Lythande

Lythande Marion Zimmer Bradley

Resenhas - Lythande

genni.goncalves 01/10/2022

As aventuras do adepto da Estrela Azul
Lythande é um livro de fantasia que nos traz tópicos verossímeis com a realidade a serem debatidos, entre os quais os mais gritantes são: questões de gênero, sexualidade, violência contra a mulher.
Em relação à escrita, o livro consegue ser, ao mesmo tempo, descritivo e "straight to the point", uma vez que são aventuras da mesma personagem divididas em contos:

? O Segredo da Estrela Azul;
? O Mago Incompetente;
? A Magia Alheia;
? Naufrágio;
? O Alaúde Errante, e
? Em Busca de Satã (este último escrito por outra autora e incluído no livro por Marion Zimmer Bradley, sendo esta última a autora do livro e criadora de Lythande).

Gostei da leitura e da personagem! Lythande me parece ser uma anti-heroína que, embora não queira simpatizar ou se meter em assuntos alheios, sempre acaba ajudando. Acompanhada por suas tristezas e frustações, ela segue sua jornada rumo à batalha final da Lei contra o Caos; com seu alaúde, sua magia e seu caminho errante a trilhar.

Lythande 04/04/2021

O único problema é que é muito curto!!!
Gente? Que estória boa de se ler. Na história a gente acompanha 5 aventuras da maga. Ao longo da história vamos descobrindo mais sobre o seu passado, sobre alguns segredos e sobre a complexidade desse universo fantasioso e suas culturas... Isso através de missões designadas a ela. A história toda lembra um grande RPG.

O único problema é que faltou somente um clímax. faltou um grande propósito para o livro. Ele é muito curtinho e eu não entendo o porque. Parece que simplesmente a autora falou "cansei" e publicou assim mesmo. O que foi um erro porque a história é tão, tão boa...

Eu soube por uma resenha no YouTube, mas não tenho certeza se é verdade... Que existe um segundo livro da série, porém sendo uma aventura única. Eu faria tudo para tê-lo. Se alguém souber mais sobre isso agradeço.

Rafa - @espaco_dos_livros 10/12/2016

Vamos la... estava super na expectativa de ler este livro pois ouvi muitos comentários positivos sobre Lythande... como o livro é dividido em 6 contos dei uma nota pra cada e tirei uma média pra conseguir da 4 estrelas
Os melhores contos são O segredo da estrela azul e O mago incompetente, uma das poucas comédias da Marion (sa-sa-cola, entendedores entenderão), A magia alheia começa a decair um pouco, mas ainda bem legal.... Náufrago, O alaúde errante e Em busca de Satã são bem fracos e sem graça, principalmente o último
Lythande é um mago menestrel e mercenário , Adepto da ordem da estrela azul que tenta proteger seu segredo a todo custo e passa por diversas aventuras. É uma leitura que recomendo, ainda mais por ser um dos poucos independentes da Marion

Tauan 24/09/2015

Um dos livros independentes da autora (ou seja, não atrelado a nenhuma de suas grandes sagas) que conta a história do chamado Adepto Peregrino da Ordem da Estrela Azul, Lythande, que dominara todas as magias deste mundo.
Mas os poderes mágicos de um adepto eram sempre vinculados a um segredo que só a ele pertencia, e quem o descobrisse podia se apropriar da força da Estrela Azul, deixando indefeso o adepto, ao qual só restava morrer. Com Lythande não poderia ser diferente, ele, ou melhor ela, tem o mais arriscado de todos os segredos, sua verdadeira identidade; e para salvaguardá-la, ela se vê excluída do resto da humanidade, forçada a lutar contra seres mágicos bestiais, bruxas, ladrões, espadachins e a própria magia dos deuses...
Trata-se de uma pequena coletânea de contos (4 ou 5 contos) que narram aventuras da maga que finge ser homem, Lythande. Há inclusive um conto de outra autora, que Marion decidiu publicar junto com os seus após uma pequena revisão no texto, para torná-lo "possível" de acordo com as características de sua personagem.
Não é o meu livro preferido dentre a vasta gama oferecida pela autora, mas, pelo menos para os fãs, vale a pena conferir.

Li 29/11/2009

Um inesperado toque de simpatia
Não há como negar que Bradley é uma exímia escritora, mas não me recordo de sentir simpatia por um de seus personagens como o senti com Lythande. Extremamente poderosa, porém completamente excluída, Lythande ousou lutar por lugar no mundo masculino e acabou vendo-se presa a ele de uma maneira que muitas mulheres seriam incapazes de suportar.
Recomendo a leitura!