O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera Gaston Leroux

Resenhas -

Diana279 06/04/2021

Eu esperava um pouco mais. Mas mesmo assim, é interessante, e o "fantasma" teve uma vida bem interessante, pra acabar do jeito que acabou, mas é uma história boa, e me irritei várias vezes com a Christine, o jeito que ela falava com o Raoul era bem arrogante, sendo desnecessário, e ele era dramático de mais também.
Maria 23/11/2022minha estante
Alguem me insina a como abrir as paginas para ler??

Michela Wakami 21/12/2021

Decepcionante
Iniciei o livro, gostando da história, conforme fui avançando, a leitura começou a ficar arrastada, eu achei que não ia conseguir concluí-la, pois é muito tediosa.
Embora eu tenha me deparado, com algumas páginas mais interessantes, a leitura de uma forma geral, me agradou pouquíssimo.Temos aqui, três personagens principais, a mocinha e seus dois adoradores, cada um chato a sua maneira.
A história contém partes contraditórias e viajadas.
Joao 21/12/2021minha estante
Esse livro é muito fraco mesmo e bem decepcionante. Tem só uma parte que acho bacana mas de resto, incrivelmente chato.

Uma pena!?

Fabricio268 21/12/2021minha estante
Por favor, deixa eu defender o livro? Não é tão chato assim não. Tem seus bons momentos rs

Michela Wakami 21/12/2021minha estante
Pouquíssimos momentos bons rsrsrsrsrs.
Fabrício, me lembrei que você amou! Sorry!
Mas realmente não funcionou para mim.

Vanessa 21/12/2021minha estante
Tinha interesse em ler esse livro, mas depois de ler e ver algumas resenhas, mudei de ideia.

Michela Wakami 21/12/2021minha estante
Vanessa, corre que é cilada! ?????

annacsfraccaro 23/02/2023

Clássico é clássico
Não nego que em alguns momentos eu fiquei bem confusa pela história, não sabia muito bem o que estava acontecendo ou quem estava contando a história.
É um livro bem denso, com bastante informação.
Achei que o final foi aberto, mas gostei da maneira como o autor terminou a história.

Danyelle22 12/06/2022minha estante
Resenha legal! ???

Ana 19/10/2021

Intrigante, inteligente e divertido
Esse livro foi escrito pelo jornalista francês Gaston Leroux, publicado em periódicos entre 1909 e 1910. É um clássico do terror gótico junto com Frankstein e Drácula. Esse é o tipo de livro que se tornou tão famoso que mesmo quem nunca leu sabe mais ou menos a história. Ainda mais com as diversas adaptações feitas para o cinema e musicais. O enredo gira em torno do triângulo amoroso entre Christine, Erik (o fantasma) e Raoul. Mas é muito mais do que isso. É interessante, intrigante e divertido. Adorei a mística que envolve a personagem do fantasma da ópera. Sua inteligência e sagacidade, assim como sua obsessão e seu talento. É delicioso acompanhar as peripécias dele e as consequências disso. Leroux utilizou fatos para enriquecer sua história e é escrito em forma de uma investigação jornalística. O autor começa dizendo que o fantasma da ópera existiu. Mas quem é ou o que é ele. É um homem? Um ser sobrenatural? Um mito? Essa resposta só é dada no final. No entanto, durante a narrativa a gente não tem certeza e achei maravilhoso. É bem escrito, inteligente e divertido. Amei.

AndrAa58 28/07/2023

Uma história densa, pesada, porém contada com uma narração leve, incluindo alívio cômico e humor.
É um livro em camadas. Na superfície um romance gótico, uma história de crime, mistério e amor não correspondido. Com um pano de fundo sobre a inadequação, o preconceito à aparência física, a exclusão social, a necessidade de ser aceito e amado. Também é um prato cheio para os amantes das metáforas, linguagem simbólica e mitos.
Pamela565 19/12/2023minha estante
Já tenho ele aqui. Legal sua resenha ?

AndrAa58 19/12/2023minha estante

carol 20/01/2023

Otimoo!!
Muito boom , porem esperava outro final para o fantasma mas adorei a leitura e bem envolvente , no inicio custei entender mas depois do 5 capitulo engatei d uma forma que ate eu fiquei surpreendida recomendo dms !!

