O Homem que Sabia Javanês

O Homem que Sabia Javanês Lima Barreto

Resenhas - O Homem que Sabia Javanês

Marcelo.Silva 28/01/2022

O homem que sabia javanês - Lima Barreto (Vestibular e ENEM)
Lima Barreto é sempre uma ótima leitura! Fiz um vídeo sobre o conto "O homem que sabia javanês" e disponibilizei em meu canal Comunidade dos Pensadores Livres. É um vídeo para auxiliar pessoas que pretendem fazer vestibular ou ENEM. Na ocasião essa obra estava sendo cobrada no vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

site: https://www.youtube.com/watch?v=DokQ6c9gQXI

Andre.Nascimento 07/09/2020

Sobre a natureza do povo brasileiro
Poucos relatos dissecam o povo brasileiro como os de Lima Barreto. Seus contos mostram o que vemos todo dia e mesmo assim temos dificuldade de admitir como sociedade. Nada escapa de suas críticas ácidas e afiadas.

Carlinha 24/08/2021

O fruto que deu certo
O livro pré-modernista é composto por 17 contos, nos quais são criticadas as principais instituições, inclusive, o bacharelado e o casamento. Nessa ótica, tais sátiras são efetuadas de maneira cômica e implícita, tornando o leitor um participante ativo ao concluir as suas interpretações. Além disso, impressiona ao tratar da questão do negro, pois, diferentemente de Monteiro Lobato, seu contemporâneo demasiadamente racista, reconhece e explana a desigualdade vigente desde Colônia até a contemporaneidade. Por fim, apesar de existirem algumas narrativas mais densas e não tanto cativantes, de maneira geral, o livro entretém e, acima de tudo, enriquece.
Jess 24/08/2021minha estante
A escritora que deu certo! Resenha demasiadamente boa. Amei, fofinha

Titi 31/05/2021

Foi minha primeira leitura de Lima Barreto, confesso que gostei. Os contos descrevem muito bem como era a época, e no final de cada tem a data de publicação. Alguns contos são memorável, mas alguns preciso deixar claro que são chatos. Kkkk

Nayana 08/04/2022

Contos criativos
Meu primeiro contato com Lima Barreto foi com o clássico ?O homem que sabia javanês e outros contos?, comprado e lido agora na vida adulta. Uma pena não ter lido durante a escola, pois Lima Barreto é um grande e importante autor.
Suas obras abordam a desigualdade social e o racismo, reflexos do que o autor vivenciou no Rio de Janeiro. Nascido em 1881, viveu e viu a promoção da Abolição da Escravatura.
O livro em si aborda sátiras e críticas sociais, nem sempre tão óbvias, mas sempre presentes, mesmo que implícitas. Conta com 17 contos do autor, cada um com a identificação ao final com a data de publicação.
O primeiro conto ?O homem que sabia javanês? é impressionante... me deixou com uma angústia e me pareceu bem presente ainda quando de muitas formas vemos pessoas mentindo em currículos ou aptidões e nunca sendo descobertas! Não é de se admirar que tenha se tornado de fato um clássico.
Os demais contos não me chamaram tanta atenção, até os 3 últimos, que achei muito criativos e até engraçados, mesmo que deveras triste!
A linguagem de Lima Barreto nos contos presentes nesse livro é bem coloquial, sem muitos floreios, enxerguei muito a cultura popular mais antiga. Leitura rápida, acho importante como um clássico, enriquecedor principalmente pelos temas abordados desde tão cedo!

raquelrocha 24/09/2022

Lima Barreto é genial
Os romances do Lima Barreto são bem melhores que o contos, mas vale muito a pena ler. Gostei muitos de três contos desse livro, Lima Barreto é muito a frente do seu tempo. Genial.

