Redes sociais digitais

Redes sociais digitais Lucia Santaella




Resenhas - Redes sociais digitais


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Tauana Mariana 06/09/2012

Redes sociais digitais
Se você estuda ou se interessa pelo Twitter e outras redes sociais, o livro da Lúcia Santaella e da Renata Lemos é uma ótima leitura. As autoras dedicam-se à explanação de conceitos como cibercultura, inteligência coletiva, redes sociais, processo cognitivo, mas focam-se nas análises do potencial do Twitter. Esta obra é um livro relativamente pequeno e com uma escrita fácil de compreender e boa de ler. A seguir, encontram-se algumas considerações acerca do livro:


Santaella (et. al., 2010, p. 7), quando analisa a cognição conectiva do Twitter, utiliza as terminologias redes58 sociais digitais e redes sociais na internet (RSIs). Para a autora, as redes sociais na internet são plataformas-rebentos da Web 2.0, que inaugurou a era das redes colaborativas, tais como o wikipédias, blogs, podcast, o Youtube, o Second Life, o uso de tags (etiqueta) para compartilhamento e intercâmbio de arquivos como no Del.icio.us e de fotos como no Flicker e as RSIs, entre elas o Orkut, MySpace, Goowy, Hi5, Facebook, Twitter com sua agilidade para microbloging.
Para Santaella (et. al., 2010, p. 48), essas redes são reais, discursivas, mas principalmente, são coletivas. São redes coletivas porque geram continuadamente e de forma renovada, a inteligência coletiva. Sendo que tal coletividade é “feita de novas heterogeneidades e de híbridos complexos entre a inteligência humana e artificial”. Ou seja, em tais redes nós compartilhamos “os ambientes como agentes coletivos procriados artificialmente”. As RSIs “colocam em ação uma heterogeneidade de entidades de que as conversas e trocas de indivíduos a indivíduos são apenas uma superfície visível”, diz Santaella (et. al., 2010, p. 48).
Nota Santaella (et. al., 2010, p. 50), que o intuito maior das RSIs é “promover e exacerbar a comunicação, a troca de informação, o compartilhamento de vozes e discursos”, pois os maiores desejos humanos é se comunicar, é estar junto, é interagir. Todos os usuários já possuem algo em comum, mesmo sem se conhecerem, segundo Santaella (et. al., 2010, p. 51): “a vontade de se comunicar”.
Santaella (et. al., 2010, p. 58) organiza as RSIs entre: Redes 1.0, Redes 2.0 e Redes 3.0. Para a autora, as Redes 1.0 são aquelas que possuem “coordenação em tempo real entre os usuários”, tais como o ICQ e o MSN. As Redes 2.0 são aquelas que possuem “entretenimento, contatos profissionais, marketing social, como por exemplo, o Orkut e o MySpace. Já as Redes 3.0 são redes que possuem aplicativos e mobilidade, como o Facebook e o Twitter. De acordo com Santaella (et. al., 2010, p. 58), tal evolução é uma gradual transformações de redes monomodais, para redes monomodais múltiplas até as redes multimodais.
Percebemos que, apesar do título do livro de Santaella (et. al., 2010) ser Redes sociais digitais, a autora também utiliza algumas vezes a denominação “mídia social”. Santaella (et. al., 2010, p. 63) afirma que o Twitter é “uma mídia social particular”, é uma “mídia peculiar” (et. al., 2010, p. 76), “é uma mídia social de interação complexa” (et. al., 2010, p. 86), ao mesmo tempo em que também afirma que o “Twitter é uma rede social” (et. al., 2010, p. 107). Santaella (et. al., 2010, p. 67), sobre tal distinção, argumenta que o Twitter pode ser entendido como uma rede social, seguindo os preceitos de Recuero (2010), mas também pode ter um “encadeamento midiático com outros tipos de mídia”, na perspectiva de Primo (2008).
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