Catharine

Catharine Jane Austen

Resenhas - Catharine

Dani Ramos 05/03/2018

Encantador!
Fiquei extremamente encantada com essa obra incompleta de Austen. É um pequeno livro com mais de 60 páginas, mas que nos transmite além do que esperamos! Certamente é uma história tocante e envolvente, na qual, fiquei com o coração apertado em saber que jamais terá um fim! Pois, assim como outros manuscritos, “Catharine” foi uma obra sem final, com uma ideia marcante que não teremos a satisfação de conhecer um desfecho merecedor para nossa protagonista.

O livro aborda a história da jovem Catharine, “Kitty”, e sua vida com a tia Mrs. Percival longe da capital Londres (onde sua tia achava melhor lugar para criar uma moça), e percebemos desde o início, os princípios e pensamentos da amada – porém, rigorosa -, Mrs. Percival.

Kitty foi criada com as melhores conhecimentos e ensinos, mas ansiava acima de qualquer outra coisa, obter novamente suas inseparáveis amigas Cecilia e Mary Wynne – que foram tiradas de sua própria casa após a morte do pai e enviada à parentes insensíveis e ricos, que as separaram em destinos diferentes. Todavia, a solidão de Kitty foi abandonada depois da notícia que parentes de sua tia iriam visitá-las brevemente. Agora com a chegada da Mrs. e Mr. Stanley e sua jovem filha Camilla, a vida de Kitty mudará completamente! Porém, uma quarta pessoa irá surgir nos dias seguintes da chegada de sua parentela e transformará todos os pensamentos da menina Percival.

Eu amei (como sempre) a escrita de Jane Austen e sua imensa criatividade e bom-senso para destacar suas críticas sociais daquela época. Assim como fiquei curiosíssima para saber como seria o final desse livro. Super indico para quem é fã da autora e gosta de uma leve e rápida leitura!