As Últimas Quatro Coisas

As Últimas Quatro Coisas Paul Hoffman

Resenhas - As Últimas Quatro Coisas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Shaka Rodrigues 13/10/2011

Paul Hoffman tornou tudo MUITO mais intenso!
Quando fiz o review de "A Mão Esquerda de Deus", do escritor (apenas uma de suas áreas) Paull Hoffman, fiquei imaginando o quanto de toda a história e de toda a "terra" poderiam ser melhorados. Não que o primeir tenha sido ruim, muito pelo contrário. Foi tão legal, que não consegui imaginar um rumo melhor para a trilogia, do que aquele que fora apresentado.

Nesses casos, é tão bom estar errado! hehe...

Além de melhorar, é muito bom ver a evolução dos personagens de acordo com o passar do tempo.

Paul Hoffman tratou de alterar todos os aspectos da história.
Quando conhecemos Thomas Cale, o menino que foi maltratado e treinado para ser uma máquina de ressentimento e malícia, não poderíamos acreditar no fato de que ele seria a Fúria de Deus enviada ao plano físico para destruir a humanidade e marcar um novo início dos tempos.
Pois em "As Últimas Quatro Coisas", Cale não somente toma ciência disso, como também "abraça" seu destino. O menino, antes considerado maduro demais para sua idade, já deve estar com seus 15 ou 16 anos, e agora era considerado muito mais do que um simples homem. Reconhecido e temido graças as campanhas lideradas por ele a mando do Redentor Bosco, sua reputação precedia seu nome.

Amargurado por conta da "traição" de seu grande amor, Arbell "Pescoço de Cisne" Materazzi, aquela que o ensinou muito mais que ele sequer imaginaria existir, ele se entrega de vez a sua tarefa.
Seu amigo, Henri Embromador, e Kleist (nem tão amigo rs), também se separam.

Agora, os três personagens que viveram toda a aventura do primeiro livro juntos, se encontram em locais e situações diferentes.
O local mais importante deste livro é, sem dúvida, Chartres. A cidade é praticamente um Vaticano para os Redentores. E é nela, que uma imensa e macabra guerra política é travada em busca do poder.

O Redentor Bosco, muito distante do poder, porém muito influente no meio, precisa colocar Thomas Cale a frente do exército dos Redentores para iniciar o plano de "purificação" da humanidade. Mas em sua atual posição política, não teria como executar tal plano.

Mas Cale não é uma pessoa qualquer, e não pode ser simplesmente controlado. Dentro de si, a Fúria de Deus possui tanto uma grande raiva (que pode levar todos à morte, conforme a mensagem que Bosco teria recebido em sonho), quanto um grande amor e uma grande compaixão.

Kleist agora está entre os cleptos, um povo que vive do roubo dos pertences de outro povo, os muçulmanos. Ele está lá porque salvou Daisy de uma cena de estupro e tortura. Não vou entrar em detalhes do porque, mas agora, Kleist tem uma enorme responsabilidade para com a menina por conta de algo que os dois possuem em comum.

Henri Embromador tem seus primeiros envolvimentos com mulheres, depois que reencontra Cale. Mas, apesar de gostar do que tem sentido, a intenção é convencer Cale e fugir pra bem longe dos Redentores.
Devo dizer, que as cenas de guerra estão absurdamente mais bem elaboradas e descritas. Paul Hoffman agora aborda todas as questões e situações de forma muito mais intensa. As morte são mais "feias", o sexo é explorado de forma muito mais aberta, a raiva e o amor são muito mais evidentes.

Sinceramente, é praticamente uma versão do livro voltada para outro público.

E isso foi, na minha opinião, sensacional. Isso porque nós podemos amadurecer junto com o arco de histórias. O intervalo de um livro para o outro, pode fazer com que queiramos algo mais elaborado. E é isso que Paul Hoffman nos apresenta.
Bom, não vou dar mais detalhes para não estragar a ótima surpresa que "As Últimas Quatro Coisas" foi para mim.

Como eu sempre digo, leiÃO!! \o/

Também disponível em:

Rose 12/12/2011minha estante
Vc me convenceu, vou ler o livro!

