Desumano e Degradante

Desumano e Degradante Patricia Cornwell

Resenhas - Desumano e Degradante

Jezreela Kemilly 17/05/2023

A trama é perfeita. A forma como tudo se amarra no final e como coisas citadas ao acaso são explicadas ao londo da trama torna ela ainda mais incrível. Gosto de que o assassino sempre foge do óbvio mesmo quando a gente jura o contrário.
A tradução deixou a desejar, tendo muitas frases sem o menor sentido, mesmo que você as leia um milhão de vezes.
Indo ansiosamente pro livro 5.

Flores Raras 23/02/2023

Não se sustentou.
Livro que vai muito bem até pouco mais da metade. Depois fica cansativo e arrastado . Quase.parei de ler mas faltava tão pouco!! É uma pena. Tenho toda a coleção e este é o com melhor avaliação. Vamos ver o próximo....

LER ETERNO PRAZER 22/02/2022

"Desumano e degradante" quarto livro da série que acompanha Kay Skarpetta médica legista. Profissional dedicada, peça fundamental para solucionar muitos dos crimes investigados pela polícia.
"Desumano e degradante" inicia com a execução de um criminoso condenado a cadeira elétrica. Como já era de se esperar a autópsia do corpo fica a cargo de Kay. O corpo ainda quente, a falta de rigidez, nada disso é fácil de lidar. O preso em questão, Ronnie Joe Waddell, assassinou brutalmente uma mulher, e ela sabe que a morte não o redime de seus atos. Em seguida a essa morte uma criança é assassinada, e seu corpo é encontrado de forma semelhante ao da mulher que Ronnie( criminoso condenado e morto na cadeira elétrica) matou há tanto tempo atrás. Mas não é possível, ele está morto.E logo um outro crime acontece e suas digitais são encontradas na cena, Kay não sabe o que pensar.
Na busca de informações sobre a execução de Ronnie, para desvendar esse mistério os dois ficam cada vez mais confusos sem conseguir encontra nada que explica tais acontecimentos. Logo a empresa começar a preocupar por informações e a questionar a médica legista e sua competência nos casos. Diante da repercussão, logo Kay e acusada e indiciada pelos crimes que tentava resolver. Em meio a tudo isso ela ainda tem que lidar com sua sobrinha adolescente, Lucy, que exige mais que ela pode dar. Da noite para o dia seu mundo, tranquilo e discreto começa a ruir e ela terá que enfrenta tudo e todos praticamente sozinha, ela terá a ajuda apenas de Marino, detetive e único amigo fiel. No decorrer do caso ele começa a suspeitar que ela pode estar sendo usada como bode expiatório e passa a não confiar em mais ninguém. Aqui nos vamos ter um livro polícia que não irá se prender somente ao caso, iremos acompanhar um pouco do lado pessoal de nossa protagonista.
Gostei de ver como Patrícia da desenvolvimento a nossa protagonista, nos mostrando o lado pessoal de Kay, mostrando o quanto ela é forte e determinada em provar sua inocência. Mas por outro lado, que foi o que me fez dar apenas 4 estrelas, achei que o desfecho não foi muito bem trabalhado e deixou muito a desejar, lógico que isso é uma opinião pessoal.
Mas, para os amantes dos thrillers policiais,"Desumano e degradante" é um ótimo livro para se ler

Liliane.Goncalves 21/11/2021

Envolvente
Rastros de um criminoso que morreu na cadeira elétrica são encontrados em cenas de outros homicídios após a sua morte. Como as digitais do homem que foi executado pelo Estado não são localizadas, a Dra. Kay Scarpetta e o policial Marino começam a desconfiar que o homem que todos acreditavam estar morto, talvez esteja vivo e cometendo crimes por aí. Outras mortes e o comportamento estranho de alguns de seus funcionários levam a nossa legista a suspeitar que algo muito maior está acontecendo.

