Design e Tipografia

Design e Tipografia Ina Saltz

Resenhas - Design e Tipografia

Graciano 05/04/2016

Um pouco genérico
Primeiramente deixo claro que sou leigo no assunto e este é meu primeiro livro sobre tipografia.
Mesmo assim achei o livro um pouco genérico, talvez por ser muito abrangente. Ou por ser pouco didático e mais aberto a criatividade/interpretação. Este é um fator positivo, são poucos os momentos em que a autora faz recomendações explicitas que venham a limitar o trabalho.
A leitura em si, é rápida, os blocos de texto são curtos. Mas analisar cada exemplo e rever o nosso próprio trabalho, ou material de analise, é o que leva mais tempo.
Infelizmente os exemplos são em língua inglesa, isso as vezes é um ruim pois em português a hifenação é diferente e o tamanho médio das palavras também varia. Assim exemplos e dicas especificas para o português não estão presentes.

De maneira geral gostei do livro, recomendaria para quem tem interesse no assunto e está editando sua tese/TCC (embora as universidades imponham mil limitações a nossa criatividade nesse caso) e claro um livro ou revista, por conta própria.
Se vale apena os noventa e tantos reais? Não sei, talvez existam outros livros melhores sobre tipografia.

Pavuna 03/07/2016

Livro de Consulta
Design e Tipografia é um livro mais voltado para consulta. Ele é composto de 100 dicas de como a Tipografia pode ser usada mas em nenhum momento engessa a criatividade do usuário. Indico para aqueles que possuem um conhecimento mínimo de tipografia. Indico ler antes o livro Design para quem não é designer

Stela 01/12/2023

Esse livro é muito bom para quem está começando a adquirir conhecimentos sobre os fundamentos da tipografia.

Ele também é muito bom para consultar no decorrer dos projetos em andamento, pois ajuda a solucionar algumas complicações que surgem quando estamos trabalhando com textos.

Com certeza irei usá-lo em meus projetos.

A única coisa que me incomodou foi o fato das imagens serem muito grandes, elas tiravam meu foco quando tentava ler o texto, que poderia ter uma fonte maior, o que é irônico visto o fato de o livro falar sobre isso.