Leandro 16/12/2012minha estante
imperdível continuidade...apenas achei que a trama perdeu um pouco do ritmo em relação ao primeiro livro...mas é muito bom mesmo assim.

Adriana 25/02/2013minha estante
Shaka,

Boa tarde,
Vc sabe quando sai o o terceiro livro? Estou doida pra comprar e não consigo descobrir!!! help me please.
Adriana

Shaka Rodrigues 26/02/2013minha estante
Oi, Adriana. Tudo bem?

O terceiro livro não está completo e nem possui data para ser lançado lá fora ainda. É uma pena o autor não disponibilizar maiores informações durante este período de espera.

Mas, continuamos no aguardo rsrs.

Eden 17/09/2011

Uma pena
Mal podia esperar pelo lançamento do livro. Diante da história contada no primeiro, os personagens, os ganchos que ficaram, como poderia ser ruim?! Mas é.

O autor parece ter perdido a mão - ou o primeiro foi escrito por tesão e este apenas para honrar um contrato. A história, antes cativante e divertida, agora se arrasta com reviravoltas bobas e com fechamentos óbvios. Cale não evolui, não cresce como personagem. Os demais são muito menos do que deveriam ser - e olhe que estou me referindo a serem somente meros coadjuvantes.

Sinceramente? Não acredito que irei ler o próximo.
Fest 10/10/2011minha estante
Cara... eu também curti muito mais o primeiro pelos acontecimentos e situações rápidos que a história desenvolve, sempre com algo surpreendente, mas...
Nesse segundo livro, o foco não está em Cale. Ainda não li o livro inteiro, mas nesse o Bosco tá no centro em todo o tempo, o Cale é só parte dos planos do Redentor.
Esse livro tá muito político.
Creio que o autor quis acentuar muito mais a maldade de Bosco mostrando o que ele foi e é capaz de fazer pra conseguir o que quer. No primeiro o autor mostrou o que Cale é capaz de fazer, neste o autor detalha o rosto do maior inimigo dele.
Dessa vez, ele está mostrando a conspiração em que Cale faz parte, mas que ele não quer fazer parte...
Como já disse, ainda não li o livro inteiro, mas quando Cale se ligar que é só uma marionete, ai o bicho vai pegar...

Carol 31/07/2013minha estante
Esse segundo livro foi frustrante pra mim, estória e personagens não evoluem em nada! Pensei encontrar um Cale mais velho e menos confuso...o final dele no segundo livro foi decepcionante, pra não dizer deprimente.

Tramontin 11/10/2011

Frustração
Essa palavra resuma muito bem o que eu senti do meio pro final do livro, na verdade desde o começo. Esse autor demorou muito tempo pra escrever o segundo e pelo menos eu já tinha esquecido as caracteristicas físicas do personagem, e ele nem pra fazer uma referencia pro leitor, passei o livro inteiro imaginando o rosto dos personagens como escuros.

Além da falta de descrição no livro a história foi pobre para o que o primeiro livro prometeu, acontecimentos militares nesse livro que são absurdamente ridiculos, viradas sem sentido, (spoil)acho que a pior foi o papa ser mulher. Ou seja peguei uma fila gigante na bienal do livro pra comprar o segundo volume da série, adiantei ele na minha lista de vou ler, tudo isso para essa frustração.

Para os que ainda não leram o primeiro, nem comecem, e aos que já leram, não esperem muita coisa, leiam sem compromisso para a frustração não ser tão grande.

thu.zz 08/02/2024

Irmão do meio.
Não tão bom quanto o primeiro, mas bom o suficiente para que você não perca o interesse pela trama.

Thomas Cale se mostra de um jeito diferente, não mais aquel menino com raiva e cheio de surpresas, mas um quase redentor que segue as normas de Bosco o que me entristeceu um pouco.

No aguardo para que o terceiro mostre outra face dele.

Gizelle.Perin 08/01/2021

Achei a escrita um pouco pesada. Tive que reler várias vezes algumas partes a fim de compreender o contexto que era apresentado.
No mais, gostei da sequência da história e, apesar das cenas de violências e de guerra, dei muitas risadas, aliás, gargalhadas!

Diego.Charles 21/12/2021

Queda na escrita
Achei que o escritor perdeu um pouco da mão. O primeiro achei daora pra caramba, mas nesse tinha falta de continuísmo toda hora. No geral... é livro ok, mas quase abri mão.

