Mowgli

Mowgli Rudyard Kipling

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Messias 21/04/2024

Eu amo a história do Mowgli. Eu nem sei explicar por que, mas eu acho que tem uma construção ali de um modelo alternativo de sociedade que me agrada demais. Não é como aquelas fábulas que no fim das contas dá tudo errado porque os animais simplesmente começam a agir como seres humanos. Isso me faz colocar esse livro na frente de alguns outros na minha escala de preferência.

Gessyka.Loyola 15/04/2024

O filhote de homem
Essa edição da Zahar foi excelente por conter todas as histórias de Mowgli (a última é inédita para os leitores brasileiros).
Confesso que no início estava achando chato, pois ficava me lembrando da animação da Disney e isso me atrapalhou. Mas as histórias são bem mais legais que a animação, recomendo!!

vitoria293 18/03/2024

Poxa.
Anos atrás eu tinha uma gatinha preta chamada Bagheera, em cada momento no livro em que tinha alguma descrição sobre a pantera eu só conseguia sorrir lembrando da semelhança com a minha gatinha.

Ela caçava insetos e as vezes passarinhos, era arisca como todos menos comigo. Corria para mim quando eu a chamava. E disso me lembrei na mesma hora quando a pantera no livro diz; "todos temem a Bagheera" menos o Mowgli.

becaesousa 28/02/2024

Surpreendente
Eu não sou fã de histórias de selva, mas Mogli não é uma delas. É, antes de tudo, uma história sobre moralidade e virtude. Muito bom!

Melissa 21/02/2024

Nunca Dei Nada, Mas Entregou Tudo
Nunca fui muito fã do desenho da Disney, apesar de ter gostado do Live Action, mas o livro me surpreendeu horrores. Chorei duas vezes e ainda fiquei com ressaca, porque os temas mexeram muito comigo.

Cantiolinha 23/01/2024

Surpreendente
Quando comecei a ler O Livro da Selva, nem sabia que era um livro de contos e com Mowgli, O Menino Lobo da Disney na memória, tampouco esperava que fosse ser tão maduro.

Aqui ainda temos animais falantes, o Mowgli ainda é um garoto de dez anos q vive na selva e fala a língua dos animais, mas apesar dos elementos fantásticos, os acontecimentos são sérios e o próprio Mowgli, embora tenha seus momentos de menino, age de forma bem madura e sábia. As regras do Povo Livre são duras, a vida (seja na selva ou fora dela) não é fácil, e ele ainda precisa lidar com o dilema de ser tanto um lobo quanto um homem, e não ser nenhum dos dois o suficiente na opinião alheia. Já os demais contos são igualmente crus, por assim dizer, todos com situações interessantes, por vezes cruéis, e sempre algo a ensinar.

Foi uma boa aventura, gostei bastante, inclusive poderia ler muito mais sobre a dinâmica da vida na selva, com todas as leis de convívio e etc que são de fato muito intrigantes. Comecei esperando algo mais infantil e bobinho, e acho que esse livro tem boas reflexões e lições.

Tábata Kotowiski 14/01/2024

O livro é um clássico da literatura infantil que aborda uma variedade de temas, incluindo as complexidades da natureza, da sobrevivência, a importância da comunidade e o conflito entre o bem e o mal.
Mowgli, o protagonista criado por lobos, personifica a dualidade entre o homem e a natureza. Ele está dividido entre duas realidades, buscando encontrar seu lugar entre os humanos e os animais selvagens. Esse conflito é evidenciado nos diálogos, especialmente nas interações entre Mowgli e os animais da selva, onde questões de lealdade, pertencimento e identidade são debatidas.
O enredo se desenvolve como uma jornada de autodescoberta para Mowgli, enquanto ele enfrenta desafios e amadurece. As aventuras na selva destacam a luta pela sobrevivência, mostrando como a natureza é implacável, mas ao mesmo tempo, oferece lições valiosas.
Em resumo, O Livro da Selva é uma obra que transcende a mera fantasia, explorando temas universais através de personagens cativantes e memoráveis. Vale a leitura.

Luiza Meneghini 24/12/2023

Todo clássico merece ser lido!
Senti o ritmo da leitura um pouco lento, mas vale muito a pena expandirmos a visão infantil que temos do título.

Aconselho muito a edição da zahar, além de linda contém um conto no final que fecha a edição com chave de ouro.

Vitor16Hq 17/12/2023

Muitas adaptações e a obra original ainda se destaca .
O Mowgli é um personagem que muitos já devem conhecer, já teve mais de uma adaptação, a famosa animação da Disney, o live action da mesma e o filme da Netflix, eu assisti a animação diversas vezes na infância, os dois live actions eu acho muito bons, mas o material original é a primeira vez que leio.

Primeiro ponto a se destacar, as descrições da floresta ajudam muito na imersão, o Kipling faz ótimas descrições daquele cenário e também dos animais que a habitam.

A construção dos personagens também é ótima, o Shere Khan como vilão da história, é muito melhor trabalhado aqui, as motivações dele são bem explicadas, a Kaa, é uma personagem muito melhor, acho que nenhuma adaptação acertou muito bem nessa personagem, a parte do livro que envolve ela e a naja branca é uma das melhores do livro, são diálogos muito bem escritos e muitos pensamentos sendo colocados nas palavras.