Henggo 12/06/2023

O Brasil de Lima Barreto
Mais uma antologia que mostra a versatilidade de Lima Barreto e sua capacidade de pescar causos sociais. Aqui, temos o jeitinho brasileiro esmiuçado em "O homem que sabia javanês", a crítica à mediocridade do funcionalismo público de "Três gênios de secretaria", a definição da política do Rio de Janeiro em "O único assassinato de Cazuza", as agruras do casamento em "O número da sepultura", a melancolia da vida suburbana em "Manel Capineiro", um estudo dos interesses matrimoniais em "Milagre do natal" e "Quase ela deu o 'sim', mas...", a sordidez humana em "Foi buscar lã...", golpes de estado fajutos em "O falso Dom Henrique V", o desespero em "Um que vendeu a sua alma", a ironia de "Carta de um defunto rico", visões sobre a paternidade e a maternidade em "Um especialista" e "O filho de Gabriela ", imersão em causos conjugais em "A mulher do Anacleto", as consequências da abolição mal feita em "O caçador doméstico" e, o meu preferido, o racismo traduzido em seus pormenores no conto "O Pecado". Contos sobre o Brasil de ontem, contos sobre o Brasil de hoje

Fabio.Nunes 03/04/2023

Comecei bem
O homem que sabia javanês e outros contos - Lima Barreto
Editora: Lafonte, 2022

Mais um da série "livros para se ler em um dia". Fazia tempo que queria conhecer a obra de Lima Barreto e comecei por um livro de contos. São 16 contos ao todo nesse curto livro, dos quais favoritei 7:
- O moleque
- O feiticeiro e o deputado
- Carta de um defunto rico
- O número da sepultura
- O único assassinato de Cazuza
- O pecado (meu preferido)
- O filho de Gabriela

São contos que mostram uma época da nossa história do início do século XX, alguns com um humor ácido, outros mais lacônicos, mas que são uma excelente pedida para começar a conhecer nossa vasta literatura nacional.

Livrônica 02/06/2023

A primeira vez que tive contato com as obras desse autor foi em 1995, quando eu tinha doze anos de idade. Foi justamente O Homem que Sabia Javanês o conto que me apresentou a esse escritor carioca, a quem amei desde então. Nessa obra sobre a qual escrevo esta pequena resenha, o autor tece seus contos com uma certa dose de humor e críticas sociais (bem atuais, apesar da época na qual o livro foi escrito). Os personagens não são muito distantes das figuras que conhecemos no nosso cotidiano.
Recomendo a leitura desta e de qualquer obra dele.

Lore 03/06/2022

Bem rapidinho de ler, o homem que sabia javanes é bem engraçado, me senti numa entrevista de emprego fingindo coisas que não vou pra ser contratada hahahha

notindy 30/07/2022

O homem que sabia javanês e outros contos
Eu nunca tinha lido nada do Lima Barreto então estava com 0 expectativas mas os contos me surpreenderam. No geral eu gostei bastante da maioria e do jeito que ele escreve, com ironia e críticas sociais. Os meus preferidos foram O homem que sabia javanês e O pecado.

Vivian.Rodrigues 30/07/2022

Minha experiência de leitura com esse livro não foi muito boa pois li por causa de um vestibular, o que me deixou um pouco pressionada em relação ao prazo pra finalizar a leitura e me fez não aproveitar de verdade esses contos. No entanto, o livro tem contos bem divertidos e que se lidos com mais calma poderão ser uma leitura bem leve e prazerosa

Tiago 01/03/2021

Ótima coleção de contos de Lima Barreto
Nesta serie de contos, Lima Barreto nos brinda com uma critica social do Brasil do inicio do século XX. O texto é bem humorado e seus personagens mais frequentes são o burocrata, o malandro, o empolador de diplomas, o tipico trabalhador e a tipica dona de casa das classes mais baixas. Diria que o texto envelheceu relativamente bem pois ainda é bem atual. Vale a leitura e recomendo um dicionario ao lado. Lima Barreto aumenta bastante o nosso vocabulário.

livrosdajess 30/05/2022

Li pelo vestibular mas me surpreendi!
Comecei a leitura por ser uma obra obrigatória da UFU, no entanto, me surpreendi bastante. Alguns contos me impactaram muito e me fizeram refletir sobre muitas coisas, tipo "O filho de Gabriela" ou "Pecado".
Alguns contos achei de difícil compreensão, mas nada que uma releitura mais atenta não ajude.
No geral, perfeito, recomendo muito.