História Econômica do Brasil

História Econômica do Brasil Caio Prado Júnior

Resenhas - História econômica do Brasil

joao 06/01/2010

Esse livro é muito bom para termos uma visão de conjunto da evoluçao econômica do Brasil ao longo dos anos, e através dele encontraremos uma amostragem geral do gerenciamento econômico do Brasil, dos desmandos e da riqueza que temos! Vale a pena ler!

Silva Júnior 27/06/2010

História
Para quem gosta de História do Brasil este é o livro. Muito detalhado e de fácil entendimento. Basilar para formação em Hstória...

Filino 20/11/2017

Uma didática e provocativa história do Brasil
O livro apresenta um relato bastante didático da formação do Brasil, partindo do descobrimento e chegando até o final da década de 60. O célebre Caio Prado Jr. expõe como o nosso país, desde o início, foi alvo de uma exploração que teve consequências desastrosas - para o meio ambiente, para os que foram escravizados, e para a nossa própria economia. Vários episódios chamam a atenção, a exemplo de como os navios negreiros descarregavam suas "mercadorias" em alto mar, atados a pedras, para que não fossem recolhidos pela marinha inglesa e também não ficassem à vista.

Ao chegar no século XX, o autor trata de forma mais incisiva o que ele chama de "imperialismo" das nações mais desenvolvidas sobre o Brasil, que ocupa uma posição periférica no tabuleiro econômico mundial - segundo o autor, atuando apenas como fornecedor de matérias-primas e, mais recentemente, de mão-de-obra barata para as grandes indústrias através das multinacionais que aqui se instalam.

O autor é um grande nacionalista, defendendo a intervenção do Estado no campo econômico. Igualmente alerta para o fato de não ter sido desenvolvida uma política industrial verdadeiramente voltada para os anseios do povo brasileiro.

Há um posfácio, escrito em 1976, em que Caio Prado Jr. escreve como os acontecimentos posteriores "confirmaram" os seus estudos, bem como continua a não enxergar um futuro brilhante para o país. Ao contrário, vislumbra uma dependência econômica cada vez maior e um agravamento de nossa situação.

Volnei 24/11/2015

História econômica do Brasil
O autor nos traz uma analise econômica do país desde os tempos coloniais, mostrando as varias formas que desenvolvemos a economia do Brasil até chegar a republica. A economia de subsistência e comercial do pais , as dificuldades de locomoção e todas as agruras do desenvolvimento econômico

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

rodrigão° 25/07/2018

Brasil
O livro História Econômica do Brasil é/foi escrito por Caio Prado Júnior, esse livro busca abordar de forma semi-completa as atividades que ocorrem no Brasil, desde a época colonial até os dias mais atuais. Assim, observar-se que a história do nosso país é vivenciada por ciclos econômicos que proporcionarão riquezas e impulsionaram na formação (atual) do território brasileiro e no processo de povoamento do mesmo. Porém, esses ciclos econômicos também são caracterizados por crises e pelo abandono dessas atividades que irão ocupar a segunda ou terceira posição nas atividades desenvolvidas do país. Essas crises são resultados da concorrência do mercado internacional, intensa exploração dos recursos e na degradação, baixo nível técnico presente na época, entre outros.

Dessa forma, o livro também aborda as “questões sócias” que estão diretamente ligadas com atividades econômica do Brasil, tais como: escravidão/abolição da escravidão e migração. Assim, de forma (geral) o livro é enriquecedor, cheio de informações que irão proporcionar no ganho/ampliação do seu conhecimento e entender as atividades que impulsionaram o Brasil, sendo na formação do território brasileiro, povoamento e nas questões sociais que estão presente (até hoje) na sociedade brasileira.

Wagner 13/07/2019

EFÊMERO...

(...) Raros serão os patrimônios brasileiros que atravessariam mais de uma geração , e os casos de vários extremos financeiros no curso de uma só existência são quase normais (...)

In PRADO, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense,1980. Pg 201.