O Mowgli, o Kipling escreve muito bem o personagem, desde ele sendo criado pelos lobos, ele saindo da floresta, indo para o mundo dos homens, a percepção dele é utilizada ao longo de toda a narrativa, e a estratégia dele para derrotar o Shere Khan mostra a inteligência do personagem, o amadurecimento que a história constrói para ele é feita no tempo certo.

Ao longo da história, o autor também discute a relação do homem com a natureza, os animais preferem manter distância dos homens, e isso é completamente intendivel.

O próprio Mowgli decide voltar para a floresta depois de um tempo na aldeia dos homens, mas enquanto ele está lá, o livro faz algo que nenhuma adaptação fez, que foi o Mowgli se encontrando com sua mãe, o reencontro dele com a família é um ponto do livro que gera até cenas emocionantes.

É uma história que por ter várias adaptações, parece que já conhecemos esses personagens e o que acontece com eles, as adaptações que mencionei são bem distintas uma da outra, e o livro que é a base disso tudo ainda esconde surpresas que são novidades, o começo até parece que vai ser previsível, mas depois, a história vai por caminhos que até foi bom não terem adaptado.

Joao366 09/11/2023

Mowgli
O livro é bem pequeno, tanto no tamanho quanto na quantidade de páginas, mas a leitura pra mim foi muito arrastada, eu lia, lia, lia e lia e parecia que eu não saia do lugar kkk tem muita descrição de cenário e acontecimentos, sendo assim os parágrafos ficam bem extensos e cansativos de se ler.
Sobre a história: ela não é ruim, ela é uma versão mais "adulta" do clássico da Disney que conhecemos, e talvez por isso não tenha sido tão fluída, mas eu gostei da maioria dos contos desse livro. Nos primeiros contos eu fiquei um pouco perdido, só depois fui me tocar que é um livro de contos kk (não tinha lido a sinopse antes). Enfim... Achei bacana acompanhar a vida do Mowgli e dos animais que ele conviveu e que o "educaram", além de suas aventuras que também foram interessantes de se acompanhar, mas eu acho que teria sido uma experiência muito melhor se fosse menos arrastado.

Ps. Livros com animais ganham pontos comigo kkk
Ps². Esse livro me deu uma nostalgia enorme, vou em breve assistir os filmes kk

Walison.Sales 17/10/2023

Mowgli - os livros da selva
Escrito por Rudyard Kipling, os livros da selva, publicados em 1894 e 1895, são uma coleção de contos que contam toda a história de Mowgli, o menino criado por lobos. Os livros contam desde sua aceitação pela alcatéia, seu aprendizado sobre a lei da selva com Baloo, sua amizade com Bagheera, sua disputa com Shere Kan, e toda sua vida e crescimento, virando um adulto. O livro mostra as relações entre o filhote de homem e os animais da selva, bem como sua relação com os outros homens.

Mia 26/09/2023

Até agora foi umas das melhores edições de mogli que eu tive a sorte de ganhar, a leitura é suave e com uma linguagem acessível

Luiz Rodrigo de 17/09/2023

Somente o necessário
"O livro da Selva" Rudyard Kipling.
Resenha 12/08/2018.
Ao começar a leitura , assim como ao escrever o título da resenha, cometi um erro de iniciante, apesar de saber que se trata de um livro de contos, eu achei que seriam contos sobre o Mowgli. Mas não é, não todos pelo menos. A primeira história sem ele eu fiquei muito confuso.
A história do Mowgli é maravilhosa. Rudyard Kipling pega o imaginário das crianças criadas por animais (normalmente lobos) e torna uma história fantástica de muito amor e compreensão entre os animais.
A minha história predileta com o Mowgli é a "Caçada de Kaa", quando apresentado ao tesouro o menino lobo não entendeu o valor do tesouro que a naja branca apresentou para atrai-lo suma armadilha.
Dos contos sem o Mowgli eu gostei "Servos da Rainha" pois mostra a visão dos animais de uma guerra, que eles temem e não entendem.
O outro conto é "O milagre de Purun Bhagat" , conta a história de um homem chamado Purun Dass pelo que me lembrou a história do príncipe Siderta o Buda, a história é linda, . O que me encontrou foi o crescimento do personagem e quando ele se torna santo, ele realmente faz uma coisa para salvar uma vila e os animais da região, mas acho que demorou muito para chegar os animais neste conto.
Outro grande destaque em toda a obra é que por mais que eles sejam animais selvagens, a selva tem a sua lei. Isto fez um link com a adaptação feita pela Disney, no livro existe uma lei que diz se você tem que matar que seja para se alimentar e não como uma forma de recreação e isto me lembrou da canção do Baloo que dizia 🎶 "somente o necessário."🎶 Este é meu vigésimo sexto livro do ano em 8177 páginas, e o "L" do segundo anagrama literário. Amei os contos. #mowgli

Gabriela 28/07/2023

Demorou mas veio aí
O livro é uma coletânea de contos, uns me agradou bastante outros tive que pular porque não me prendeu o suficiente. Mas é um livro bom. Gostei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5