Causa Mortis

Causa Mortis Patricia Cornwell

Resenhas - Causa Mortis

Erick.Fernando 08/04/2021

Muito instigante
Este livro realmente me surpreendeu bastante,Patrícia Cornwell tem uma escrita ágil e cuidadosa, ela conseguiu me mergulhar nessa história,eu comprei toda a ideia do livro e me diverti muito. Não é um livro perfeito e tem alguns pequenos momentos arrastados,mas são muito poucos e isso não estraga de maneira alguma a leitura.

Nessa Gagliardi 27/01/2010

Mais um bom livro da Cornwell, apesar de os dois anteriores terem sido melhores.
A narrativa é boa, mas o contexto da história é tão inverossímel que desanima um pouco.

14/02/2012

Suspense Policial.
Suspense policial dos bons!

A dra. Kay Scarpetta é médica-legista-chefe, q ao lado do Capitão Marino (figuraça, cheio de fobias esquisitas), e de sua sua sobrinha lésbica, q é hacker do FBI, está investigando a misteriosa morte de um repórter investigativo, encontrado morto nas águas geladas do cemitério de navios da marinha.

Não, ele não morreu afogado, e sim ENVENENADO.

SUPOSTAMENTE ele estaria mergulhando neste local proibido para civis à procura de relíquias da guerra.

Depois, seu assistente Danny, foi encontrado morto com um tiro na cabeça, SUPOSTAMENTE vítima de um assalto.

Os motivos da morte de Danny estão diretamente relacionados com a morte do repórter, e da fuga misteriosa de um dos médicos legistas da equipe da dra. Scarpetta.

Os terroristas q invadem uma usina nuclear são os vilões inusitados dessa estória.

Pra quem gosta de suspense, pra quem é fã do estilo C.S.I., pra quem curte um bom livro, repleto de reviravoltas, personagens densos, problemáticos, depressivos... q são capazes de nos divertir com seu humor seco, sagaz, sarcástico... Bem, este livro é recomendadíssimo!

Fogui 10/07/2012minha estante
:((((((((((((((((

Lili Machado 17/08/2011

O fio da meada em que a Dra. Kay Scarpetta, sua sobrinha gênio da informática Lucy Farinelli, seu amante consultor de perfis psicológicos do FBI Benton Wesley e o capitão Pete Marino, estão enrolados, perpassa seitas de fanáticos, terroristas, dramas pessoais e políticos, sob as águas escuras de um velho cemitério de navios da marinha.
Na época desse livro 7, Marino ainda estava na fase apaixonado platônico, por Kay – “Nesses anos todos de convivência com ele, aprendera que Marino jamais confessaria seus sentimentos por mim, por mais que fossem óbvios.” – Kay Scarpetta
No relato frenético de Patrícia Cornwell, os personagem principais da trama não falam, não ouvem e não pensam, mas dizem muita coisa, através de seus corpos: os mortos. Sua prosa é recheada de tecnicidades pesquisasadas à exaustão, como a identificação de balística, que fazem a alegria dos leitores mais detalhistas e exigentes. – ficamos sabendo até mesmo que a capacidade de sentir o cheiro do cianureto é uma característica feminina recessiva, herdada por menos de trinta por cento da população.
Patrícia Cornwell deixou de ser repórter policial para se tornar escritora. Mas ela faz o leitor esquecer que está diante das páginas de uma obra de ficção, tal se assemelham suas estórias à realidade nua e crua das páginas policiais.
Devo confessar que, apesar de ser viciada em Scarpetta, este livro, em especial, não me tocou. Não sei se o tema espionagem não é meu favorito, submarinos nucleares não são meus cenários ideais, nenhum personagem me chamou a atenção. Como já li outros livros de Patrícia Cornwell, depois desse, da mesma série – aliás, li todos – posso dizer que ela não perdeu a mão, mas escorregou feio.
Fabiana 22/01/2013minha estante
Concordo contigo, creio que meu forte não é também espionagem, gosto mais de uma bom crime por solucionar, como em Post mortem, Predador, Desuamno e degradante e outros....mas como gosto da Patricia, acho que não estava num bom dia quando escolheu o tema do livro. abraços.