Apesar da autora tentar nos mostrar, através da opinião dos demais personagens, uma Kay fria e distante depois da morte de seu amado Mark, eu não vi nada que demonstrasse que a Kay houvesse mudado em algum aspecto. Eu gostei que nesse livro Kay está mais inteligente, astuta e corajosa do que nunca, nossa doutora é uma potência.

Acho que Patrícia Cornwell evoluiu muito na suas ideias e isso fica evidente na forma como a história se desenvolveu. Diferentemente dos livros anteriores, que eu também gostei bastante, em Desumano e Degradante as conexões entre os fatos e as pessoas envolvidas na trama estão muito bem feitas, coerentes e o assassino também não foi tirado "do nada".

As coisas vão se desenrolando com muita rapidez nesse livro. A partir de determinado ponto as coisas vão acontecendo em tal ritmo que você não quer mais parar de ler. Adorei que a autora fez algumas recapitulações, foi importante para que eu me situasse e continuasse na pista do assassino. A trama que envolve todos os assassinatos é interessante e plausível, mas foram as relações entre os personagens que moveram esse livro. Muito bem Patrícia, arrasou!

O retorno de Lucy, a sobrinha precoce e inteligente da Dra. Scarpetta é algo muito legal, mas que a autora poderia ter desenvolvido um pouquinho mais na minha opinião. A aproximação com o agente do FBI Benton Wesley foi interessante, natural e bem construída, imagino que nos próximos livros eles devam trabalhar mais juntos. A amizade com o policial Marino só melhora. Eu adoro que a cada livro o carinho e o respeito que eles tem um pelo outro é cada vez maior. Acompanhar Kay cuidando de Marino, enquanto ele não faz mais nada além de reclamar e tentar protegê-la não tem preço.

Por fim o desfecho foi um pouco inesperado, levando em consideração os livros anteriores, mas eu gostei bastante. O entretenimento é sempre garantido com os livros dessa autora, e Desumano e Degradante é o melhor dos 4 primeiros na minha opinião. Agora vamos para o próximo:. Lavoura de corpos.

Nat.Rizzo 22/08/2021

Esperava MUITO mais
sinceramente quando peguei esse livro na livraria e li que a autora ganhou diversos premios e que é a "agatha cristie da era do DNA" minhas expectativas ficaram MUITO altas, mas não poderia ficar mais decepcionada.

O maior e mais gritante problema do livro é a narrativa incrivelmente entediante, sinceramente esse livro não poderia ser mais parado nem se ele quisesse.

Mas fora isso o livro é bom, as relações são bem construidas e você consegue se colocar no lugar da scarpetta em diversas partes do livro.

Dudah 17/12/2020

Esse foi um dos primeiros livros que eu tive, eu ganhei da minha avó, então quando li não percebi que era uma série, eu gostei muito da personagem principal, adorei a trama e me identifiquei com a protagonista. Estou querendo ler todos os livros da série Scarpetta agora. Pretendo comprar os livros inicias e depois reler esse, recomendo bastante para quem adora romance policial. A única parte meio ruim é que o começo foi um pouco lento, mas amei o livro mesmo assim.

Alicer 11/05/2020

Um bom livro policial
Um bom livros policial, te prende na história, narrativa boa e trama interesse.
Recomendo

Graziella 14/03/2020

Bom mas esperava um pouco mais
2013

Como legista-chefe do estado da Virgínia, Scarpetta tem a imensa responsabilidade de encerrar a investigação dos casos por meio de suas autópsias. Médica formada em direito, tinha aprendido o que dava e o que tirava vida, o que era certo e o que era errado, e por isso detestava esperar que alguém morresse para, em seguida, cortar a carne quente. Mas infelizmente, quando havia execução marcada, dependendo das notícias e se o governador concederia ou não indulto, ela tinha noção se ia dormir ou ia para o necrotério.

Perto do Natal o criminoso da vez era Ronnie Joe Waddell, um homem grande e forte, o poético Ronnie dos olhos generosos que foi acusado durante a sua adolescência pelo assassinado de uma jornalista, encontrada morta e despida em casa com pedaços retirados de seu corpo.

Durante a autópsia, Scarpetta revisava em sua mente o ano do crime: a defesa alegara que a intenção de Ronnie Waddell havia sido roubar e que o azar de Robyn fora ter voltado de repente. Sem o hábito de assistir televisão, Waddell não sabia de quem se tratava nem o que podia acontecer. Segundo ainda, estava tão drogado que nem sabia o que fazia. Os jurados rejeitaram a alegação e o condenaram a morte. Waddell por outro lado, em nenhum momento chegou a se esquivar da culpa que carregava e aceitou mansamente sua condenação.

Kay sabia que tinha sido um grande esforço capturar o assassino, tinham as impressões digitais, as marcas de dentes, e ao final, o assasino foi pego durante a fuga em um carro com a licença vencida, "um desgaste". Contudo, era comum que os criminosos levassem objetos de importância para manter a tranquilidade durante a sentença, no caso de Waddell, recibos curiosamente vindos de lanchonetes e pedágios duas semanas antes de sua morte, que após a autópsia foram arquivados.

Os dias se passaram e pouco depois do procedimento realizado em Ronnie Joe Waddell, Scarpetta recebia um novo chamado. As pessoas relacionadas ao assassino apareceram mortas e como se não bastasse alguém parecia estar sabotando as investigações com as impressões digitais do assassino em outros crimes recentes tornando a investigação insoluvel, os crimes de um assasino morto.

Com os crimes acontecendo cada vez mais perto do seu círculo de relacionamento, o tempo vai delimitando as opções e Scarpetta precisa concentrar suas forças em se livrar das acusações vindas por todos os lados, até mesmo da justiça e do Governador. Para se salvar, Kay acaba envolvendo no caso sua sobrinha, Lucy, uma sabe tudo da informatica e que ajudará a tia a proteger os arquivos e a encontrar o traidor. E para que isso seja possível, será necessário desvendar segredos por trás da morte de Waddell e reviver questões mal resolvidas em seu passado.

Afinal, se as digitais de Waddell apareciam em novos crimes, quem era o homem morto duas semanas atrás?

MINHA OPINIÃO

Desumano e Degradante é o quarto volume da série de 17 livros Scarpetta escrito com narrativa em terceira pessoa e construído para cogitar até onde o ser humano é capaz de ir para se limpar.

O livro é repleto de detalhes e é um deleite tanto para quem gosta de aprender sobre novos assuntos quanto aos experts curiosos. É possível recriar as cenas em sua mente e visualizar claramente os relatos das autopsias. No entanto, há uma leve ausência de detalhes aprofundados as personagens, o que dá ao leitor um espaço respeitoso para criação.

Todavia, a exageração dos detalhes nas cenas levam a furos e um desfecho corrido da estória, um sentimento de "dever cumprido", mas não de entrega, quando na verdade a construção acontecia como peças de um quebra-cabeça causando certo desconforto em ler resoluções rápidas para muito detalhe.

Apesar disso, devo considerar que a autora fez seu papel como escritora de mistério, quando nos faz duvidar sobre o caráter das personagens e questionar quem era o assassino, que devo dizer, foi uma surpresa boba, mas surpreendente.

Não é um dos melhores livros que tenha lido e nem dos piores, mas é o tipo de livro para passar o tempo quando não se tem um Agatha Christie por perto.

21/02/2012

Descontrole!
Eu já tinha gostado de Causa Mortis (o 7º livro da série Scarpetta), mas este (4º livro da série) é infinitamente melhor!

Vamos conhecer mais profundamente a dra. Kay, fria, sombria, distante, indiferente, perspicaz, obstinada, decidida, corajosa, incrivelmente forte, absolutamente sensível, HUMANA...

E também poderemos compreender a opção sexual de Lucy, pq, coitada, com o exemplo q foi a vida sentimental/sexual de sua mãe Dorothy.... bem, dá pra entender o "trauma" de Lucy...

E Marino, figuraça como sempre, com seu jeitão simplório, direto...

Mark morreu recentemente, e Kay se fechou ainda mais em seu mundo, construindo muralhas geladas pra se proteger...de si mesma...

Wesley, talvez seja a pessoa mais capaz de compreender os fantasmas particulares de Kay...não é à toa q se transformarão em amantes nos próximos livros...

Marino também é capaz de ler Kay como ninguém, e simplesmente ignora as barreiras q ela construiu.

Esses personagens tem uma ligação profunda, e é a dor q sentem, o sofrimento q os une ainda +.

Bom, esse é meu jeito de compreendê-los. Posso estar equivocada.

Ok, vamos falar um pouco do drama...ou não..., pq isso vcs podem ler na sinopse do livro...

Só preciso dizer q o livro é emocionante, muito bem escrito, a estória é bem amarrada, é um suspense envolvente, e os motivos dos crimes, os envolvidos no esquema... é extremamente interessante.

Digamos, q tudo acontece, do modo q acontece, pq as coisas fogem do controle.

Leitura obrigatória aos fãs de um bom suspense policial.
Fogui 25/04/2012minha estante
Gostaria muito de ler....

Geeh Barbosa 31/08/2020minha estante
Eu tenho esse livro, estou afim de trocar

Lili Machado 05/12/2011

O livro precisa ser lido pelos fãs de Patricia Cornwell, porque forma o cenário para o próximo livro: Lavoura de corpos (From Potter´s Field) - série Kay Scarpetta 5)
Nesse quarto livro da série de Kay Scarpetta, a médica legista mais famosa da Virgínia é confrontada por um assassinato muito confuso, no que se trata de evidências.
Como é que as impressões digitais de Ronnie Joe Waddell aparecem na cena da morte de um psicopata, depois que ele (Waddell) já tinha sido executado na cadeira elétrica?
A Dra. Scarpetta, então, torna-se objeto de interesse da mídia e acaba por ser suspeita do crime. Alguém está sabotando seus esforços, hackeando seu computador e invadindo seus arquivos.
Desesperada, tem de apelar para a ajuda de sua sobrinha Lucy Farinelli – um gênio da computação, com apenas 17 anos de idade.
Juntamente com o agente do FBI e namorado de Kay, Benton Wesley e o Capitão Pete Marino, Lucy ajuda sua tia a solucionar os crimes e a achar quem está sabotando seus arquivos eletrônicos.
O livro começa com a morte de um amigo de Kay – e apesar dessa morte ser, somente uma escada para futuros acontecimentos, o leitor fica um pouco frustrado porque não há muitos detalhes do crime e das razões da enorme tristeza da médica legista. Os fãs de Scarpetta estão acostumados de entrar em contato com os seus sentimentos mais profundos e isso não acontece neste thriller.
O livro precisa ser lido pelos fãs de Patricia Cornwell, porque forma o cenário para o próximo livro: Lavoura de corpos (From Potter´s Field) - série Kay Scarpetta 5.
Também, é o primeiro contato com Temple Gault, que, depois, vai nos levar à vilã Carrie Grethen, e a todos os outros eventos catastróficos que culminam no “ A última delegacia” (série Kay Scarpetta 11).

Normanda 16/07/2009

Não jugue antes de ler tudo
Afirmo que estava desinteressada pela obra. Ela começa chata, tediante até. No meio é ainda pior. Não sei se é pelo fato da Patricia Cornwell ter acostumado mal nós fãs de sua narrativa marcante, impactante e nesse livro ela foi devagar, quase parando e depois... desembestou!

Desumano e Degradante foi sem dúvida, até agora, o livro que mais expôs a Drª Scarpetta, derrumabando alguns muros para se fazer entender fatos que somente lendo o livro todo dá pra saber. Então uma dica, não abandone e leia até o final se você for ler.
Maria.Sousa 26/03/2019minha estante
Estava quase desistindo, mas depois de seu comentário vou dar uma chance!