o poder da solução

o poder da solução Roberto Shinyashiki

Resenhas - o poder da solução

luisfranope 24/07/2011

Resumo do livro O PODER DA SOLUÇÃO
Se você está vivendo um problema, não olhe para fora de si mesmo procurando a causa. Não tente se iludir de que o outro é a fonte dos seus problemas. Perceba que esse problema está procurando lhe dar uma lição. Aproveite esse aviso pra crescer.

Quando não cuidamos das causas, os mesmo problemas sempre voltam. Quando a pessoa consciente repete uma situação do passado, percebe que vai fazer a mesma viagem, mas em ônibus diferente. Trocou de marido, mas é simplesmente mais um alcoólatra na sua vida. Quando não enfrentamos um problema nem o resolvemos direito, certamente iremos reencontrá-lo muito maior mais adiante.

Problemas são avisos que a vida nos envia para corrigir algo que não estamos fazendo bem.

Uma doença é sempre um aviso, embora muita gente não preste atenção nele. Assim como os problemas, os sintomas vão piorando na tentativa de fazer com quem você entenda o recado. No começo pode ser uma leve dor de cabeça – um recado para que você para e analise o que está faltando em sua vida. Mas você não tem tempo, toma um analgésico e nem percebe direito que a dor está aumentando. Então a dor piora, mas você vai à acupuntura para aliviá-la e não presta atenção quando o médico diz que o tratamento é paliativo e que você precisa mudar seu estilo de vida para eliminar as causas da doença. A dor de cabeça começa a vir acompanhada de má digestão, e você passa a tomar remédios para melhorar a digestão. Aí vira uma gastrite, e o remédio tem de ser mais forte. Mesmo assim, você não se dá tempo para refletir sobre as causas de todos esses sintomas. Não percebe que o seu estilo de vida de querer conquistar tudo sem valorizar seus sentimentos está destruindo a sua saúde. Os sintomas seguem piorando, até que um dia vem o famoso infarto. E tem gente que não pára nem no primeiro nem no segundo infarto, até o dia em que seus filhos vão ao seu enterro. As doenças são recados que precisamos levar a sério, principalmente as doenças que se repetem.

Na próxima vez que você tiver uma dor de cabeça, antes de perguntar onde está o analgésico procure se questionar: “O que essa dor de cabeça está querendo me dizer?”

Nossos inimigos são gritos de alerta para cuidamos de algo que não está certo em nossa vida, pois eles não dão descanso, estão sempre procurando seus pontos fracos, fazem com que fiquem atento a suas falhas e procurem novas formas de dar saltos qualitativos em sua vida.

Se você tem um inimigo, em vez de se sentir injustiçado e perseguido, agradeça a Deus por enviar alguém tão determinado a lhe mostrar para onde crescer todos os dias da sua vida. Analise suas críticas, procure meios de melhorar os pontos fracos apontados por ele, desenvolva seus pontos fortes, prepare-se para enfrentá-lo com alegria e, em lugar de ter ódio, seja grato a ele por lhe dar sugestões para melhorar a sua vida.

Lembre-se de pessoas que você sempre viu como inimigas. Agora analise quanto você cresceu depois das críticas que recebeu delas. Foram mesmo seus inimigos? Ou amigos vestidos de críticos?

No momento em que supera um problema que o acompanha por algum tempo, uma nova pessoa nasce dentro de você.

Sacrifícios, lutas e garra, sem conhecimento, freqüentemente levam a derrotas dolorosas.

Amar sua esposa profundamente não é garantia de que o casamento dará certo! Às vezes o amor sucumbe diante de problemas sexuais ou financeiros recorrentes e você deve ter uma estratégia para resolver uma questão desse tipo. É preciso conversar francamente, tentar saber em que momento o problema apareceu e que acontecimento interferiu na relação de vocês e, se necessário, buscar ajuda profissional. Se você tem a nítida sensação de que está num beco sem saída, é porque, provavelmente, não tem o conhecimento necessário para levá-lo à solução.