Tori. 21/01/2012

Não abandonem a saga!
O livro endureceu, assim como o coração de Cale. Muito mais teórico e cheio de detalhes peculiares, As Últimas Quatro Coisas não irá decepcionar se você começar a ler tendo em mente que é apenas um "prólogo" para o grande final, que será o próximo volume. A partir, mais ou menos, do capítulo 18 as coisas começam a tomar mais forma e a leitura embala, não chega a ser tão emocionante quanto A Mão Esquerda de Deus, mas é muito mais surpreendente.
Vi muita gente decepcionada, mas insisto: não abandonem a saga! Está claro que a continuidade será épica.
Gunnar.Gustavo 20/04/2012minha estante
Assim como a trilogia O Senhor dos Anéis, o livro As Duas Torres também é maçante, com detalhes exagerados e inúmeras explicações que pra mim, poderiam passar em branco, dando ênfase a outras coisas, mas com você bem disse, é o prólogo de uma conclusão apoteótica, se não perfeita de uma das melhores obras já escritas. Creio que a conclusão dessa trilogia nos fará esperar pelos próximos livros do autor.

Fernando1355 16/12/2021

Bem má ou meno
Livro chato, mas me rendeu ótimos cochilos.

O livro fica interessante só no final, contudo o último capítulo que tenta fazer ? fica mais para ?.

Zilet 19/04/2024

Eu fico chocado com o dom do Cale em arrumar confusão KKKKK Ele é meio doido e folgado, mas é meu personagem favorito.

Bia 25/09/2020

Frustrante
Personagens que se perderam, livro arrastadado e momentos inúteis

Ellen ^.^ 05/02/2021

Descrito, descrito e descrito
A quantidade de descrição que possuem as estratégias boladas nos combates são muito grandes, tantas que cheguei a me perder e em partes não conseguia mais saber qual personagem era qual, entretanto num geral a história é bacana.

Leonardo 19/04/2020

O livro é bom, tem uma boa história, serve como um bom passa tempo. O livro não conseguiu me prender porém a história é fluida e de fácil leitura. Indicaria sem dúvidas para pessoas que gostam de livros do gênero. Vale a pena ler.

Eugenia 25/08/2022

Gostei bastante! Diria que é mais maçador em relação a descrição das batalhas que o primeiro livro.
Vemos o desenvolvimento do Cale durante todo o tempo bem como o do Kleist.
Percebemos um pouco melhor o que se passou com os Materazzi depois da batalha perdida contra os Redentores.
Talvez a melhor parte foi a da morte do Papa e da descoberta que fizeram dele!
Estou a achas o Redentor Gil um pouco estranho? mas veremos?

AndyinhA 30/06/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Fique bem decepcionada com este livro. Ele é lento, arrastado, tem horas que chega a ser chato. E parece que tudo dito e feito no anterior foi apagado. Quase ouso a dizer que é algo novo.

No anterior, muita gente criticou dizendo que era forte e cruel. E antes que me julguem como louca ou má, acho que gostei dele exatamente por isso, era algo novo, uma visão mais crua de uma vida, de um mundo que até então era povoado apenas por pessoas com o coração 100% puro. A história narrada por Paul tinha o algo a mais e inovador que não via a muito tempo.

Mas agora fiquei pensando se era a mesma série enquanto lia, começando pela narrativa – Meu senhor, como foi arrastada, páginas e páginas falando nada com coisa nenhuma, a história não avançava. E alguns parágrafos ter quase 2 folhas, com certeza não contribuiu para minha alegria com esse livro aumentar.

Os personagens se perderam. Cale que era o menino malvado, aquele que trazia desgraçada por onde passava virou de uma hora para outra o ardiloso, estrategista. Sim, ele era inteligente no livro anterior, mas a natureza sangrenta dele, morreu nesse livro e virou uma mistura dele mesmo com Bosco, outro que passou meio desapercebido para mim.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/02/poison-books-as-ultimas-quatro-coisas.html
Silvio 04/09/2013minha estante
Concordo com você. Há diversos episódios esparsos e inúteis.

1 | 2 | 3 | 4 | 5