La femme rompue

La femme rompue Simone de Beauvoir

Resenhas - La femme rompue

Lia 05/02/2024

Capri, c'est fini lkk
É um livro bem triste. Não me senti bem lendo ele. É desesperador uma mulher perder o senso da vida por causa de um marido que a abandonou e a manipulou. Pensar que isso acontece o tempo todo... Olha que eu estava em um estado de espiríto bom na vida e achei agoniante a leitura. Mas foi meu primeiro livro da Simone De Beauvoir em Francês e entendi praticamente tudo, estou feliz por isso.
São três estórias. A segunda e a terceira me quebrou. A primeira é mais leve e tem até um finalzinho feliz de filme, e esse em questão fala da velhice. Não acho que leria novamente.

Marianna 31/03/2022

Comentários e citação
Para quem estuda francês ou apenas gosta de manter a leitura na língua, esse livro é perfeito. Existe ele em português também, mas eu sempre que posso tento ler na língua do autor, pois ainda que o tradutor seja maravilhoso, existem sentimentos que apenas na língua original você consegue 100% absorver. A Simone é sem dúvidas uma artista com as palavras. Não é nem um pouco um texto difícil de ler e ainda expande seu vocabulário. Mas caso o francês não seja sua predileção, existe em português também, e é muito bom.

?[?] Une porte fermée, quelque chose qui guette derrière. Elle ne s?ouvrira pas si je ne bouge pas. Ne pas bouger ; jamais. Arrêter le temps et la vie.
Mais je sais que je bougerai. La porte s?ouvrira lentement et je verrai ce qu?il y a derrière la porte. C?est l?avenir. La porte de l?avenir va s?ouvrir. Lentement. Implacablement. Je suis sur le seuil. Il n?y a que cette porte et ce qui guette derrière. J?ai peur. Et je ne peux appeler personne au secours.
J?ai peur.?

bialeituras 29/02/2024

A mulher ?rompida?
A primeira parte é ok, a segunda insuportável e a terceira ótima. não tankei o monólogo personagem insuportável homofóbica amargurada. foi confuso de ler pela falta de pontuação e pelas gírias em francês. não esperava que a simone escreveria tanta baixaria kkkkk
quando chega na femme rompue mesmo que fica bom. o marido um 🤬 #$%!& a amante uma 🤬 #$%!& e a mulher uma corna mansa fudida pqppppp queria socá-los todos. cumpre o objetivo da simone, ficou mais claro pra mim o propósito do livro. a mulher simplesmente perde o chão, não sabe mais quem ela é, perde noção da realidade, autoconhecimento, autoestima vai tudo com deus. não é só a dor comum de uma separação, mas a quebra de tudo que ela entendia como familiar, certo, estável, imutável. a mulher é totalmente dependente do homem. muito além do aspecto financeiro, o que está em jogo na relação é o valor que ela atribui a si com base na opinião do marido. é bizarro como ela começa a questionar cada detalhe, nem as filhas escapam.
o livro é de 68 mas continua atual. ainda é comum mulheres renunciarem a sua individualidade em prol do casal, até que o cara mete o pé e elas ficam sem nada. achei interessante a mulher dizer que preferia ter descoberto a infidelidade 10 anos antes porque dai poderia investir numa carreira e nos seus interesses, sem depender do marido como único pilar da sua existência. esse otário provavelmente sabia disso e não contou justamente pra ela não ter escapatória. quando jogou a bomba a coitada já tava velha pra reinventar a vida do zero. sacanagem!!!!
eu não tinha reparado na ambiguidade do título até assistir a um trecho de uma entrevista da simone. genial!!!!! o livro não me tocou como ?mémoires d?une jeune fille rangée? e ?les inséparables?, de certo porque me identifico mais com a faixa etária retratada nessas obras. mas ainda assim muito interessante a premissa. quem sabe vou entender melhor quando bater nos 40.

obs: se eu fosse responsável por criar uma capa pro livro escolheria o quadro les années vous guettent da dora maar

o trecho da entrevista: