Rommel

Rommel Cyro de Barros Rezende Filho

Resenhas - Rommel

Paulo 25/03/2012

Vejo olhares leigos e apreensivos ao repararem o general alemão na capa do meu livro ao andar pela cidade. Parece enlouquecedora a idéia de um oficial de alto escalão da Wehrmacht ser tão aclamado entre seus soldados, respeitado pelos inimigos, admirado por seu humanismo, simplicidade e cavalheirismo.
Este é Erwin Rommel. Considerado por muitos o melhor estrategista alemão de seu tempo, não deixava de lado a humildade proveniente de sua origem burguesa; respeitando e analisnado meticulosamente seu inimigo para conseguir superá-lo. Servindo à um regime baseado em mentiras e brutalidades, jamais se deixou envolver; sendo antes de tudo um general de exército. Serviu sua pátria mesmo contra sua promessa de lealdade a um dos maiores criminosos da história, e na ocasião de sua morte escolheu a opção que preservaria a vida de sua família e o consagraria na história.
Completo e detalhado, é a melhor e mais rica biografia que já encontrei sobre generais da Wehrmacht; digno de um dos melhores e maiores Marechais de Campo de todos os tempos.
Explêndido.

Reccanello 17/06/2023

Que livro!
Não era à toa que meu pai era fã do Rommel!
===
Escrito pelo grande historiador Cyro de Barros Resende Filho, "Rommel, a raposa do deserto" é uma obra que, conquanto claramente influenciada pela admiração do autor pelo personagem, busca retratar da forma mais imparcial possível a vida e os feitos do grande general alemão Erwin Rommel durante a Segunda Guerra Mundial e nos anos que a precederam. O livro é um retrato meticuloso de Rommel e, ao longo da narrativa, fica evidente que ele, ainda que não fosse o melhor estrategista, foi um tático brilhante, conhecido por suas técnicas inovadoras e pela capacidade de motivar suas tropas. Sua genialidade no campo de batalha é amplamente reconhecida e admirada, não apenas por seus compatriotas, mas também por seus adversários.
===
Uma das questões mais importantes abordadas pelo autor é a ausência de qualquer envolvimento de Rommel nos crimes de guerra cometidos pelo regime nazista. O livro enfatiza que o general, um produto de seu tempo e, dessa forma, um admirador esperançoso no futuro grandioso da Alemanha prometido por Hitler, era um soldado leal a seu país e à sua profissão, mas não compartilhava da ideologia nazista (ao qual nunca se afiliou). Sua honra e integridade pessoal são destacadas, mostrando que ele lutou por seu país, mas sem aderir às atrocidades perpetradas pelo regime. Ainda, o autor destaca a ausência de participação de Rommel no atentado contra Hitler planejado por Claus von Stauffenberg, justificando tal omissão no risco de a morte do Führer fortalecer não apenas o mito do mártir, mas, principalmente, de criar um clima de guerra civil que poderia inviabilizar qualquer futuro processo de paz com os Aliados.
===
De minha parte, e apesar de isto não constar do livro, é impossível não tecer um paralelo entre Rommel e Lawrence da Arábia. Ambos os homens se destacaram como líderes militares talentosos, com estratégias ousadas e inovadoras e, além disso, compartilharam uma grandeza moral e profissional que transcendeu suas nacionalidades e as circunstâncias em que estavam inseridos. Ambos, por fim, demonstraram uma profunda e única compreensão das peculiaridades da guerra moderna e, em especial, no deserto, tornando-se ícones da guerra assimétrica e influenciando a forma como o combate nesse contexto é atualmente conduzido.

Bruno Marques 12/01/2022

Excelente livro ?
O livro retrata toda a carreira militar de Rommel, mostrando o quão honrado era, apesar de servir a uma causa suja. Mesmo assim, profissionalmente, Rommel era praticamente perfeito em suas ações e decisões. Enxergava o que outros não conseguem enxergar, estava sempre próximo a tropa e em contato com os soldados. Ele de fato era um excelente soldado e o livro mostra muito bem as suas qualidades e defeitos.

Lourenço 10/03/2022

A raposa do deserto
Rommel, um grande marechal alemão, amado por Adolf Hitler e admirado por Winston Churchill. Lutando na França e no norte da África, ele teve sua gloria e honra reconhecida não apenas pelo governo em que servia, mas também teve sua glória reconhecida pelo inimigo. Rommel de forma alguma era antissemita, mesmo sendo obrigado a vestir roupas do partido, a fim de levantar a moral do partido (como é citado no livro), Rommel era um homem humilde e de virtudes, porém ele não compactuava direramente com o partido, sendo que o mesmo foi acusado e morto por suspeitarem de uma conspiração para queda de Hitler. Teve uma grande ajuda do próprio Hitler e de Goebbles, porém oque mais alavancou sua carreira, eram seus métodos de guerra, ele dominava a velocidade e a arte da improvisação, Rommel realmente era um gênio militar.

É um livro para um público muito específico, por isso existe uma certa dificuldade de compreensão da obra vindo de um público que não tem o conhecimento ou o entendimento necessário do Rommel na guerra.
Porem recomendo o livro mesmo assim, tanto para aqueles que tem a curiosidades de saber quem é Rommel, do que aqueles que ja lhe conhecem.

Rinaldo 20/08/2022

Rommel a raposa do deserto
A história da lenda Rommel, a raposa do deserto, um homem de força e coragem, disposto a TD para defender seu líder e seu país.

Condé 21/02/2024

Muito detalhado
Gostei bastante da leitura e posso dizer que mesmo para um grande interessado a história da segunda guerra mundial o livro complementa muitas informações. Traz um compendio, não só da história deste grande militar, mas também dos envolvidos e das batalhas em que se destacou. Há relatos das lideranças envolvidas comentando sobre Rommel, como Hittler e Gobels, além de outros militares de ambos os lados do conflito que trazer aqueles detalhes que lhe fazem compreender mais da história e do momento vivido. A narração é simplesmente maravilhosa e envolvente. Vale muito a leitura para aqueles que querem saber mais dessa importante figura militar do século XX.