Carol Pita 20/10/2021

Achei chato e no final amei
Sou suspeita porque desde bem pequena sempre amei O Fantasma. Tanto o filme, como o musical, e particularmente o personagem do fantasma em si sempre me fascinou. Mas admito que fiquei bem decepcionada ao longo da maior parte do livro, por um único motivo: achei chato! Os capítulos nem eram tão grandes, mas eram arrastados, e com uma linguagem não tão cativante na minha opinião. O livro é narrado como se fosse fato jornalístico, mas não me prendeu, tanto que demorei quase um mês lendo, e ele é curto. Mas no último terço, tudo mudou! Do nada começaram a aparecer cenas de ação, suspense, e fui ficando super empolgada. Terminei o livro com o coração apertado, super emocionada e quase em lágrimas. Então no fim das contas, o saldo foi positivo. E por isso as 4 estrelas (se não fosse o final, eu daria umas 2,5).

lunnar 27/09/2021

Eu não esperava nada demais dele, mas me surpreendi positivamente. A maneira como Gaston Leroux expõe os sentimentos dos personagens é agonizante.
A medida que você vai descobrindo os segredos e armadilhas do fantasma, ele se torna cada vez mais humano. Não consegui ter uma opinião única sobre Erik, ao mesmo tempo que o culpava, o entendia como alguém que só queria ser amado. Como diria Christine Daaé: "Pobre e Infeliz Erik"
Gaston é um jornalista que a partir desse livro demonstrou sua total crença nos reais (ou não) acontecimentos na Ópera, evidenciando a obsessão de Erik, o desespero de Christine, a separação trágica dos irmãos Chagny, o amor incondicional de Raoul e a culpa do Persa por ter deixado viver quem em breve ameaçaria a humanidade para ter o que sempre desejou: amor.
A trama deixa você curioso para continuar lendo cada capítulo e procurar entender qual truque o fantasma usou dessa vez.
A edição é simples, mas bonita. O que deixa a desejar é a qualidade das páginas.

arabella 11/10/2021

genial! o livro tem um narrador principal, mas esse narrador conta a história por meio de cartas ou livros de outros personagens. por causa disso, existem várias perspectivas dos acontecimentos e a narração fica bem dinâmica. então uma hora conseguimos entender o lado de uma pessoa, outra hora ficamos sabendo de uma história completamente diferente... etc. é legal pensar que, caso houvesse registros de outros personagens, poderiam ter muitas outras perspectivas!

como o narrador tá literalmente contando uma história pro leitor, durante o livro todo ele quebra a quarta parede, se comunicando com a gente. achei isso bem legal!

a história é muito interessante também. existem essas perspectivas diversas e a gente fica bem curioso pra saber o que tá acontecendo com X pessoa quando o livro tá sendo narrado pela perspectiva de uma pessoa Y.

o fantasma, que é o personagem principal, é sempre muito misterioso e eu amo isso! a gente só consegue saber toda a verdade sobre ele bem no finalzinho do livro.

enfim, eu amei!

Adiel Barbosa 16/09/2020

Dramático e incrível!
As obras da literatura gótica costumam ter o ar dramático e sombrio que O Fantasma da Ópera tem, e isso é um aspecto que deixa as histórias incríveis.
O Fantasma da Ópera, com toda sua grandeza e genialidade, faz-me refletir acerca da superficialidade com que as pessoas são tratadas. Percebemos que isso molda o nosso caráter e inflencia as nossas ações, bem como as nossas relações sociais. Ao longo do livro, nós vamos percebendo que Eric, o fantasma, foi apenas a vítima de uma vida cruel.
A trama nos causa um mix de emoções interessantíssimo, pois, ainda que em primeira pessoa, a história mostra vários pontos de vista dos personagens, e é aí que acabamos compartilhando as emoções deles. De antemão, a obra é incrível. Vale a pena ler e relê-la.

Jana 19/12/2021

Maravilhoso
O único defeito do livro é que ele acaba kkkk mais um que eu queria apagar da memória para reler como se fosse a primeira vez.

Ella 01/01/2022

O Fantasma da Ópera
Ao ler o livro esperava que tivesse como enfoque o romance entre o fantasma e a cantora como na peça. Ao começar a ler, fiquei um pouco confusa pois ele foca mais no mistério de quem é o Fantasma. Eu gostei, mas não era exatamente o que eu esperava. Em geral, gostei da narrativa mas demorou para eu conseguir me prender no livro. A segunda parte, na minha opinião foi a melhor e talvez tenha sido por isso que tenha demorado pra eu me prender nele.

abóbra 13/02/2024

Clássicos só tem nome.
Insuportavelmente enjoado e desinteressante, além da leitura ser sem nexo ás vezes e usar umas formas de escrita horríveis.
É um clássico que não vale a pena ler, na minha opinião. Muito arrastado, e deveras confuso.
Não foi tranquilo, e o que dificulta um pouco mais é a linguagem de outro século, mas isso não foi im empecilho para nim em outros livros.