Um consultório feio e malcuidado transmite a impressão de que o atendimento do profissional também será malfeito.
Escrevi uma carta ao presidente da companhia pedindo que melhorasse o atendimento. Entreguei-a para uma das aeromoças, e logo depois a chefe do serviço de bordo se aproximou e perguntou: Alguém fez alguma coisa para o senhor? – Agradeci sua preocupação comigo e expliquei: - Esse foi o problema, ninguém fez nada pra mim, ninguém foi mal educado, mas também ninguém me olhou quando serviu a comida, ninguém veio quando apertei o botão chamando uma comissária. Onde estava o sorriso, onde estava a atenção, onde estava a simpatia, mesmo que fosse para dizer que não tinha mais o jornal?

Quando você perceber que tomou um caminho errado, é melhor voltar atrás, parar para descobrir seu verdadeiro destino e começar tudo de novo. Sei que às vezes a possibilidade de ter de recomeçar é assustadora! Mas pense que você viverá muitos anos. E viver muito tempo frustrado faz mal à saúde, física e psicológica.

Você pode até compor uma música que faça sucesso e venda muito, mas se não for a canção que sai do seu coração ela não o realizará como músico. Provavelmente venderá muito, portanto você será um vendedor, não um músico, porque a sua primeira meta ao compor não foi vender discos, e sim expressar uma emoção que existia em sua alma.

Há pessoas que têm casamentos com muito brilho. O casal freqüenta as festas badaladas e viaja todo ano para o exterior, mas é completamente infeliz na intimidade. O olhar deles é vazio e triste porque não se amam, não se querem bem. Trata-se apenas de uma união de interesses. Portanto, é um negócio, não um casamento.

Arrisque! Tenha coragem de ir atrás de um novo destino. Tenha a ousadia de jogar tudo para o alto e a humildade de recomeçar do zero se for preciso. Você pode até perder o status, mas ganhará a chance de sonhar de novo, de planejar e sentir o gostinho de cada uma das novas conquistas que terá. E, o mais importante, fará tudo isso mantendo, ou mesmo resgatando, sua dignidade, o bem mais valioso que existe.

Não brigue com o seu problema! Olhe-o de frente, escute o que ele tem a dizer e aproveite esse aviso para crescer e tornar sua vida melhor!

Negar o problema:
Negar um problema é como ignorar uma dívida com o bando. Quem age assim tende a fazer mais dívidas, e o resultado é que o problema aumenta muito com os juros que se acumulam infinitamente.

Quando alguém tem a ilusão de que a situação se resolverá por si só, o problema inevitavelmente se amplia.

Se você está negando algum problema em sua vida, é chegada a hora de assumir a realidade e atacar esse problema de frente, para que sua vida possa voltar a lhe dar os prêmios que você merece. Se não acordar agora, provavelmente continuará a ser castigado por ter se acomodado diante de seus desafios.

Brigar com alguém:
Em vez de se centrar no problema, são os donos dos gritos que passam a merecer atenção.

Gritos são somente uma demonstração de pobreza de espírito. Gritos não resolvem nada porque não alteram as causas do problema. Gritar, brigar, demitir alguém e falar sem refletir são atos que proporcionam apenas um alívio temporário para quem está gritando.

Gritos são sinais de impotência.

Há uma história que ilustra bem o que é ter capacidade de estar em paz consigo mesmo. Conta-se que certo dia um grupo de pessoas raivosas se aproximou de Buda e começou a ofendê-lo. A cada impropério que elas diziam, Buda perguntava: E do que mais vocês não gostam em mim? Depois da nova ofensa, ele olhava as pessoas com maior interesse e ouvia tudo num silêncio respeitoso, até que após algum tempo disse ao grupo: Vocês me desculpem, eu preciso sair porque tenho um compromisso. Mas gostaria de marcar outro encontro com vocês amanhã para que continuem a desabafar.
As pessoas ficaram surpresas e uma delas perguntou: Buda, o que está acontecendo? Nós o estamos ofendendo há algumas horas, você nos ouve com o maior interesse e ainda pede que voltemos amanha para continuar com nossas ofensas? Pensamos que você fosse brigar conosco.
Buda então respondeu: Vocês chegaram dez anos atrasados. Antes eu realmente reagia ao que as pessoas faziam ou diziam. Mas agora consigo agir baseado em minha consciência, e não nas ações dos outros.

