A Profecia Romanov

A Profecia Romanov Steve Berry

Resenhas - A Profecia Romanov

Ana Luiza Silva 06/07/2013

A profecia Romanov - Olhando para tudo
Sou simplesmente fanática por História e desde pequena tenho uma fascinação pelos Romanov - vai dizer que você nunca assistiu Anastasia? -, ou seja, não preciso nem explicar porquê tinha que ler esse livro. E não me decepcionei.

Muitos mistérios rondam o assassinato dos Romanov, última família a governar a Rússia, durante seu exílio em Ekaterinburgo, durante a Revolução Russa. Em 1992, quando desenterraram seus corpos, ao invés de encontrarem onze esqueletos - o czar Nicolau, a czarina Alexandra, as grã-duquesas Olga, Tatiana, Maria, Anastácia, o czarevich Alexei e os servos - encontraram apenas nove. Desde aquela época criou-se rumores de que duas das crianças Romanov sobreviveram - Alexei, o mais novo, e Anastácia, a do meio.

O cenário principal do livro é: a Rússia moderna quer voltar a ter uma monarquia, como nos tempos dos Romanov. Ponto. Há toda uma organização por trás da escolha do novo czar e o candidato preferido é Stefan Baklanov, um descendente distante de Nicolau. Miles Lord, advogado americano fascinado pela história russa, é designado para investigar a vida de Stefan, a fim de descobrir qualquer razão que possa impedir sua eleição e eliminá-la. Miles, porém, descobre mais do que devia; ao encontrar relatos de guardas de Ekaterinburgo que dão a entender que houve sim sobreviventes ao assassinato e que deve existir algum descendente direto do antigo czar vivo começa uma perseguição, patrocinada por poderosos do governo russo, a Miles, para impedi-lo de revelar ao mundo o possível herdeiro do trono russo.

Durante a ação, Miles conhece uma artista de circo russa, Akilina Petrovna, que lhe ajuda a descobrir mais coisas a respeito de uma suposta profecia de Gregorii Rasputin, místico a quem os Romanov confiavam muito, que dizia que caso alguém da família do czar o matasse, ninguém da família viveria por mais de dois anos, porém haveria "ressurreição" através das mãos de outros (terão que ler o livro para descobrir quem são!).

O livro é recheado de ação, mantendo o leitor sempre apreensivo com relação a qualquer personagem que não sejam os protagonistas. "Qualquer um pode ser comprado na Rússia", disseram a Miles, e isso se prova verdade durante a perseguição. E, claro, História pura em cada página. Claro, há fatos inventados pelo autor, como ele explica depois, mas nada que possa interferir em nosso conhecimento sobre a cultura russa.

Foi uma das melhores leituras que tive o prazer de ter este ano. Há uma influência leve de Dan Brown - escritor de "O Código Da Vinci" -, que, quando você acha que o problema está resolvido, aparece mais outras coisas para complicar o herói, e esse foi mais um fator que me fez amar o livro. Simplesmente impossível de largar até a última página.

Alguns capítulos são destinados a flashbacks dos Romanov e isso faz você criar uma empatia indescritível pelos personagens. Mesmo sabendo que o governo de Nicolau foi cruel e tirano, não tem como não sentir pena do fim dessa dinastia que até hoje é tão importante para a História.

site: http://olhandoparatudo.blogspot.com.br/2013/06/resenha-profecia-romanov-de-steve-berry.html
Kauan 17/08/2016minha estante
SCRR, SOU LOUCO NESSA HISTÓRIA TBM! Só temo que o livro fantasia demais e me deixe chateado. Me recomenda?

Ana Lucia F. Silva 22/04/2022minha estante
Amei esse livro por vários motivos, o contexto histórico, o personagem negro e um histórico circense. Achei perfeito.

Ana Luiza Silva 23/04/2022minha estante
É um dos meus livros favoritos da vida! Preciso reler!

Paulo Brito 11/07/2010

Muito bom!
O livro consegue prender o leitor a medida que as coisas vão se desenrolando, e é bem legal pra aprender um pouco da história russa, apesar das liberdades do autor explicadas em nota no final.
Recomendo pela história e pra conhecer um pouco das sombrias Russia e União Soviética.

Ravini 09/02/2013

Só pelo Romanov em si já vale apena.
O livro aborda com facilidades uma antiga profecia (que não é real, óbvio) mas que devido o peso da história Romanov seria um exílio para os amantes da história imperial Russa, por supor que mesmo com a trágica noite de julho, algo bom aconteceu. Contudo, se você conhece a história na real, vai confrontar muitos dados, assim como vai concordar com alguns, entender e até mesmo reafirmar exatamente, com as mesmas palavra do que se passou pela história da Rússia em 1918.

Inlectus 16/06/2009

Bom livro.
Uma estória cheia de tramas de classe, um texto que agrada a imaginação.

fdelrio 06/10/2011

E assim se Cumpriu
Steve Berry escreve sempre bons thrillers, e esse não é diferente, a tal porfecia vai se cumprindo no decorrer do livro, a estória russa é muito interessante e o livro é bem ágil, não dando muito tempo pra digerir as informações que são jogadas dentro da trama, como já é de praxe neste tipo específico de livro. Mas as situações soaram um pouco forçadas pra mim, as vezes bem longe do real, como o casal do formado no livro, quase não dá pra acreditar, ficaria melhor se o autor não tivesse forçado o romance, mas no todo é um bom livro, bom passatempo, boa diversão, mas sem dúvidas ele já escreveu livros melhores!

Marcela Reis 12/02/2012

Resumo da ópera
Se você possuir um conhecimento básico acerca dos fatos históricos que Berry explora (com bastante liberdade) em sua obra, poupe-se de compra-la.

Cris 18/09/2012

A profecia Romanov
Excelente livro.
Uma trama incrível que não te dá vontade de parar de ler.
Trata também de muitos costumes russos.

WallanS 16/03/2013

Muito bom!
Antes mesmo de ter lido qualquer livro do autor eu já sabia que ia gostar... E estava certo!

Livro muito bom, uma leitura gostosa que nos leva a conhecer um pouco mais dessa fascinante terra chamada Russia.

Longe de ter reviravoltas ou códigos secretos como os livros de Dan Brown, nessa obra temos uma aventura de um advogado que vai a Russia participar de um momento histórico e que, quando menos se espera, se vê envolvido numa caçada de vida ou morte que tenta lhe impedir de obter informações que poderiam mudar a história da Russia.

Estive lendo esse livro e Area 7, terminei os dois juntos o que me fez ver claramente como a escrita de Steve Berry é gostosa e superior. Um fundo histórico que alimenta a curiosidade e que atrai muito mais do que simples tramas presentes em diversos livros de ficção.

Só Sobre Livros 21/09/2013

A volta do czar
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/09/a-volta-do-czar-carla-cristina-ferreira.html