesada
Que livro forte. A sinopse faz jus à história, realmente os personagens são inesquecíveis.

No começo eu não gostei muito da narrativa intercalada entre presente/momento do voo, e muitas vezes me pareceu que eu estava lendo um roteiro de um filme, onde vários personagens entram e saem de cena, mesclando cenas do passado com o presente.

A partir da fase 2 do livro a leitura fluiu melhor, apesar de ser uma história fictícia, é angustiante ler sobre o Edward e não poder fazer nada para ajudar.

Me emocionei nas últimas páginas, quando ele compreende já aos 16 anos o que de fato ocorreu e como ele teve que superar a perda da sua família de uma única vez e se libertar do luto para construir uma nova vida.

É uma leitura pesada, para alguém que tenha tido alguma perda recente, acho que pode ter alguns gatilhos, tirando isso, gostei e recomendo.

Murilo_ortizs 20/04/2021

O garoto que sobreviveu...
O garoto que sobreviveu...
Querido Edward não é sobre Harry Potter mas a imaginação (seja de Shay ou do leitor) pode criar paralelos nesses dois universos.
Eddie, ou melhor, Edward Aller é o único sobrevivente de um acidente trágico que matou sua família dentre 191 pessoas.
A história é sobre o luto e como viver depois do trauma. Uma visão pouco explorada do luto em crianças e um final que comprova a perfeição do livro
Edward não revoluciona, não vive uma vida normal, mas aprende a conviver e a abraçar a dor que a perda lhe traz.
Sem dúvida uma das melhores leituras de 2021
5/5 ?
Se interessou?? Que tal ler e entrar para a história??

Emanuela90 03/10/2020

Para quem gosta de drama e histórias baseadas em fatos reais
O livro narra a história antes e depois do acidente de avião (cujo único sobrevivente foi um menino de 12 anos, chamado Edward), ao mesmo tempo, indo e voltando para as impressões e lembranças de Edward e dos demais passageiros do avião. Também traz relatos dos parentes das pessoas falecidas e suas formas de encarar e superar, ou não, a tragédia. O próprio Edward tem que encontrar uma forma de superar a morte de sua família e as memórias que não se apagam. "Flórida se sente orgulhosa dessa lembrança, aquela foi uma boa vida. Em outras vidas, sua opinião de si mesma não é tão elevada.A que está vivendo agora, por exemplo, parece ter escapado por entre seus dedos."