O Tesouro dos Mil Livros

Resenhas - O Tesouro dos Mil Livros

Fernanda 16/04/2022

O Tesouro dos Mil Livros
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/04/resenha-o-tesouro-dos-mil-livros-laura.html
Laura Spíndola 19/04/2022minha estante
s2 s2

Mateus 01/08/2020

Aquele livro que esperei a vida toda para ter em mãos
Aventuras marítimas e histórias de piratas sempre estiveram entre as minhas preferidas na infância e na adolescência, principalmente por ter crescido assistindo a filmes como “A Ilha do Tesouro”, “A Ilha da Garganta Cortada” e “Mestre dos Mares”. Na literatura, sempre busquei avidamente por obras em que o oceano era o principal cenário, embora tenha lido menos livros do gênero do que gostaria. Com a paixão pelos sete mares redescoberta, digo com sinceridade: ainda quero conferir muitas outras aventuras e sonhar ser um marujo ao lado de Júlio Verne, Cressida Cowell e Laura Spíndola.

“O Tesouro dos Mil Livros” é um livro que esperei a vida toda para ter em mãos. Não digo isso apenas porque vi sua história nascer (a partir de um desenho de um cartão de aniversário), se desenvolver (amadurecendo ao longo de quase 10 anos para ganhar o tom e o sabor certo) e ser concluída (com toques, retoques e ilustrações incríveis para acompanhar a leitura). Na verdade, estive à espera do livro porque, além de acompanhar sua criação bem de perto, trata-se de uma história extremamente divertida, de um de meus gêneros preferidos e que provoca uma identificação instantânea com o leitor.

A narrativa, toda construída a partir de falas e descrições de reações e cenários (assim como uma peça teatral), apresenta uma tripulação cômica e atrapalhada liderada por dois excelentes personagens: Calazão e Spindolita. O primeiro é o capitão do navio, que tem como objetivo de vida encontrar o tal Tesouro dos Mil Livros e é capaz até mesmo de trocar um baú cheio de moedas de ouro para conseguir seus amados livros. Já Spindolita é a vice-capitã e, apesar de também compartilhar a paixão pelos livros com seu companheiro pirata, troca qualquer coisa para ter um chocolate em mãos. Impossível não citar também o Feiticeiro Flambert, que guarda o desejado tesouro, e a hilária tripulação com múltiplos nomes formada por P1, P2, P3 e P4.

“O Tesouro dos Mil Livros” é um livro leve, divertido e com uma ótima história, que com certeza vai despertar o interesse dos jovens leitores pelas inúmeras trapalhadas desses personagens pirados e, claro, despertar o interesse dos adultos graças a sua história bem escrita, envolvente e cheia de gírias irreverentes e referências pop. Não importa se o leitor é apaixonado pelo gênero ou se está entrando no navio pela primeira vez – seja qual for o seu perfil, a leitura será deliciosa de qualquer maneira.

Em sua segunda obra, Laura Spíndola demonstra mais uma vez sua grande capacidade de conversar com os leitores jovens, mas sem deixar de lado sua maestria em encantar pessoas de qualquer idade. Se em “Os Dois Lados da História” ela nos encanta e traz nostalgia com os dramas e desventuras de personagens adolescentes, aqui os piratas não têm idade e cativam justamente por gerar uma grande identificação nos leitores. A trupe em busca do Tesouro dos Mil Livros pode ser você na infância, você atualmente buscando fugir da realidade difícil ou você no futuro, quando precisar de boas piadas e a companhia do sol e do oceano para se distrair.

Ainda quero ler muitos livros da autora e, claro, muitas histórias protagonizadas por Calazão e Spindolita. Afinal, mais incrível do que ter um personagem inspirado em você mesmo é ter um personagem inspirado em você que seja incrível e o herói de uma história incrível. Agora é aguardar pelo próximo mapa do tesouro, seguir todas as pistas malucas (que com certeza não vão faltar) e navegar a bordo desse divertido navio pirata. Laura, obrigado pelo livro maravilhoso e por me deixar fazer parte dessa história :)
Laura Spíndola 01/08/2020minha estante
Emoção pura chegar aqui e dar de cara com este depoimento, Mateus!
Não apenas pela resenha escrita com maestria do jeito que só você sabe fazer, mas também por me fazer lembrar de como a história por trás deste livro começou e se desenvolveu.
Loucura demais pensar que, há quase uma década, um cartão de aniversário enviado pelo correio foi o pontapé inicial disso tudo!
Obrigada pelas lindas palavras, pela sua amizade, pela inspiração e por fazer parte da realização desse sonho. Obrigada por tudo!