Lili Machado 22/01/2013minha estante
Fabiana, obrigada pelo comentário.
Continue com a série - tem algns altos e baixo, mas vale muito a pena.

caio 14/08/2009

Policial de primeira
Patricia Cornwell como sempre faz uma narrativa vibrante e cheia de suspense,com sua indefectível personagem Kay Scarpetta,uma Médica legista sempre envolvida em casos escabrosos,que desafiam a inteligência do leitor e nos transportam ao mundo da perícia criminal.
Como sempre bom enredo e profundo conhecimento técnico,o que nos leva a devorar o livro em poucos dias...

Rosa Maria 03/03/2021

O grande mal das séries .
Sou fã da autora e dos personagens da série.
Porém , todavia , portanto dos 7 livros lidos , esse é fraquinho , fraquinho, fraquinho.
Quase avaliei com 2 estrelas .
Levando em consideração ,que é uma série,e que série tem altos e baixos...
Vale a leitura.

Mariana 11/05/2021

Demais
Muito mistério, muito bom, adoro essa serie que envolve a profissão, a vida particular da Kay

Liliane.Goncalves 17/07/2022

Um bom livro, nada além disso
Causa Mortis ? Patricia Cornwell (1996)

Quando um dos subordinados de Kay precisa partir para a Inglaterra para o enterro de um parente, Kay precisa substituí-lo temporariamente. Trabalhando em outro necrotério, a legista-chefe não espera nada muito fora da rotina até que o corpo de um jornalista é encontrado submerso nas águas de um estaleiro. Quando chega para analisar as condições do corpo e do local do suposto acidente, a médica é de certa forma coagida a não investigar a causa mortis do jornalista. Intrigada, durante a necropsia e mesmo sem os resultados dos exames toxicológicos, Kay rapidamente se convence de que se trata de um caso de assassinato, o que ela não sabe ainda é o motivo e o responsável pelo crime.

7º livro da série Kay Scarpetta, esse livro me surpreendeu pela objetividade. Diferente dos livros anteriores, Causa Mortis não tem tanta barriga, que já estamos acostumados nos livros da autora. No entanto, achei toda a história bastante inverossímil.

Sobre os personagens, Kay se sacrificando no último minuto, tal qual as heroínas de filmes de super-heróis, também não me agradou. Não que ela não se coloque em perigo sempre. O perigo é inerente à profissão da Dra. Scarpetta, pelo menos nas narrativas de Patrícia Cornwell, mas o que aconteceu foi muito previsível e improvável.

Marino, personagem controverso, um [***] em desconstrução, como diria João Gordo, tem evoluído muito bem, obrigada. Amei quando, em certo momento, ele diz à Dra. preferida dele que ele não suportaria se algo acontecesse à ela e à Lucy. Falando na sobrinha prodígio de Kay, Lucy continua imprevisível e impulsiva. Está certo que a personagem tem passado por situações complicadas, mas em certos momentos ela é muito chata. Contudo, enquanto Kay tenta não deixá-la crescer, ela tem se saído bem no FBI.

O romance entre Kay e Benton Wesley ainda não me convenceu. Me incomoda o fato de ela estar sempre desesperada por uma amostra de afeto da parte dele. A impassibilidade e o extremo profissionalismo de Benton me irrita. Se a autora não tivesse sempre nos dado uma ideia péssima da compleição física do capitão Pete Marino, ele seria o par ideal para a nossa doutora.

A essa altura do campeonato, posso dizer que o enredo dos livros tem me decepcionado um pouco, mas continuo acompanhando a série porque me afeiçoei muito aos personagens e quero saber o que acontecerá com eles. Além disso, pelo que vi, os próximos livros serão bem interessantes, vamos ver

Jezreela Kemilly 15/08/2023

UOL!! Sério essa autora me tira o folego em cada livro. É impossível não se envolver na atrama e se apegar aos personagens. Além de que todos os personagens são tão reais, com suas falhas. Geralmente os autores engrandecem tanto os personagens que eles se tornam irreais, mas a Patricia faz com que as falhas de seus personagens tornem eles ainda mais criveis e reais. E a trama dessa quase me fez ter um ataque cardíaco, principalmente agora no final.