Certa vez um velho sábio falava de seus conflitos internos: Dentro de mim existem dois cachorros, um deles é cruel e mau, o outro é bom e amigo. Os dois vivem sempre brigando. Então um jovem lhe perguntou: E qual dos cachorros ganha a briga? O sábio parou, refletiu e respondeu: Aquele que eu alimentar.

Ficar com vergonha:
A vergonha paralisa. É conseqüência de um autojulgamento em que a pessoa se condena sem se dar a mínima chance de defesa. Uma condenação exagerada e cruel. E a dor de imaginar que os outros também vão condená-la faz com que a pessoa procure esconder o seu problema.

O primeiro sinal de que alguma vergonha está sendo vencida é conseguir falar sobre ela.

Ficar deprimido:
Quando entra em depressão, a pessoa alterna períodos em que se culpa intensamente com outors em que joga a responsabilidade por seu problema nas costas de outra pessoa.

Protetor do universo:
É característico de quem vive para cuidar dos outros.
Quando se hospedam num hotel confortável ou compram algo caro para si mesmos, sentem-se culpados por possuir algo que outras pessoas não têm.
Provar que não é uma criança má, e sim uma criatura digna de ser amada.

Este é o padrão de sentimentos dos protetores do universo: parecem ter muita compaixão pelo próximo, mas desejam eu o outro seja grato a eles por isso. Não se contentam com palavras apenas. Querem carinho, atenção, companhia.
O grande choque, para os protetores do universo, é descobrir que os outros não deixarão sua vida para cuidar deles. É se dar conta de como são desprotegigos!

Conta uma lenda dos índios sioux que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram: Nós nos amamos e vamos nos casas. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta ficar sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outra até a morte. Há algo eu possamos fazer?
E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavras, disse: Há uma coisa a fazer, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada. Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte da aldeia apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo, deve escalar a montanha do trono; lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com uma rede deverás apanhá-la, trazendo-a pra mim viva.
Os jovens abraçaram-se com ternura e logo partiram para cumprir a missão. No dia estabelecido, na frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves. O velho tirou-as dos sacos e constatou que eram verdadeiramente formosos exemplares dos animais que ele tinha pedido.
E agora, o que faremos? os jovens perguntaram:
Peguem as aves e amarrem uma à outra pelos pés com essas fitas de couro. Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres.
Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno.. Minutos depois, irritadas pela impossibilidade do vôo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar. Então o velho disse: Jamais esqueçam o que estão vendo, esse é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados!

Supercrítico do Planeta:
São pessoas com grande complexo de inferioridade que acham que, se apontarem os erros dos outros, serão vistas como superiores a eles.

Quando alguma coisa não está funcionando na vida delas, imediatamente passam a procurar defeitos nos outros. Raramente param para refletir sobre a causa das dificuldades, que são as próprias atitudes, pois, para elas, a raiz dos problemas é um problema do outro.

A ilusão do supercrítico do planeta é achar que, se ele arrumar tudo o que está errado em volta, poderá ser feliz. Como não percebe que os outros têm um jeito próprio de ser, tenta adaptá-los a si mesmo em vez de aceitá-los como são.

Sempre tiveram mãe ou pai que viviam corrigindo cada gesto seu. Eram pais que exigiam que fossem crianças perfeitas. Pais que provavelmente tinham algum sentimento de inferioridade e, para compensá-lo, forçavam os filhos a ser tudo o que eles não conseguiram ser.

O problema é que, às vezes, os pais erram a mão e se esquecem de equilibrar as críticas com elogios, de apontar os defeitos, mas também as virtudes.
Eles esquecem, principalmente, que ninguém nasce sabendo, que o conhecimento nasce da prática. Não entendem que exigir que o filho comece uma nova atividade com perfeição significa desanimá-lo. A criança cujo pai ou mãe agem assim, crescem com uma imensa sensação de inadequação.
Elas ficam com medo de tudo: de ser criticadas, de não conseguir fazer nada certo, de não passar de ano na escola, de não conseguir aprender uma língua estrangeira. Então elas podem preferir não participar de nenhuma atividade por medo de não ser as melhores.
Em geral seus relacionamentos são destruídos desta maneira: apaixonam-se por uma pessoa e, no inconsciente, pensam que vão ser felizes juntos porque ela é perfeita. Essa ilusão de que encontraram o príncipe ou a princesa encantada permanece até o dia em que algo errado acontece e eles se frustram por ter achado um defeito na pessoa idealizada. Então começa o inferno: entram em decepção profunda e, a partir daí, passam a procurar defeitos incessantemente, até que inventam tantos que não conseguem mais conviver com essa pessoa.

Para fazer valer seus pontos de vista, eles discutem e brigam, na ilusão de que vão resolver os problemas se conseguirem fazer com que os outros pensem e ajam como eles querem. Acabam percebendo que os problemas persistem mesmo que os outros se comportem conforme sua vontade. Então procuram outro culpado, e assim sucessivamente.

O primeiro problema que os supercríticos criam com suas atitudes é para eles mesmos: sentem-se desvalorizados, têm a sensação de que, apesar do amor que demonstram ao corrigir as pessoas, elas não se importam com seus conselhos.

Somente quando nos vemos como aprendizes da vida é que podemos realmente ter prazer em acordar todos os dias. Somente quando vemos nossos erros como parte de um processo de aprendizagem é que podemos realmente evoluir. As pessoas que são competentes naquilo que fazem são aquelas que se dedicam com alegria ao processo de aprender. Pessoas que se torturam para melhorar logo desistem de aprender.

A eterna vítima:
Têm sempre uma justificativa para seus problemas. Vivem como crianças, esperando que o pai assuma a responsabilidade por seus atos. Vivem uma espécie de síndrome de Peter Pan, o garoto que não queria crescer. Imaginam que a vida deve ser uma coleção de momentos de prazer.

Um lar oferece coisas gostosas e outras para se construídas, que um emprego proporciona prazer mas também dores de cabeça, que a maior mudança a fazer deve ser na sua maneira de encarar a vida.

Não evoluem porque imaginam que o paraíso é um lugar sem nenhum tipo de dificuldade. Cresceram sem descobrir suas capacidades e limitações porque sempre havia alguém pronto a fazer as coisas por elas.
Quando os pais os protegem demais, os filhos não tem a possibilidade de descobrir que são capazes de superar dificuldades. Hoje em dia vemos pais supercarinhosos que protegem os filhos em demasia e acabam formando jovens que têm medo do mundo por não se sentir fortes o suficiente para enfrentar a vida.
São pais que não percebem que dar espaço para a sua “plantinha” é a melhor maneira de ajudá-la. Colo demais enfraquece as pernas dos filhos e inibe sua autonomia. Da mesma maneira que pais supercríticos cortam as pernas dos filhos, pais superprotetores deixam as pernas dos filhos sem força para construir a própria vida, sem força para caminhar até seu objetivo.

Sempre encontram um protetor do universo para carregá-la nas costas.

Tudo na vida delas está no passado ou no futuro, nunca no presente.

Não percebem que as ilusões podem ser criadas em qualquer tempo, menos no presente.

Falam muito, têm argumentos ótimos, mas não se comprometem de verdade com o q precisa ser feito.

Você só conseguirá vencer se assumir sua responsabilidade e for buscar dentro de si mesmo a força de que precisa para renascer mais maduro depois de superar as dificuldades.

A libertação só vai acontecer quando você admitir que só é vítima de você mesmo. Pare de atazanar a paciência dos outros com desculpas esfarrapadas e batalhe de verdade.

Coração de Gelo:
Pessoas que desprezam sentimentos, detestam vínculos e vivem para colecionar conquistas. São pessoas que desprezam os sentimentos para subir na vida.

Problemas diferentes exigem métodos diferentes de resolução.

Quase todo mundo tem uma avó insistente, que fica o tempo todo oferecendo bolo, doce, café e, por mais que as pessoas recusem, sempre pergunta mais uma vez: Não quer mesmo, meu filho? Fiz especialmente para você.
A insistência às vezes irrita, é verdade, mas se você olhar sua avó nos olhos perceberá que o intuito dela não é irritá-lo, pelo contrário. Tudo o que ela deseja é ver você feliz. Mas não há dúvida de que tudo isso tem de ser feito com carinho e sem dramas.

Lembre-se: ficar revivendo o passado é o primeiro passo para a depressão! O caminho é construir um novo projeto de vida, no qual o mundo não se limite às paredes da casa.

Se você deixar de fazer algo pressionado pelo medo a tendência será de que ele o domine e o deixe prostrado diante dos acontecimentos da vida. Em proporções anormais o medo enfraquece o ser humano.

A solução para os problemas imaginários, portanto, não é fazer pouco deles, mas buscar suas reais dimensões para que não nos atormentem nos momentos em que mais precisamos de paz.
É tudo imaginário, é verdade, mas se essas fragilidades não forem levadas a sério poderão impedir que muitas coisas boas e concretas ocorram na sua vida ou se transformarão em problemas pesados de carregar.
Todo problema tem solução, inclusive os imaginários.

SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS IMAGINÁRIOS:
Defina a real dimensão do problema:
Em vez de ser vítima de um seqüestro física temporário, você poderá se tornar vítima de um seqüestro psicológico perpétuo.

Será que sofrer por antecedência evitará que algo terrível me aconteça?

Assumir que a fonte de seus problemas são seus medos, e não algo que está acontecendo lá fora.

Compartilhe seu medo de verdade:
Compartilhá-lo com as pessoas envolvida é a maneira mais eficiente de desmascará-lo, criando-se assim a condição básica para superá-lo.

Encontre algo realmente importante para fazer:
Quando estamos ocupados com algo que nos dá prazer e nos absorve de corpo e alma, dificilmente damos muita importância aos contratempos do dia-a-dia.

E o pior é que a falta de sentido se torna mais evidente quando menos problemas concretos a pessoa tem.

Crie um sentido para a sua vida:
Enquanto se luta para comer, ter um teto e criar os filhos, a probabilidade de ter problemas imaginários é menor. Quando, porém, se atinge determinado nível econômico e não se criam projetos e novos desafios, a tendência é preencher esse espaço com problemas imaginários.

O que eu posso fazer para conquistar a minha mulher de volta? Eu já fiz de tudo e ela não me quer.
Bem, se você já fez de tudo, é hora de fazer a única coisa possível para se permitir ser feliz no amor: dar adeus ao passado a abrir o coração para um novo relacionamento.

SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS CONCRETOS:
Ataque-o agora:
Delimite o problema:
Qual é meu verdadeiro problema: Até onde ele é real e em que ponto estou exagerando?
Busque suporte:
Crie um plano de ação:
Primeiro: qual é, de verdade, o seu problema
Segundo: quais são as causas reais desse problema e suas conseqüências
Terceiro: quais são as suas opções para solucioná-lo
Quarto: quais são as conseqüências de cada opção que você tem
Quinto: com base nessa análise, você deve desenhar um plano de ação.

Acreditar que essa é uma situação transitória e que você tem todas as condições de superá-la e de aprender uma boa lição.

DRAMAS REAIS:
Um drama real está sempre associado a uma perda irreversível.

Nos problemas imaginários, a perda é também imaginária.

Não há escolha para quem vive um drama real a não ser tentar sair desse mar de sofrimento com uma nova percepção do que é a vida.

A pessoa acha o sentido da vida a partir do momento em que descobre sua missão no mundo. Aparece a partir do momento em que nosso herói enfrenta uma tragédia que exige dele competências sobre-humanas para superá-la.

Por mais que durante o filme o espectador se sinta revoltado ou triste com os problemas do protagonista, é a disputa entre o mocinho e o vilão eu torna a história fascinante. Sabe por quê? Um drama traz sempre dentro de si a oportunidade de o protagonista se revelar um herói. O drama mobiliza a força interior do modo que o herói possa resgatar sua alma ao superar o desafio.

Nos problemas concretos, encontramos a lógica. Em um drama real, vai encontrar apenas o vazio.

Como não há resposta que justifique os drama de cada um, a pessoa tem dois caminhos a seguir: o da sabedoria e o da amargura.

SOLUÇÕES PARA SUPERAR UM PROBLEMA REAL:
Mantenha a força interior:
Quando um drama acontece, por mais que a pessoa esteja preparada para qualquer desafio, é inevitável que se sinta arrasada durante algum tempo. O primeiro passo para reconstruir a vida é resgatar a força interior e ter fé na construção de um novo futuro.

Aceite a nova realidade:
Por mais que seja doloroso, é hora de dar adeus àquele projeto de vida e aceitar essa nova realidade.

Se você lutou como podia para manter seu projeto de vida intacto e descobriu que isso não é possível, tem de encontrar um novo sentido para a sua existência e talvez desenvolver um novo ideal de felicidade.

Transforme-se interiormente:
Intensifique sua espiritualidade:

Eu me recuso a imaginar que nós viemos ao planeta Terra apenas pra juntar o maior número de bens possível.

Você vai ver que ao lhe dar uma colher de papinha ganhará um sorriso de volta. Depois de ter ido lá algumas vezes, você vai sentir a alegria de ter feito alguém feliz. Depois de cuidar dessas crianças aidéticas ou com câncer, você vai sair de lá olhando para o céu e pedindo perdão a Deus por ter reclamado tanto da vida.

Mesmo no meio da maior tempestade do mundo, dedique algum tempo à reposição de energias. Sei que isso pode ser um pouco difícil porque a sua mente vai se concentrar totalmente na resolução do problema, mas tenha certeza de que tomar fôlego será fundamental para ter mais força de enfrentar essa adversidade.

Olhe para os lados e procure no seu dia-a-dia os momentos que a vida lhe oferece para ser feliz, mesmo que essas oportunidades se apresentem na forma de algo simples como um pão quentinho com manteiga e um café com leite na padaria da esquina.

CONCLUSÃO:
Ter fé é acreditar na vida mesmo quando tudo é adverso. Ninguém precisa de fé quando tudo está dando certo.
Ter fé é acreditar que a luz brilhará mesmo na escuridão mais tenebrosa. Ninguém precisa de fé quando o horizonte está totalmente aberto.
Ter fé é acreditar na sua capacidade mesmo no meio de uma sucessão de derrotas. Ninguém precisa de fé nas vitórias porque elas são a própria realização da fé que você teve quando começou um projeto.
Ter fé é acreditar que Deus está sempre ao seu lado mesmo nos momentos de maior angústia, pois o verdadeiro pai não é aquele que faz a prova para o filho, mas o que torce por suas conquistas.
Ter fé é fazer o seu sonho acontecer mesmo quando todas as pessoas em sua volta não apostam um centavo em você.
Tenha fé em qualquer circunstância!
Acredite sempre na sua capacidade de virar o jogo e tenha certeza de que o universo nunca o abandonará.
E lembre-se: por pior que seja o dia de hoje, sempre existe um amanhã!

Alessandra 09/06/2023

Eu particularmente achei simples, mas necessário.
Fala o óbvio, pois em meio ao dia a dia perdemos esse filtro, sabe, me acrescentou um sentimento de respirar, pensar e enxergar.
A conclusão do livro de início achei fraca, mas ao fim peguei a mensagem e aqueceu meu coração.
Basicamente, não existe mágica, mas se você estiver em um momento de reflexão, com certeza irá te ajudar de forma leve, achei a leitura muito fácil e gostosa. (Sou leitora iniciante)
Ao meu ver VALE MUITO A PENA, não existe milagre e nem fórmula mágica né, então o livro traz reflexões simples e necessárias
No começo do livro, sublinhei muitas ideias que me fizeram ter senso crítico no comportamento que tenho hábito de adotar e devo mudar.
Boa leitura a todos.

Valeria 27/10/2012

MARAVILHOSO
CADA LIVO DE ROBERTO QUE LEIO FICO MAIS AINDA FÃ DELE É UM HOMEM ESPETACULAR SEUS LIVROS SÃO MARAVILHOSOS , NOS LEVA PRA CIMA E NOS DEIXA COM VONTADE DE SEGUIR EM FRENTE . POR ISSO TODO LIVRO DELE É FANTASTICO .

DIÓGENES ARAÚJO 30/05/2014

Bom para o dia a dia
Típico auto-ajuda, mas não tão piegas como maioria.
Leitura ráipida, prática e ficiente.
Ensinamentos práticos sem fórmulas mágicas que podem ser aplicados para qualquer um.

Monyque 25/07/2023

Como o nome já diz, ele traz soluções para todas as barreiras que você tende a colocar para não realizar os projetos. Sabe aqueles "mas.."? Te impedem de fazer inúmeras coisas e te deixa na sua zona de conforto. Então decida solucionar todos os "problemas" e comece a agir